O que é estratégia? Sua empresa tem uma?
Na administração e condução dos diferentes departamentos das empresas, muitos gestores não são tão eficientes quanto poderiam, porque simplesmente não têm o perfeito entendimento de determinados conceitos, como é o caso de estratégia.
Você sabe o que é estratégia? Qual a importância de ter uma? E como elaborar uma que seja eficaz?
Muitos responderão sim para todas as perguntas, no entanto, lançaremos uma quarta pergunta: Qual a diferença entre estratégia, tática e planeamento?
Se você hesitou na resposta ou teve alguma dúvida, então é melhor vir com a gente…
O que é estratégia?
Diferentemente do que estamos habituados, não iniciaremos respondendo a pergunta acima.
Isso porque não dá para falar com a devida profundidade, sem recorrer à etimologia da palavra.
Estratégia vem do grego, mais precisamente das palavras gregas “stratos” e “agem”, que significam respectivamente, exército e conduzir ou comandar.
É importante destacar que, no passado, a palavra estratégia só era usada no contexto militar.
Foi só por volta do início do século XX, que nas mais diferentes áreas, como nos esportes, nos negócios e até na política, o termo começou a ser usado em um diversas situações, inclusive com frequente deturpação do seu sentido original.
Mas voltando à etimologia, outra palavra de mesma origem, é o substantivo grego “strategos”, que significa general. E não menos importante, é oportuno dizer que essa palavra também deu origem a outro vocábulo conhecido e relevante para nossa explicação – estratagema.
Tal como as demais palavras, estratagema inicialmente significava “truque”, ou “artimanha" empregado com o intuito de iludir um inimigo na guerra, porém o seu emprego também se ampliou e hoje, pode ser sinônimo de “um plano engenhoso para surpreender um adversário e obter vantagem sobre ele ou vencer uma disputa”.
Logo, a partir dessas informações, podemos concluir que:
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Primitivamente, a palavra “estratégia” denotava apenas, a ação de conduzir ou comandar os exércitos por parte dos generais;
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O fator surpresa, normalmente presente e característico nos estratagemas, impede ou atrapalha o oponente de se preparar ou antever reações, dada a imprevisibilidade das ações adotadas;
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Toda estratégia está a serviço de alcançar um objetivo e que geralmente é vencer batalhas consideradas cruciais, bem como um propósito maior e principal, vencer a guerra;
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A engenhosidade, a astúcia das ações, é outro aspecto intrínseco a qualquer boa estratégia, ainda que não seja elemento obrigatório para a sua caracterização, mas sendo bastante desejável para a sua eficiência.
A partir dessa análise etimológica da palavra estratégia, conseguimos ter uma ideia do seu significado original e que consistia do general comandar seu exército de modo astucioso / engenhoso, de forma que o oponente fosse surpreendido pelas ações por ele planejadas e, consequentemente, vencesse as batalhas-chave e a guerra.
Se transportamos esse sentido para outras realidades, como na área esportiva ou na área empresarial, que é o nosso foco, podemos afirmar que uma estratégia empresarial visa conceber ideias criativas para alcançar objetivos e superar as empresas concorrentes em um determinado mercado.
Não é difícil, é?
Qual a diferença entre estratégia, tática e planejamento?
É comum quando se pesquisa sobre estratégia, encontrarmos definições que nos fazem confundir planejamento e estratégia. O mesmo se aplica quando acrescentamos o conceito de tática.
São na verdade, termos que se complementam e tornam ainda mais ampla a compreensão de estratégia.
Para que não haja esse tipo de dúvida ou confusão, vamos enunciar suas principais distinções:
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Estratégia – consiste de determinar com astúcia, o caminho ideal para atingir um objetivo, geralmente estipulando as ações mais abrangentes e de longo prazo, bem como considerando os fatores internos e externos envolvidos, a fim de vencer uma disputa;
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Tática – refere-se a cada uma das diferentes ações que compõem a estratégia, sendo responsáveis por executá-la de modo eficiente. Visto de outra forma, a tática é cada passo concreto que é necessário para assegurar o sucesso na implementação da estratégia idealizada;
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Planejamento – é a organização das ações necessárias para colocar em prática a estratégia, reunindo os detalhes de quando e como, cada ação será feita, bem com garantindo os recursos necessários e o seu adequado empenho.
Exemplo prático de estratégia, tática e planejamento
Recorrer a um exemplo, embora hipotético, mas de aplicação prática, ajuda a enxergar melhor como os conceitos de estratégia, tática e planejamento se relacionam.
Imaginemos uma empresa que tem como meta, tornar-se referência (Top of Mind) perante o mercado consumidor e líder em vendas em um dos seus produtos.
