Entenda o que é Google BERT e como os resultados da sua busca serão impactados
A comunidade de profissionais que atua com SEO, está em polvorosa! A razão é simples, mas de impacto decisivo na vida de todos e não apenas para aqueles que trabalham com SEO. Trata-se da atualização do mecanismo de busca do Google, nomeada como BERT. Se você é mais um dos muitos que já ouviram o termo e está curioso sobre o quão revolucionário isso vai ser ou como poderá ser afetado o seu site e sua presença digital, entenda melhor o que é BERT!
O update BERT
Antes de mais nada, é importante localizar os mais leigos no assunto e que estão aqui apenas para saber sobre um dos assuntos mais efervescentes desde outubro de 2019, na área de tecnologia, especificamente quando o assunto é Internet.
O Google, usa desde 2015 um algoritmo, que de modo bastante simplificado, é um conjunto de regras e condutas para processar e entregar resultados de cada busca feita e que é chamado de RankBrain. Por ocasião do seu lançamento, ele já pôde ser considerado um grande avanço em relação ao que se tinha antes e foi o primeiro passo no sentido da chamada busca semântica e que tem por objetivo compreender o significado real do que se busca.
No entanto, por melhor que fosse o RankBrain em relação ao que se usava anteriormente, ainda estava longe de fato de ser satisfatório em alguns cenários. Quem nunca fez uma busca e encontrou resultados que passavam longe do que se queria de fato? A solução muitas vezes é mudar as palavras, incluindo outras e fazendo tentativas até se encontrar o que se deseja.
Mais que isso, segundo o próprio Pandy Nayak – vice-presidente da divisão de buscas do Google – disse, entre os bilhões de buscas feitas diariamente, 15% são inéditas. Ou seja, por mais rico que seja o universo de situações as quais a ferramenta seja exposta, não há como se antecipar a tudo que o mecanismo será submetido.
Para mudar – ou tentar – esses tipos de situação, veio um update nomeado como BERT (Bidirectional Encoder Representations from Transformers), cuja sigla traduzida para o português, não diz nada: Representações de codificador bidirecional de transformadores.
O que interessa mais do que o nome do update, é o que ele faz. Resumidamente, é de fato um passo decisivo rumo a busca semântica. Mais que isso, ele é a materialização da Inteligência Artificial e do Machine Learning que vêm sendo exaustivamente pesquisados e desenvolvidos no quartel general da empresa.
A IA (Inteligência Artificial) e o Machine Learning utilizados no BERT devem ser tão intensos na determinação de resultados para busca, que o Google ira utilizar o que tem de melhor e mais potente em termos de sistemas de Cloud Computing, a fim de processar as informações que serão exibidas nos resultados
Por meio da aplicação do conceito de redes neurais, baseado em um modelo open source, que realiza um processamento natural da linguagem, de modo similar ao que usamos na comunicação entre pessoas, pretende-se que o sistema por trás do buscador seja capaz de compreender adequadamente cada busca realizada, bem como as nuances e sutilezas existentes em cada pesquisa.
Como funciona o BERT?
Ainda segundo Pandy Nayak, muitas vezes quando efetuamos uma busca, não sabemos bem que termos utilizar e costumamos apenas incluir palavras-chave relacionadas ao que buscamos. O algoritmo do Google simplesmente busca a correspondência mais estreita de que é capaz, entre tais palavras.
Em um exemplo dado por ele, na apresentação do BERT, fica claro como a atual busca funciona e o que vai mudar. Em uma possível atual pesquisa por “2019 brazil traveler to usa need a visa”, a ferramenta vai exibir nos resultados encontrados, o inverso do que realmente se pretendia, ou seja, que turistas ou cidadãos dos EUA podem viajar para o Brasil em 2019, sem necessidade de visto. No entanto, o que se pretendia ao efetuar a busca, era o inverso, ou seja, saber se há a necessidade de visto para que um brasileiro viaje aos EUA.
A diferença entre o antigo sistema e o novo, é que até então apenas as palavras-chave eram consideradas. Agora, da mesma forma que um ser humano avalia o todo da frase para compreender o seu significado, o BERT irá utilizar todas as palavras contidas e avaliar sua relação ou correspondência recíproca.
Antes, na frase exemplo, a palavra “to” não era levada em consideração. Agora será e mais do que isso, BERT tentará compreender seu relacionamento com o restante dos termos que constam da pesquisa.
Em termos práticos, hoje a maior parte das pessoas faz buscas de modo muito diferente do que fazem perguntas a outras pessoas. A partir da introdução do BERT na sistemática de pesquisas feitas, o Google pretende que as pessoas possam pesquisar de modo mais natural e semelhante ao que fazem quando a mesma dúvida é formulada para ser respondida por outra pessoa.
Isso deve revolucionar o modo como as buscas são feitas!
O que muda no SEO a partir do BERT?
Essa é uma pergunta que todo profissional envolvido em algum nível com SEO, vem se fazendo.
Para ajudar a encontrar a resposta, é importante dizer que o RankBrain – a base atualmente em vigor – ainda será mantido. Não haverá substituição pura e simples de um método pelo outro, mas sim a conjugação de ambos. Em vários casos, o RankBrain é satisfatório e entrega os resultados que se esperam dele.
Ao contrário, o BERT irá em um primeiro momento aprimorar o modo como considera o conjunto de termos usados na pesquisa, a fim de considerar termos que antes eram irrelevantes e mesmo desconsiderados. Em outro exemplo utilizado por ocasião da apresentação do novo método, em uma hipotética busca por “do estheticians stand a lot at work”, antes considerava-se apenas o trabalho do esteticista ou profissional de estética e não o fato dele passar muito tempo em pé ao desempenhar sua atividade profissional e que diferencia-se pela palavra “stand”, o que como consequência, produz resultados bastante diferentes.
Assim, as palavras-chave ainda terão importância, mas o contexto em que elas aparecem, será decisivo. O uso de uma linguagem mais natural e próxima daquilo que empregamos diariamente nas relações humanas, vai passar a ser considerado.
Naturalmente que pouco ainda se sabe de como o conteúdo presente em sites, blogs e todos tipos de sites, passará a ser indexado e inicialmente o empirismo deverá ditar muito do que será feito em termos de Marketing de Conteúdo, SEO on Page e tudo que se relaciona em maior ou menor grau com mecanismos de busca, especialmente o Google.
Todavia, se de fato o Google vai conseguir entregar resultados com base em um uso mais natural da linguagem, como e sua proposta, somente o tempo vai dizer. Mas em se confirmando sua intenção, deveremos aos poucos começar a encontrar conteúdos muito mais agradáveis a nossa leitura, do que simples amontoados de palavras mais orientados aos mecanismos de busca, do que às pessoas.
Deve-se ainda salientar, que em um primeiro momento o BERT será utilizado apenas nas buscas feitas no idioma inglês e gradualmente será disponibilizado para outros idiomas e localidades em que a busca for feita. Portanto, por enquanto ainda não é possível verificar em termos práticos o quão afetados positivamente ou negativamente serão os conteúdos em língua portuguesa e o trabalho de SEO.
Conclusão
A atualização da ferramenta de busca do Google, utilizando o BERT, deve mudar significativamente tanto a forma como as pessoas fazem suas pesquisas atualmente, favorecendo o uso de uma linguagem mais natural e próxima da que utilizamos aos nos comunicarmos com outras pessoas, como também entregar resultadas mais precisos do que buscamos, ao compreender as sutilezas que determinados termos têm no contexto de uma frase.