Tutoriais
Tutoriais HostMídia

Como restaurar backup dos arquivos do site com o JetBackup

A eficiência de um backup só pode ser comprovada quando existe a necessidade de recorrer a ele para recuperar arquivos corrompidos, perdidos ou modificados acidentalmente, não é mesmo?

Na pior das hipóteses, além de não manter uma cópia dos seus arquivos armazenados em um ambiente seguro, a empresa responsável pela hospedagem do seu site, também pode não estar preparada para ajudá-lo, o que torna a situação ainda mais crítica.

Na HostMídia, todo investimento relacionado a segurança e comodidade do cliente, é tratado com bastante seriedade.

Pensando nisso, disponibilizamos em todos os produtos de hospedagem e revenda o JetBackup, uma ferramenta exclusiva para restauração de arquivos, banco de dados e e-mails, gerados a partir de um backup sistêmico realizado diariamente em nossos servidores.

Confira o passo-a-passo abaixo e confira como é simples restaurar um backup em sua hospedagem.

Pré-requisitos

  1. Ser cliente de um plano de Hospedagem de Sites, Revenda de Hospedagem e Hospedagem WordPress;

  2. Estar com o site publicado na Internet;

  3. Ter acesso ao cPanel.

Passo 1 - Acessar o cPanel

1. Acesse o seu painel de controle cPanel utilizando um dos endereços abaixo:

  • https://dominio.com.br/cpanel

  • https://dominio.com.br:2083

Passo 2 - Localizar e acessar o JetBackup

1. Para localizar o JetBackup 5, você pode utilizar a barra de pesquisa localizada no topo do painel de controle:

2. Ou, se preferir, pode localizá-la descendo a barra de rolagem até a caixa “Arquivos” e clicar em “JetBackup 5”:

3. Ao acessar a ferramenta, serão carregados todos os itens e informações relacionadas aos backups de sua hospedagem. Inclusive a quantidade de backups disponíveis:

Passo 3 - Restaurando o backup do site

1. Certifique-se de que na tela inicial (dashboard), existem backups a serem restaurados. Caso exista um ou mais, clique no ícone “accounts”, conforme a figura abaixo:

2. Na tela a seguir, uma relação de contas será apresentada. Clique na linha referente a conta de restauração para expandir as opções disponíveis.

3. Agora, clique na opção “View Backups” para exibir a relação de datas disponíveis para a restauração e demais opções.

4. Caso você selecione uma das datas disponíveis e avance até a restauração (Restore), toda a sua conta, incluindo arquivos, e-mails e banco de dados, serão restauradas. Portanto, para restaurar apenas os arquivos do site, selecione a opção “Custom” ou clique no botão “Show simple settings” para expandir as opções separadas por item:

5. Clique na aba “Home Dir” e depois, utilize as colunas “Created” e “Selected Files” para conferir a data de restauração disponível e quais arquivos deverão retornar, respectivamente.

6. Após configurar a restauração de acordo com a sua necessidade, utilize o botão “Restore” para prosseguir ou o botão “Download” para salvar o backup em um outro ambiente.

7. Na tela a seguir, confira os itens que deverão ser restaurados. Lembre-se que para restaurar somente arquivos do site, apenas o “Home Dir Files” deverá permanecer na tela. Os demais itens deverão ser removidos.

8. Ao clicar em “Restore”, o processo de restauração será iniciado e levará poucos minutos para ser concluído.

9. Caso tenha selecionado a opção “Download”, os arquivos ficarão disponíveis após concluir a compactação, dentro do item “View Downloads”. Clique em “Download” e salve o arquivo em um local seguro:

Conclusão

A importância de um sistema eficiente de backup é indiscutível. Há diversos relatos de casos, inclusive envolvendo grandes empresas, portais ou órgãos governamentais, em que houve perdas inestimáveis após incêndios, roubos ou até mesmo ataques cibernéticos feitos por hackers.

A ferramenta que disponibilizamos aqui na HostMídia, além de suprir a carência presente na maioria dos concorrentes com um modelo exclusivo de “disaster recovery”, oferece também total autonomia para que o próprio cliente controle e gerencie suas restaurações.

Sem dúvida alguma, esse é um diferencial que deve ser levado em consideração no momento da contratação de um plano de hospedagem. Portanto, jamais espere precisar de um backup para se dar conta do quão importante ele é para o seu negócio.