Para alcançar esse objetivo, optou por produzir os produtos com maior qualidade entre todos os concorrentes, pois ela identificou por meio de pesquisa, que esse é o aspecto – qualidade – que mais valor agrega e é o aspecto mais decisivo ao escolher uma marca. Essa é a sua estratégia para ser líder e referência.
Mas para entregar a tão desejada qualidade, ela precisará garantir boas matérias-primas, bons processos produtivos (tecnologia), bom maquinário, bons operadores (recursos humanos) e um eficiente controle de qualidade. Cada um desses pré-requisitos, constituem as táticas para efetivar a estratégia anteriormente idealizada.
Para que as táticas funcionem, uma série de ações precisam ser organizadas:
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Instituir e manter uma boa cadeia de fornecedores, a fim de assegurar a disponibilidade e os padrões mínimos e necessários para garantir a qualidade das matérias-primas;
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Estudar, implantar e controlar todos os processos produtivos envolvidos na fabricação do produto, de tal forma que eles sejam ótimos e consequentemente, os padrões de qualidade desejados, sejam alcançados;
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Suprir a cadeia produtiva dos recursos (ferramentas, maquinário, instalações, etc) necessários para que os melhores processos de fabricação (etapa anterior) possam ser adotados;
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Assegurar que a mão de obra envolvida na fabricação, siga rigorosamente os procedimentos operacionais padrão, bem como saiba usar corretamente os recursos e, para tanto, esteja devidamente capacitada (treinamentos, reciclagem, etc);
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O controle de qualidade atesta que o produto final cumpre todas as exigências, seja porque dispõe dos recursos para testes, ensaios e checagens, como também que os colaboradores envolvidos, estejam adequadamente habilitados para as verificações.
A organização de tudo o que envolve os 5 fatores acima, cabe ao planejamento.
Qual a importância da estratégia?
Na prática, muitas empresas têm e adotam apenas o planejamento, o que significa que sua cadeia produtiva é bem organizada, mas pode não haver uma abordagem tática em cada elemento, ou até há, mas não é ótima, ou está depreciada, desatualizada.
Por outro lado, pode haver uma tática que busque investir no capital humano, mas sem um foco específico ou para atender um objetivo maior. Ainda diante dessa hipótese, se as matérias-primas não são as melhores, se os recursos também não são, ainda que não faltem, o resultado também não será.
Finalmente, supondo que planejamento e tática existam e sejam bem eficientes, se falta um propósito principal e que oriente os passos para o melhor caminho disponível (a estratégia), o potencial existente será desperdiçado.
Em Administração, há duas frases célebres que exprimem bem a condição acima:
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Se você não sabe onde quer chegar, qualquer estrada serve;
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Se você estiver na estrada errada, não importa o quanto acelere, pois não chegará onde deseja.
Portanto, deve estar claro que a estratégia é o que, não apenas garante que se chegue aonde se quer, mas que isso ocorra da melhor forma que for possível.
Boas estratégias, costumam significar:
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Objetivo – o mais importante, que é ter e perseguir objetivos, ou se preferir, metas;
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Direcionamento – uma estratégia clara e precisa, é essencial para que todos os membros da organização saibam para onde a empresa está indo, quais são as prioridades;
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Decisões – contribui para um processo de tomada de decisão mais assertivo e alinhado com os objetivos / propósitos da empresa;
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Resultados – os resultados obtidos geralmente são bastante melhores;
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Melhorias – na determinação da estratégia é frequente o uso da matriz SWOT e outros conceitos que contribuem para melhorias na organização;
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Recursos – há melhor uso dos recursos (tempo, dinheiro, matérias-primas, etc) e menor desperdício;
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Talentos – maior desenvolvimento de talentos e melhor aproveitamento dos existentes (gestão de talentos);
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Crescimento – o crescimento das empresas que têm estratégias bem formuladas, costuma ser consistente e persistente;
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Imagem – é comum que estratégias eficientes influenciem positivamente a imagem das respectivas marcas e facilita o trabalho de branding;
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Engajamento – quando os colaboradores são parte essencial da estratégia da empresa e compreendem seu papel, eles tendem a ficar mais envolvidos e motivados, com consequente aumento de produtividade;
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Financeiro – consequência direta de vários dos benefícios anteriores, as empresas apresentam melhor desempenho financeiro, maior lucratividade, crescimento de receita e retorno sobre o investimento (ROI).
Conclusão
A estratégia empresarial visa utilizar engenhosamente os recursos disponíveis, a fim de promover e assegurar o seu sucesso frente aos seus concorrentes.