O que é Novembro Azul, a sua importância e a queda de tabu?

O penúltimo mês do ano traz consigo a segunda campanha de cores mais popular e que é conhecida como Novembro Azul, a qual assim como as demais, envolve uma série de ações conduzidas pelo poder público, ONGs, entidades privadas e a sociedade civil de maneira geral.

Tal como costumamos fazer, trataremos do que é o Novembro Azul, esclareceremos as dúvidas mais comuns a respeito, bem como de que forma as empresas podem participar e dar sua parcela de contribuição.

O que é o Novembro Azul?

O Novembro Azul foi criado para ser um mês dedicado a promover ações de divulgação de informações, conscientização e ações de prevenção e combate ao câncer de próstata.

A primeira iniciativa do tipo, ocorreu ainda em 2003, na Austrália, onde foi “apelidada” de Movember por conta da combinação das palavras moustache (bigode) e november (novembro) e que tem inclusive estampa um bigode como simbolismo de que se trata de uma campanha direcionada ao público masculino.

De forma semelhante com o que tem ocorrido com os demais meses do Calendário Anual de Cores, as campanhas atualmente ocorrem em vários países no mundo e não apenas no Brasil.

Além da Austrália e do Brasil, países como Nova Zelândia, Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Finlândia, Holanda, Espanha, África do Sul e Irlanda, já aderiram e se mobilizam durante o mês.

Aliás, em muitos lugares embora o foco na prevenção e combate ao câncer de próstata seja mais evidente, também se pretende ressaltar a importância dos cuidados com a saúde masculina como um todo e a imagem do bigode ajuda a criar essa associação.

A escolha do mês de novembro, se deu porque o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, ocorre no dia 17 de novembro.

Novembro Azul no Brasil

No Brasil, o pontapé inicial da adesão, ocorreu em 2011 por iniciativa do Instituto Lado a Lado pela Vida. Já em 2014, o instituto já conseguia realizar uma campanha maciça e que se caracterizou por milhares de ações no país, como a iluminação azul de pontos turísticos e simbólicos, como o Cristo Redentor, os prédios do Congresso Nacional, Teatro Amazonas e o Monumento às Bandeiras e ainda contou com a adesão de algumas celebridades esportivas (Zico, Emerson Fittipaldi e Rubens Barrichello).

Na época, também conseguiu divulgação em estádios de futebol, promoveu corridas de rua e realizou intervenção em outros eventos diversos, bem como um ciclo de palestras informativas e de conscientização.

Apesar de ainda não haver amparo legal, ou seja, por meio de uma lei que institui o mês oficialmente, como já ocorre em outras ações semelhantes, a tradição e o entendimento da sua importância, tem feito com que prefeituras, governos estaduais e órgãos do governo federal, venham ano a ano contribuindo de diferentes maneiras

A importância da campanha Novembro Azul

Todas as campanhas do Calendário Anual de Cores ou dos meses coloridos, como também são conhecidas, têm sua importância. No entanto, o Novembro Azul tem um componente que torna seu objetivo ainda mais difícil de ser alcançado, uma vez que por falta de informação, mas principalmente por conta do tabu e do preconceito associado e até mesmo vergonha, muitos homens deixam de fazer exames importantíssimos na detecção precoce do câncer de próstata, um aspecto essencial no tratamento e de grande influência nas chances de cura.

Prevenção e tratamentos eficientes, são fundamentalmente dependentes da detecção precoce, a qual é crucial para reduzir os números de vítimas da doença e que é de aproximadamente de 16 mil mortes ao ano (Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM)).

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil (29,2% dos tumores incidentes no sexo masculino), ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma, o mais comum em toda a população, sejam entre os homens, seja entre as mulheres.

Porém, como já mencionado, além dos números preocupantes, um dos maiores entraves no combate e prevenção, é o tabu associado ao tema.

