Marketing Verde, o Marketing do futuro do mundo
Foi-se o tempo em que “apenas” ofertar produtos com reconhecida qualidade, alguma ou muita tecnologia embarcada, sob um preço justo e compatível, além de naturalmente prestar um bom atendimento, era a garantia de conquistar clientes.
Se além desses e de outros fatores, a sustentabilidade não constar e não for tão evidente como todo o resto, a decisão de compra dos consumidores pode ser por outra marca.
Por isso, o Marketing Verde e tudo o que está envolvido, tornou-se fundamental para as empresas atualmente.
Quer saber mais sobre o assunto? Então vamos ao que interessa!
O que é Marketing Verde?
O Marketing Verde – algumas vezes chamado também de Marketing Ambiental ou ainda Ecomarketing – é fazer Marketing também considerando a preocupação com os aspectos ambientais que a empresa tem, que a marca tem, em relação aos seus produtos / serviços.
Em um primeiro momento, pode-se dizer que é a preocupação com modelos de produção e consumo mais sustentáveis, relativamente aos que sempre foram praticados.
Ser sustentável por sua vez, significa que produz pouco ou nenhum impacto ao meio ambiente, não polui ou polui menos comparativamente aos métodos tradicionais, não esgota os recursos naturais ou tem preocupação com sua renovação, não contamina os mananciais, não faz uso de substâncias que contaminam o solo e prejudicam a saúde das pessoas.
Enfim, podemos resumir como sendo os modelos de produção com preocupação ecológica.
Isso porque há décadas os consumidores em todo o mundo vêm cada vez mais defendendo e se engajando em práticas ecologicamente corretas.
E não se trata apenas de demonstrar essa consciência vestindo a camisa da causa ambiental, mas também cobrando das empresas das quais elas compram seus produtos ou utilizam seus serviços, que também o façam.
Na hora de escolher entre duas ou mais marcas, aquelas alinhadas com suas preocupações e reivindicações, saem na frente das que não são.
Algumas vezes, não se trata apenas de um diferencial, mas constitui o fator determinante na sua escolha.
Marketing Verde não é só propaganda!
Marketing Verde não deve ser confundido com ajudar a carregar a bandeira da preocupação ambiental. Não pode e não deve ser apenas “propaganda”. Precisa ser o reflexo do que a empresa realmente acredita e faz.
Se não for assim, é apenas “greenwashing” (que pode ser traduzido como “lavagem verde”), que é tentar transmitir uma imagem de empresa / marca com consciência ecológica, mas que não demonstra na prática atitudes coerentes com o seu discurso.
Basicamente, são marcas que se apresentam como eco-friendly (amigável ao meio ambiente), mas na prática não adotam práticas sustentáveis, quando por exemplo, propaga que usa algodão orgânico na fabricação das suas roupas, mas descarta resíduos poluentes nos rios.
Quando uma empresa efetivamente pratica o Marketing Verde, seus produtos são concebidos levando em consideração o conceito associado em tudo o que envolve o produto / serviço. Como por exemplo, usando matérias-primas que foram obtidas por meio de reciclagem parcial ou completa, são recicláveis, não faz uso de métodos produtivos poluentes ou trata adequadamente os resíduos eventualmente gerados.
Mais ainda, ela própria tem um programa de descarte ecológico ou reciclagem dos produtos que chegaram ao fim da sua vida útil, como é o caso do lixo eletrônico (ex: pilhas e baterias), por exemplo, incluindo os produtos de outras marcas e não apenas da sua própria.
Por fim, mas não menos importante, essa preocupação deve se estender por toda a cadeia produtiva na qual a empresa está envolvida, o que na prática significa que os fornecedores e parceiros comerciais devem também ser eco-friendly.
De nada adianta se autoproclamar uma empresa verde, mas adquirir matérias-primas de empresas que atuam na contramão dessa preocupação. Inclusive isso tem se refletido até na distribuição, uma vez que cada vez mais vemos circulando caminhões movidos a energia elétrica.
Marketing Verde e a pauta ESG
A preocupação ambiental quase que invariavelmente esbarra em outras questões, como por exemplo, a responsabilidade social, uma vez que é razoavelmente intuitivo imaginar que não é possível dissociar o bem-estar da sociedade, da preocupação com o meio ambiente.
Em outras palavras, uma empresa não pode ao mesmo tempo se autopromover por sua participação em programa de qualificação profissional para ingresso de jovens no mercado de trabalho e praticar obsolescência programada em seus produtos. É no mínimo contraditório, para não chamar de outra coisa.
Nesse contexto, tem crescido sobremaneira as empresas que não apenas se dedicam a métodos produtivos ecologicamente corretos, mas também aos outros dois pilares da pauta ou agenda ESG – a já mencionada responsabilidade social e a governança corporativa.
São pilares igualmente importantes também, não apenas porque integram as políticas ESG e que são um caminho sem volta para as organizações no mundo todo.
É o caso por exemplo, da extração de minerais essenciais para as baterias dos veículos elétricos e outras tecnologias “ecológicas” na República Democrática do Congo e que envolve vários casos de violações aos direitos humanos e, portanto, vai frontalmente contra qualquer política baseada em responsabilidade social.
