O que é assessoria de imprensa, quais seus papéis e quais vantagens?
“Falem bem, falem mal, mas falem de mim!”. Entre as possíveis interpretações dessa antiga e célebre frase, a que nos interessa, é a associada a estar em evidência, a importância de ser lembrado sempre, ou mais adequado aos nossos propósitos, de ser tema de notícia.
E para ter esse protagonismo, uma atividade cumpre função essencial – a assessoria de imprensa!
O que é assessoria de imprensa, quais os papéis desempenha, benefícios e contribuições que ela pode dar às empresas, bem como outras questões relacionadas, é o tema do presente bate-papo.
O que é assessoria de imprensa?
Na mais genérica e ao mesmo tempo mais simples definição, assessoria de imprensa é a ação ou efeito de auxiliar alguém – pessoa física ou jurídica – sobre uma variedade de questões envolvendo órgãos de imprensa.
Foi assim pelo menos quando seu criador, o jornalista norte-americano Ivy Ledbetter Lee, decidiu usar sua experiência profissional para fornecer informações que pudessem ser relevantes de empresas à imprensa local.
A medida que a comunicação se expandiu, evoluiu, tornou-se mais e mais globalizada, especialmente por ocasião do advento da Internet, bem como o Marketing ganhou importância nas empresas, o trabalho de assessoria de imprensa também foi ampliado e se tornou ainda mais importante.
Sim, porque a Internet e o Marketing, cada qual ao seu modo, por conta de diferente meios e motivações, foram importantes irradiadores de informação, democratizando o seu acesso no caso da primeira e qualificando-a no caso do segundo.
O assessor de imprensa – o profissional que realiza esse trabalho – tem como principal objetivo, transformar o seu cliente em notícia de interesse público.
É um trabalho que depende da sua experiência e do relacionamento com a imprensa, seja a formal e tradicional, bem como com todo veículo de comunicação que desempenha tal papel e que pode ser um clássico portal de conteúdo, ou um site especializado em determinado conteúdo e cujo teor da notícia, interessa seu público consumidor.
Ou pode ser até mesmo um influenciador digital!
Mas como dissemos, a rede mundial de computadores ampliou sobremaneira a disseminação da informação, por exemplo, eliminando a necessidade de um canal de imprensa tradicional, como os jornais, por exemplo. Desde então, o próprio site institucional de uma empresa, pode ser um meio para isso, tanto que vários têm uma área de notícias.
Se por um lado há muito mais informação e ela está cada vez mais acessível, isso acabou sendo um fator complicador, afinal ao mesmo tempo que há muita gente para “falar bem ou falar mal”, não dá para falar de todo mundo.
É aí que entra a assessoria de imprensa, identificando os canais apropriados e conectando-os com o que é relevante e interessante sobre seu cliente.
Qual o papel da assessoria de imprensa?
Embora a partir do já que falamos sobre, seja aparente e intuitivo imaginar quais os papéis ou responsabilidades que uma assessoria de imprensa pode ter, nem todas as possibilidades necessariamente virão às mentes de todos, especialmente aqueles que estão conhecendo agora esse trabalho.
A lista de papéis desempenhados por uma assessoria de imprensa está intimamente relacionada com o que se pretende e até onde se pode ir, afinal não dá para comparar a atuação possível de todo um departamento destinado à área, de um grande grupo empresarial, com um trabalho de um freelancer para uma pequena empresa regional.
