O Filezilla é um cliente de FTP, o que significa que é um programa usado para realizar transferência de arquivos usando o protocolo FTP.
É um programa nascido em 2001, resultado de um projeto universitário, mas que hoje consiste do programa de FTP mais usado e baixado no mundo, graças às suas características.
O Filezilla é um programa gratuito, Open Source, cujos termos de licenciamento baseiam-se na GNU General Public License (Licença Pública Geral GNU), destinado a sistemas operacionais Windows e Linux.
O uso mais comum que se faz do Filezilla, é o envio (upload) de arquivos para um servidor de hospedagem de site, bem como a administração do conteúdo no servidor, como criação de pastas e alteração de permissionamento de pastas e arquivos, entre outros.
Para seu uso, é necessário configurar uma conta de FTP, através da qual será feito o acesso e a transferência do conteúdo que se queira enviar para o servidor.
A seguir os passos para configuração da conta:
-
Com o programa aberto, vá até o menu “Arquivo”. Clique sobre a opção “Gerenciador de Sites”;
-
Na janela que é exibida, primeiro clique em “New Site”. Informe o nome do site ou simplesmente “Meu Site”;
-
A seguir preencha o campo “Host”, com o seu domínio (sem o WWW);
-
O campo “Porta”, coloque o número 21;
-
Em “Criptografia”, selecione a opção “Usar somente FTP simples (inseguro)”;
-
No campo de seleção “Tipo de logon”, selecione a opção “Pedir a senha”;
-
Para preenchimento do campo “Usuário”, informe o usuário de FTP que consta do e-mail de configurações que você recebeu por ocasião da ativação do seu plano de hospedagem;
-
Clique na aba / guia “Configurações de transferência”;
-
No “Modo de transferência”, selecione a opção “Passivo”;
-
Marque a caixa de seleção “Limitar o número de conexões simultâneas”;
-
Selecione o número 5 para “Número máximo de conexões”;
-
Clique em “OK”;
-
No menu do Filezilla, clique no item “Editar” e a seguir em “Configurações”;
-
Na janela que é aberta, clique em “Conexão” e à direita, preencha o campo “Timeout, em segundos” com o número 20;
-
O “Número máximo de tentativas”, deve ser o número 2;
-
O “Tempo de espera entre tentativas de login com falha”, deve ser o número 60;
-
Clique no item “Transferências” à esquerda;
-
Preencha com o número 5 para os campos “Máximo de transferências simultâneas”, “Limite para downloads simultâneos” e “Limite para uploads simultâneos”;
-
Clique em “OK”;
-
Sua conta está pronta para conexão. Para acessar a conta via FTP, acesse novamente o menu “Arquivo” e clique em “Gerenciador de Sites” e na janela aberta selecione o “Meu Site” e clique no botão “Conectar”;
-
A janela a seguir deverá ser exibida, onde você deve fornecer a senha de FTP que consta do e-mail de configurações que você recebeu por ocasião da ativação do seu plano de hospedagem;
-
Tendo feito tudo corretamente, a seguinte janela aparecerá, tendo a esquerda as pastas e arquivos do seu computador, onde você deve selecionar o que irá transferir e à direita, as pastas da sua conta de hospedagem no servidor. Se o que você irá enviar são os arquivos do site, selecione a pasta public_html, que é devem estar localizados os arquivos do site.
???????