Tutoriais

Tutoriais HostMídia

Como fazer backup usando o Filezilla

Introdução

Se você não sabe responder o que é um backup, é altamente provável que você nunca tenha feito um, o que pode ser um grande risco dependendo do tipo de informação que você tem armazenada e que pode ser apenas as fotos das suas últimas férias e que já seria bastante chato de se perder.

Visto do modo mais simples possível, um backup é uma cópia de segurança de algum conteúdo relevante, de forma que se algo aconteça a esse conteúdo, você tenha uma alternativa de recuperação dele.

Há atualmente métodos e tecnologias diferentes para efetuar e manter backups atualizados de quaisquer tipos de conteúdo, mas dependendo da quantidade de dados e de como eles estão organizados, há um modo simples e que não exige conhecimentos técnicos avançados e tampouco procedimentos complexos e extensos.

Estamos falando do backup de um site usando para isso o Filezilla, que é o cliente de FTP mais popular da atualidade.

O único inconveniente de se realizar o backup de um site usando o Filezilla, é quando o volume de dados é grande, seja por que há muitos arquivos e/ou a quantidade de espaço em disco ocupado é grande, ou ainda a velocidade de sua conexão com a Internet, não é boa.

Note que diferentemente do download de um único arquivo de um hipotético arquivo de 50Mb, o download de um site com vários arquivos que totalizam o mesmo tamanho, levará muito mais tempo para o download completo.

Mas mesmo diante desse cenário, se há estabilidade na conexão feita entre sem computador e o servidor, é possível deixar a transferência do conteúdo sendo feita, enquanto usa seu computador para outras atividades.

Pré-requisitos para backup usando o Filezilla

Para que seja possível efetuar o backup do seu site usando o Filezilla, as seguintes condições precisam ser atendidas:

  • Conexão com a Internet, preferencialmente de alta velocidade, para que o procedimento seja mais rápido;

  • Dados de acesso ao FTP da sua conta de hospedagem e que constam do e-mail de configurações que recebeu por ocasião da ativação da sua conta;

  • Um cliente de FTP, sendo que recomendamos o uso do Filezilla;

Passos para realização de backup usando o Filezilla

É importante destacar que os passos que você encontrará a seguir, referem-se ao backup dos arquivos que compõem o site. Este procedimento não contempla o backup do banco de dados – se existir – e tampouco de mensagens de e-mail e outros arquivos que eventualmente façam parte da sua conta de hospedagem.

  • Abra o Filezilla e caso ainda não tenha configurado sua conta de hospedagem, siga o tutorial “Como configurar o Filezilla”;

  • Conecte-se via FTP a sua conta de hospedagem, usando os dados de acesso contido no e-mail de configurações;

  • Na janela a esquerda, que representa o conteúdo do seu computador, crie uma pasta dentro da pasta Documentos ou de outra que julgar mais adequada, bastando clicar com o botão direito do mouse sobre o ícone da pasta na qual abrigará o site. No nosso exemplo, demos o nome de “MeuSite” à pasta;

  • Na janela à direita e que representa o espaço da sua conta no servidor de hospedagem, localize a pasta public_html. Clique sobre ela, mantenha pressionado o botão do mouse e arraste e solte na pasta que foi criada para armazenar o conteúdo do site;

Backup do site usando o Filezilla

  • Este procedimento iniciará a transferência de todo o conteúdo presente na pasta public_html e que por padrão tem pastas e arquivos do site;

  • Ao final da transferência, o Filezilla emitirá uma mensagem informando que o processo foi encerrado.

Conclusão

Realizar o backup de um site utilizando o Filezilla, é um procedimento bastante simples e que não requer conhecimentos técnicos e que lhe dá mais segurança na manutenção do conteúdo do seu site.