Com isso em mente, as possíveis responsabilidades de uma assessoria de imprensa, são:
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Networking – criar e manter uma ampla e boa rede de relacionamento com os meios de comunicação e seus profissionais (jornalistas, editores, produtores de conteúdo, etc), de tal forma que disponha de diversidade de possibilidades para difundir informação relevante e interessante do seu cliente;
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Informação relevante / interessante – identificar e produzir informação que além de importante, seja interessante para os públicos-alvo e/ou personas, bem como quais os canais são mais adequados;
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Comunicação – para cumprir seu objetivo, a comunicação precisa ser eficaz, o que nem sempre é conseguido por quem não é da área. Já o profissional de assessoria sabe escolher a linguagem mais adequada ao público, quando e como usar a terminologia da área (jargão técnico) e até mesmo que partes da informação dar mais destaque e quais podem ou até devem ser omitidas;
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Orientações ao cliente – se para o dono de um negócio, tudo referente a ele costuma ser interessante, para o público final, não. É sua responsabilidade orientar o cliente nesse sentido, até para que se trabalhe estrategicamente na produção de conteúdo que desperte interesse. Por exemplo, um evento esportivo que tem a empresa como um patrocinador, tão importante quanto às informações do evento, são as imagens (fotos e vídeos) do mesmo;
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Produção – é responsabilidade do assessor produzir e/ou acompanhar a produção de todo tipo de material que servirá para as diferentes mídias noticiarem, apresentação da empresa (release), outros textos (ex: press release), kits de imprensa (press kits), mídias contendo imagens, amostras, enfim todo tipo de material contribua para enriquecer a notícia;
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Planejamento – cabe ao assessor a elaboração de estratégias de comunicação e quais veículos e editorias devem ser priorizados na divulgação das diversas informações oriundas da empresa;
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Gerenciamento de crises – nem tudo são flores e por isso, algumas vezes também “falam mal” de uma empresa, de uma marca. Nos momentos mais difíceis, é o profissional da assessoria que estabelece a linha de comunicação mais adequada para que um problema ou ruído possam ser revertidos, sem grandes danos para a imagem do assessorado;
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Media training – é trabalho do assessor orientar e treinar o porta-voz da empresa. É ele quem alinha o tom que deverá ser dado à entrevista, ao pronunciamento, ao discurso, de acordo com a pauta e com os objetivos desejados. Além disso, briefings, mensagens-chave, discursos e análises de mídia contribuem para o preparo dos responsáveis por falarem pela empresa;
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Geração de mídia espontânea – ao estar atento e em sintonia com o mercado e fazendo um bom trabalho de divulgação de releases, sugestão de pautas e fontes, ao mesmo tempo que oferece informação de qualidade a jornalistas, ele promove institucionalmente a marca da empresa, sendo possível garantir espaço em diferentes meios de comunicação, sem que seja necessário pagar para isso;
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Comunicação interna – não raramente o profissional da área também cuida da comunicação dos clientes internos, seja aquela dirigida aos colaboradores, seja com os profissionais terceirizados e os freelancers, seja com parceiros e fornecedores.
Quais os benefícios / vantagens da assessoria de imprensa para uma empresa?
Apesar de já parecerem evidentes pelo menos alguns dos muitos benefícios que uma assessoria de imprensa pode proporcionar a uma empresa, nunca é demais sermos explícitos sobre quais são eles:
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Visibilidade orgânica – a frase que abre nossa discussão, é das principais vantagens. Um trabalho eficiente de assessoramento, faz com que a marca esteja sempre visível. Melhor ainda, porque aos olhos do público final, essa visibilidade é mais natural do que a publicidade, portanto, é orgânica;
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Reputação – um trabalho proativo contribui favoravelmente com o processo de construção da reputação e da imagem da empresa, reforçando o trabalho do Marketing, justamente porque como vimos acima, é mais natural / orgânico;
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Combate à desinformação – um trabalho voltado a levar informações amplas, diversificadas, claras e objetivas, além de prover aos clientes finais um maior conhecimento da marca, é também um combate à desinformação e em casos extremos, às fake news e que como temos visto com certa frequência, pode impactar severamente uma empresa;
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Credibilidade – outra consequência direta da divulgação orgânica, é a credibilidade que costuma vir associada. Naturalmente as pessoas tendem a acreditar mais no que espontâneo, do que no que é pago;
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Interesse – um trabalho institucionalizado na área, costuma impulsionar ações de Marketing, como no lançamento de produtos. Muitas marcas famosas usam muito bem esse tipo de expediente;
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Redução de custos – a redução de custos com publicidade, podem e muitas vezes, são significativos;
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Eficiência na comunicação – em tempos nos quais a presença das empresas nas redes sociais é cada vez mais intenso, ter conteúdos e apresentados por uma linguagem adequada, é essencial para que essa presença seja eficaz.
Que empresas precisam de assessoria de imprensa?
Há quem pense que assessoria de imprensa seja um privilégio apenas de grandes empresas, seja porque só elas são capazes de produzir um bom volume de informações e/ou que sejam de interesse público.
Todavia, conforme mencionamos, até pequenas empresas podem se beneficiar, desde que busquem uma assessoria que trabalhe por jobs (trabalhos) ou por projetos.
Quando se sai dos grandes centros urbanos, é comum vermos uma variedade de eventos regionais que são patrocinados por pequenas empresas que atuam apenas naquela região.
Um trabalho bem planejado e executado de assessoria, amplifica o retorno para bem além da divulgação do logotipo da empresa no material publicitário do evento, tanto porque o próprio evento pode atrair um público maior, como porque ele terá visibilidade em diferentes mídias.
Até mesmo pessoas físicas podem se beneficiar, como no comum caso de atletas que vislumbram profissionalização e conseguir patrocinadores.
Ou seja, é um trabalho que não depende do porte da instituição ou do segmento de atuação.
Conclusão
O trabalho de assessoria de imprensa visa dar a empresas de diversos portes e segmentos, o máximo de oportunidades que a comunicação globalizada oferece.