Há uma resistência grande e que é ligada a aspectos culturais, como o machismo, especialmente quando se fala do exame de toque retal, que é o único meio de acesso não cirúrgico à disposição do médicom para identificar se há alterações no tamanho ou na consistência do órgão, sendo vital na detecção da doença.

Eventuais alterações identificadas no exame de toque, bem como em exames clínico e de sangue, podem levar o médico a solicitar a realização de outros complementares, como ressonância magnética e a biópsia.

O procedimento, é rápido e é bem mais simples do que os exames ginecológicos preventivos feitos nas mulheres.

De acordo com o Ministério da Saúde, o diagnóstico feito a partir do exame de toque retal, é de cerca de 1 em cada 5 indivíduos, o que evidencia sua importância entre as medidas de combate.

Quais os fatores de risco ao câncer de próstata?

Da mesma forma como muitos outros tipos de câncer, as suas causas ainda não são totalmente conhecidas. No entanto, sabe-se que há alguns fatores que aumentam as chances do seu surgimento, como por exemplo, alguns aspectos ambientais e alguma predisposição genética.

  • Idade – os casos de indivíduos abaixo dos 40 anos de idade, são bastante raros. Porém, acima dos 50 anos a chance de desenvolvimento aumenta 40% e dobra acima dos 65 anos. Mais do que qualquer outro tipo de câncer, o de próstata é considerado um tumor da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos;

  • Alimentação – tal como em outras manifestações de câncer, a alimentação tem influência no seu surgimento. Há diferentes estudos que concluíram que uma dieta rica em carne vermelha, gorduras, derivados do leite e deficiente no consumo de frutas, verduras e legumes, aumentam o risco;

  • Tabagismo – causa de muitas outras doenças, o tabagismo também vem sendo apontado como uma das causas e/ou fator que aumenta a probabilidade do surgimento da doença. Soma-se a isso, o fato de que o tabaco afeta negativamente o tratamento e a recuperação;

  • Sedentarismo – o sedentarismo em si, não é fator, mas o que muitas vezes ele favorece, como alterações no colesterol, diabetes, hipertensão arterial e sobrepeso, são sim fatores que contribuem tanto para o desenvolvimento da doença, como costumam estar associados a versões mais agressivas dos tumores e menor eficiência no tratamento e consequentemente, diminuir as chances de cura;

  • Hereditariedade – outro aspecto de forte influência, são os casos na família. Os estudos existentes, apontam que é uma doença que apresenta fatores genéticos hereditários. Assim, homens que tenham um parente (irmão, pai ou avô) com câncer de próstata, são mais propensos a também terem. Em casos assim, é altamente indicado começar os exames preventivos mais cedo, a partir dos 45 anos.

Qual o prognóstico de cura do câncer de próstata?

Quando o diagnóstico é feito na fase inicial da doença, a chance de cura definitiva beira os 95%, ou seja, a medicina pode vencer o câncer de próstata, desde que ele seja descoberto precocemente.

Por essa razão, nunca é demais salientar que maiores chances de cura estão diretamente relacionadas com diagnóstico em fase inicial da doença, o que mostra a importância da realização do acompanhamento médico adequando na idade indicada e considerando os fatores de risco.

Além do exame de toque, faz parte do processo diagnóstico, o PSA e que consiste de uma proteína produzida pela próstata. A dosagem de PSA presente no sangue, permite identificar possíveis tumores de tamanho reduzido, que não são identificáveis com o toque retal.

É também imprescindível saber que se trata de uma doença que muitas vezes é assintomática, ou apresentar poucos sintomas em sua fase inicial.

Em alguns casos, os sintomas se manifestam como dificuldade e dor ao urinar, vontade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite e presença de sangue na urina ou no sêmen. Na fase mais avançada, o paciente pode ter dores nos ossos, outros problemas urinários e nos casos mais graves, infecção generalizada e até insuficiência renal.

