O que é privacidade de domínio?

Duas possíveis situações lhe trouxeram aqui: Você tem um domínio ou pensa em registrar um e seja em um caso ou no outro, ofereceram-lhe um serviço, de privacidade de domínio, que alguns também conhecem ou chamam de ocultação de whois. Mas afinal o que é?

O que é whois?

Você já deve saber o que é um domínio e que você não compra ou não tem a propriedade do domínio que utiliza ou pretende utilizar. Trata-se de uma concessão que é dada e anualmente renovada por um órgão de registro ou por uma empresa homologada junto a este órgão.

Quando você tem interesse em registrar um domínio, o que se faz é procurar um site de registro - que pode ser uma empresa de hospedagem ou diretamente nos sites dos órgãos de concessão – e realiza a pesquisa do nome que lhe interessa, para verificar se o mesmo está disponível para ser registrado ou se já há alguma pessoa ou empresa que tenha feito o registro.

Algumas empresas retornam como resultado da pesquisa, apenas a informação de que o domínio pode ser registrado ou que já consta registrado, mas há empresas que também fornecem dados relativos a quem detêm a concessão, quando o domínio está registrado. A este resultado, dá-se o nome de WHOIS, que significa QUEM É (who is) em inglês.

As vezes a pesquisa com os dados de whois precisa ser feita por outra opção ou caminho no mesmo site, mas costuma ser simples. Há ainda sites que consistem de ferramentas justamente para fazer este tipo de busca.

As informações da pesquisa de whois ou de quem registrou um determinado domínio, são basicamente informações cadastrais junto ao órgão concessionário, ou seja, nome completo, registro na Fazenda (CPF ou CNPJ) no caso do Brasil, endereço, e-mail, data de registro e expiração do domínio, entre algumas que podem variar justamente de acordo com o órgão e da ferramenta usada para pesquisa.

O que é ocultação de WHOIS?

A privacidade de domínio ou ocultação de whois, é o serviço que é fornecido por muitos órgãos de registro, que permite que uma pesquisa pelo domínio não revele informações cadastrais de quem tem a concessão do domínio. Portanto, dá privacidade ao detentor do domínio.

Sendo assim, um domínio que está sob ocultação de whois, ao ser pesquisado, retorna apenas informações de onde o mesmo está hospedado, quando foi registrado e quando expira. Também podem aparecer informações relativas à empresa que deu a concessão e o endereço de e-mail costuma conter palavras como privacy (privacidade) ou secured (seguro), indicando que está sob ocultação.

Para que serve a ocultação de WHOIS?

Para responder a esta pergunta, é importante entender as consequências de se divulgar informações relativas ao registrante de um domínio. São muitas consequências, mas algumas podem ser especialmente indesejáveis.

Atualmente dados de empresas e sobretudo de pessoas, representam um valor comercial inestimável para quem os possui. Imagine no Brasil, em que temos em outubro de 2018, quase 4 milhões de domínios .br registrados, saber os dados cadastrais completos de todos estes registrantes, pode conferir a quem tem esta informação, uma série de possibilidades e vantagens comerciais.

Lamentavelmente, entre o que se pode fazer com dados tão completos, está um dos grandes problemas da atualidade, quando falamos em Internet, que é o SPAM. Saber nome completo, localização e e-mail de tantas pessoas, consiste de informação extremamente útil para promoção de SPAM.

Mas os problemas são um pouco mais amplos, como por exemplo, as empresas que são especializadas em registrar domínios que tem potencial comercial, baseadas na ou nas palavras que o compõe, tão logo estes domínios expiram e tornam-se disponíveis para registro novamente. Ao utilizar de tal prática, caso você tenha por alguma razão perdido o prazo para renovar o seu domínio, terá que desembolsar um valor muito superior ao de um registro simples.

Como se não bastasse, há outros problemas, como por exemplo, fraudes. A mais comum, consiste em se enviar uma correspondência ao endereço físico ou eletrônico do registrante do domínio, alguns dias antes da expiração, parecendo como se fosse originária do órgão de registro e utilizando de um tom alarmista, que caso o valor indicado não for pago urgentemente, perderá o domínio.

Se a pessoa que recebe esta correspondência não avalia com cuidado, os dados do emissor e não conforma junto à empresa em que registrou o domínio a procedência, pode acabar pagando valores bem superiores ao valor que efetivamente custa uma renovação. Geralmente ainda, a administração do domínio pode ser mudada e até a hospedagem. Cuidado com este tipo de situação!

A ocultação ainda é particularmente desejável, quando o uso de um domínio pode estar associado a publicidade, Marketing ou ações comerciais específicas, onde o sigilo pode ser interessante ou mesmo necessário para o sucesso das ações adotadas.

Como contrato privacidade de domínio ou ocultação de WHOIS?

Normalmente toda empresa que registra domínios, fornece o serviço de ocultação de WHOIS, que também tem a mesma periodicidade do registro de domínios, ou seja, é um serviço prestado em base mínima anual.

Os valores geralmente são bem acessíveis e são inferiores ao registro de domínio. Não variam dependendo da extensão e são pagos anualmente, da mesma forma como é a renovação. Assim, ao registrar um domínio, entre em contato com o atendimento da empresa onde o domínio está sendo registrado e diga que precisa do serviço de ocultação de whois, pois podem haver pequenas particularidades de uma para outra empresa.

O processo de ocultação costuma ser simples, sem burocracia a ocultação ocorre imediatamente, assim que a empresa que dá a concessão, realiza o procedimento de ocultação.

Como faço a ocultação de domínios .BR?

Infelizmente a resposta não é muito agradável, uma vez que o registro.br, que é o órgão que dá as concessões de domínios com extensão .BR, não fornece o serviço de ocultação de WHOIS.

Atualmente o registro.br alterou os resultados de pesquisa de whois para os domínios .BR e assim para se obter os dados completos, é necessário passar por uma etapa adicional, que exige o preenchimento de um captcha, o que dificulta o uso de ferramentas automatizadas (robôs) para se obter os dados completos dos registrantes.

Apesar disso, uma consulta simples ao endereço https://registro.br/2/whois#lresp, já é suficiente para se obter nome ou razão social, CPF ou CNPJ, dados de DNS, criação e expiração do domínio e nomes e endereços de e-mail dos contatos, técnico, administrativo, financeiro e titular.

Resumindo, todos os registrantes de domínios .BR, ainda estão suscetíveis a terem seus dados usados para quaisquer fins.

Conclusão

O serviço de ocultação de WHOIS ou privacidade de domínio, é uma opção interessante quando se precisa de privacidade, sigilo e em alguns casos pode ser necessário para manter a segurança de quem tem a concessão do domínio.