Além disso, empresas que compram as matérias-primas provenientes daquele país, também demonstram que a sua gestão não se preocupa com um aspecto tão sério e que deveria ser motivo de restrição por parte da sua governança.
Ou seja, algumas vezes os três fundamentos do ESG são inseparáveis ou não podem ser tratados isoladamente.
Quando políticas empresariais baseadas em desenvolvimento sustentável e pauta ESG ganham destaque, é quando o Marketing Verde precisa traçar estratégias de comunicação com os seus clientes.
Quais os princípios do Marketing Verde?
Princípios ou fundamentos, são pontos sobre os quais se apoiam várias coisas.
Assim, podemos dizer que as operações matemáticas básicas (adição, subtração, divisão, multiplicação) são fundamentos para vários outros temas da Matemática. Assim, como a Fisiologia é um dos fundamentos da Medicina.
No caso, o Marketing Ambiental / Verde também se apoia em 4 princípios / fundamentos básicos e que por isso, precisam estar presentes nas empresas que o adotam:
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Socialmente justa – a empresa deve atuar com ética, respeito e solidariedade ao próximo e visando o bem-estar social e que conforme mencionamos, raramente pode ser separada da preocupação ambiental;
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Economicamente viável – a busca do desenvolvimento econômico da empresa, não pode implicar nenhum tipo agressão ao meio ambiente;
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Culturalmente diversa – promover a diversidade, a igualdade, a inclusão social, bem como relações de respeito com todos;
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Ecologicamente correta – sem modelos produtivos que signifiquem algum nível de agressão à natureza ou ao meio ambiente, ou ainda que produza o esgotamento dos recursos naturais. Além disso, deve buscar o equilíbrio entre o que é extraído e o que é dado em troca.
Para além desses princípios, é preciso ter em mente que uma empresa antes precisa se organizar em torno de outras três premissas ainda mais básicas e que são conhecidas como os 3 R’s da sustentabilidade:
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Reduzir – a quantidade de lixo produzido;
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Reciclar – o lixo gerado;
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Reutilizar – o que for possível, como embalagens, além de desenvolver produtos que possam ser reutilizados.
Benefícios / vantagens em adotar o Marketing Verde na empresa
Como vimos, o cenário atual é extremamente favorável ao desenvolvimento de estratégias baseadas na consciência ecológica, o que fica evidente pelas várias discussões que vem ocorrendo em nível global nos últimos anos, como a COP28 ocorrida em Dubai em 2023 e a COP30, que deve ser realizada entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025, na cidade de Belém (Pará), no Brasil.
Objetivamente, o momento é bastante propício e as empresas que adotarem o Marketing Verde, podem obter importantes benefícios com esse movimento:
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Concorrência – tornar-se uma empresa eco-friendly, é uma clara demonstração ao mercado das preocupações que a marca tem com o mundo e com os padrões de consumo, o que se torna um importante diferencial competitivo em relação aos concorrentes que ainda não aderiram;
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Fidelização – a fidelização de clientes é algo perseguido por muitos, mas alcançado por poucos. No entanto, consciência ecológica é um fator que atrai fortemente consumidores alinhados com esse tipo de valor, os quais preferem apoiar empresas que compartilham esses princípios e se tornarem fiéis à marca;
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Valorização da marca – o Ecomarketing geralmente consegue vincular à marca, aspectos como credibilidade, confiança, ética e respeito ao próximo, o que é extremamente positivo em termos de valorização da imagem, tanto perante os consumidores, mas também em relação aos investidores, lembrando que cada vez mais os últimos dão preferência às empresas com atuação baseada na agenda ESG;
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Menores custos – práticas sustentáveis produzem redução nos custos, seja porque há o combate ao desperdício e ao consumo desmedido, seja porque se desenvolve a cultura da reutilização e da reciclagem, seja ainda por não estarem sujeitas a infrações / multas ambientais;
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Maior lucro – produtos e serviços ecologicamente corretos, normalmente têm maior aceitação no mercado e os clientes alinhados com esse tipo de preocupação, estão até dispostos a pagar mais por eles;
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Exigências do mercado – não só em termos dos consumidores, que estão cada vez mais conscientes em relação à sustentabilidade, mas também de um movimento global que tem produzido uma legislação mais exigente e alinhada com essas expectativas, as empresas que tomarem a iniciativa e se anteciparem ao movimento, estarão em conformidade com o mercado;
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Inovação – instituir o Marketing Verde é também sinônimo de inovação, visto que as empresas têm que buscar por soluções criativas e novas nas mais diferentes frentes, para entregar o mesmo que faziam no passado, porém agora sob outras condições. Isso se traduz em uma imagem de inovação e vanguarda tecnológica para os consumidores;
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Socialmente responsável – como vimos, não é possível dissociar o bem-estar social e o meio ambiente, de forma que muitas ações de cunho ambiental terão efeitos também na sociedade, mais uma vez se refletindo em reputação positiva e postura ética da marca / empresa.
Conclusão
O Marketing Verde é cada vez mais uma exigência que gera benefícios para todos, mas também é crucial na construção de um futuro sustentável e consciente.