Todavia, em quadros em que os sintomas acima são observados, o câncer já pode ter evoluído para um estágio mais grave, o que mais uma vez reforça a necessidade do acompanhamento médico de acordo com o perfil do indivíduo.

O tratamento do câncer de próstata, costuma fazer uso de cirurgia, quimioterapia e radioterapia. A escolha do tratamento mais adequado, varia de acordo com cada caso e com outras circunstâncias, como o estadiamento (avaliação do seu grau de disseminação) do tumor, a idade do paciente e outras doenças que eventualmente ele tenha.

Novembro Azul nas empresas

Novembro Azul – como quaisquer outros meses coloridos – é uma oportunidade de fazer a coisa certa e mostrar na prática seu engajamento nas questões de responsabilidade social.

E entre tudo o que uma empresa pode fazer, as principais ações são bastante acessíveis a qualquer uma, independente do porte e dos recursos disponíveis para investir, que é trazer o tema para discussão, que como vimos, ainda enfrenta tabus e preconceitos.

Disponibilizar conteúdos informativos, sobretudo, os que destacam a importância, é muito simples e pode constar do blog da empresa e/ou estar disponível na intranet. Mas é importante outros tipos de materiais, especialmente para aqueles que não usam o computador no exercício da sua atividade profissional, como banners / cartazes, um folheto e os usuais laços azuis.

Para além disso, há outras ações que podem ser adotadas:

  • Conteúdos – há muitos conteúdos bons, completos e que cumprem o papel de conscientização e que dispensam que a empresa tenha que elaborar um próprio. Identificar os melhores e fazer circular entre os clientes internos, é útil;

  • Palestras – durante o mês é comum a realização de palestras, entrevistas, depoimentos e materiais semelhantes, com especialistas e pessoas que tiveram a doença e que muitas vezes estão disponíveis online gratuitamente. Além disso, alguns profissionais da saúde se voluntariam para palestras presenciais e que são um instrumento interessante ao reunir o público-alvo e que contribui para estimular o debate e falar abertamente sobre o assunto;

  • Incentivo – em conjunto com o departamento de Recursos Humanos, identificar os colaboradores que fazem parte do grupo de risco e incentivar que eles agendem e façam uma consulta, inclusive dando o dia de folga para tanto (day off). É importante lembrar, que há atendimento destinado a esse fim, nas unidades básicas de saúde espalhadas pelo Brasil, a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS) e, portanto, é gratuito;

  • Qualidade de vida – como vimos, fatores ambientais influenciam negativamente a doença. Estimular e propiciar a qualidade de vida no trabalho, seja por meio da alimentação balanceada (nas empresas em que há refeitório), seja pelo incentivo da prática esportiva, são exemplos de ações que podem – e devem – integrar a cultura da organização, não apenas durante um mês, mas no ano todo;

  • Dia azul – é uma oportunidade para que todos os colaboradores – inclusive as mulheres – em um dia previamente definido e comunicado, com uma peça de roupa azul. Esse tipo de ação indiretamente faz com que as pessoas falem da ocasião de modo mais aberto e espontâneo;

  • Apoio – há algumas ONGs que fazem um importante trabalho, mas que precisam de apoio monetário para manterem e/ou ampliarem sua atuação, como é o caso do citado Instituto Lado a Lado Pela Vida. Escolher, conhecer seu trabalho e apoiar, além de ser uma importante contribuição, muitas dessas ONGs podem ajudar a empresa na criação e condução de suas ações internas;

  • Redes sociais – as empresas que têm contas em redes sociais, podem marcar sua presença com conteúdos informativos, combinados com imagens informativas compartilháveis. Dessa forma, cumpre seu papel também perante seus clientes finais, parceiros e todos que a seguem.

Conclusão

Novembro Azul é uma campanha que para além da conscientização, prevenção e combate a uma doença, tem que vencer o preconceito e comportamentos relacionados.

Comentários ({{totalComentarios}})