Engajamento na Internet: o que é e como produzi-lo?
Dificilmente você verá algo que trate de Marketing Digital e que não tenha muitas ocorrências da palavra “engajamento”. Esse termo não é exclusivo da área, mas há poucos assuntos em que ele é usado com tanta frequência e relevância. Você já se perguntou por que?
Entender o que é, como se dá e como produzir isso nas pessoas, é um desafio, mas também pode ser conseguido por meio de algumas técnicas e dicas simples e eficientes.
Por isso, se você quer que qualquer que seja a sua presença digital, seus visitantes sejam verdadeiramente engajados, você precisa ler esse conteúdo até o fim.
O que é engajamento?
Como verbete de dicionário, engajamento é o ato ou efeito de engajar. Por sua vez, engajar consiste na participação colaborativa e espontânea em atividade, evento ou trabalho. Em outras palavras, engajamento é o envolvimento de uma pessoa em algo.
Talvez a palavra que mais caracterize o engajamento, seja o envolvimento.
Envolvimento e todas as suas variações, traduzem muito bem a força e o significado que existe nessa situação.
Quando alguém diz que está envolvido com outra pessoa, pressupõe-se uma relação com alguma seriedade, com algum compromisso.
Assim, visitantes do seu site, do seu blog ou das suas redes sociais, que estão engajados, estão envolvidos com o seu conteúdo e de certa forma com sua empresa, sua marca, seus produtos e serviços e a imagem associada a tudo isso.
Só por isso, já deve estar clara a importância que tem o engajamento. Mas não vamos parar por aqui…
Qual a importância do engajamento?
Já demos o pontapé inicial e você já sabe que engajamento é produzir envolvimento do seu público com o conteúdo que você tem na Internet e tudo que está associado a tal conteúdo – marca, imagem, produtos, serviços, etc.
Mas você já notou como se comportam as pessoas que estão voluntariamente ou espontaneamente envolvidas em qualquer coisa?
Aqui, da mesma forma que envolvimento é palavra-chave, espontaneamente também é.
Quando alguém por livre vontade – ou espontaneamente – se envolve em qualquer coisa, é muito mais fácil conseguir comprometimento, dedicação, esforço e por mais redundante que pareça, engajamento. Há uma disposição natural.
É diferente quando você tem que pedir ajuda ou colaboração e quando a pessoa se oferece sem que você tenha lhe pedido nada. No segundo caso, o grau de doação é maior. Os resultados também.
Mas se tudo isso já não fosse suficiente para deixar claro o poder e importância do engajamento, ainda há mais:
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Identidade – quando as pessoas se envolvem em algo espontaneamente, é porque elas se identificam com esse algo;
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Defesa – envolvimento implica em defender a causa do engajamento. Clientes engajados às vezes são verdadeiros advogados das marcas em que acreditam;
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Satisfação – pessoas envolvidas normalmente têm satisfação em sê-lo. Fazem o que fazem e sentem-se bem apenas pelo que fizeram;
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Promoção – agem como promotores do que acreditam. Quando têm oportunidade, fazem propaganda, contam suas experiências, incentivam os outros.
Ou seja, produzir engajamento verdadeiro e em seu grau máximo, é ter um cliente que é embaixador da marca.
Você certamente conhece alguns desses, que são verdadeiros fãs de algumas empresas, de alguns produtos.
Podem ser fãs de uma marca de carro, de um celular, ou até mesmo de um influenciador digital.
Na primeira oportunidade que tiverem, eles comentarão dessa marca na roda de amigos, compartilharão tudo no Instagram ou no Facebook, mandarão links no WhatsApp e até sua caixa postal, tem vários e-mails com coisas a respeito.
Como conseguir engajamento na Internet?
Diante do poder que o verdadeiro engajamento pode produzir, você deve estar se perguntando como consegui-lo, não é mesmo?
Não é difícil.
Mas devemos adotar como premissa que mais do que qualquer conteúdo que você crie, ele deve estar ancorado em pressupostos básicos:
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Empresa e marca têm um bom conceito geral;
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Produtos / serviços têm qualidade;
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O pós-vendas é ativo e eficaz.
Do contrário, o conteúdo por melhor que seja e qualquer técnica a ele aplicada, não produzirão os resultados possíveis.
1. Medo de ficar de fora
As pessoas gostam – e algumas precisam – de saber que estão envolvidas em algo que todo mundo ou pelo menos as pessoas do seu meio social, também estão.
O medo ou receio de ficarem de fora de algo ou de serem as únicas que não participam, fazem com elas se envolvam.
Você faz uso desse tipo de recurso, em títulos de posts e artigos, na abertura ou introdução de textos, ou na cabeça de vídeos, por exemplo.
Mas cuidado! Títulos sensacionalistas, ou que visam apenas produzir cliques – o chamado clickbait – além de não cumprirem o objetivo que queremos, podem produzir o oposto.
Em vez disso, apoie-se em fatos, dados comprovados, pesquisas, estatísticas. Um exemplo disso, é “mais de 80% dos usuários de Internet, segundo a empresa XPTO…”, ou “em uma pesquisa recente, 9 entre cada 10, preferem…”.
Ao utilizar esse tipo abordagem, você “força” os que estão dentro da maioria a confirmarem sua condição e leva os que não, a refletirem porque não.
2. Aproxime-se do visitante
Essa é uma lição que os bons influenciadores digitais conhecem bem.
Todo verdadeiro influenciador digital, é quase íntimo do seu público. Ele fala para seus visitantes do seu blog, do seu canal no YouTube, como fala com seus amigos. É quase uma conversa, quase um bate-papo.
Para isso, é preciso conhecer muito bem a persona a quem a mensagem se destina e a partir daí, alguns elementos são usados:
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Usa-se a mesma linguagem que a persona usa, criando uma identidade, mas que precisa ser autêntica e natural;
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Emprega-se apenas terminologias que a persona está familiarizada;
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São abordados os assuntos de maior interesse da persona (trataremos em detalhes a seguir);
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Criam-se situações para que os visitantes participem;
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Interagem com os visitantes.
Ao agir dessa forma, consegue-se identificação por humanização do conteúdo, que deixa de ser impessoal e genérico e dá ao visitante a sensação de que ele é de fato o centro das atenções.
3. Crie conteúdo sob demanda
Boa parte dos sites que produzem conteúdo, sejam blogs, sejam canais no YouTube ou típicos sites de conteúdo e que têm uma audiência fiel, direcionam a criação de conteúdo de acordo com as demandas dos seus visitantes.
Muitos convidam explicitamente a audiência a dizer que tipo de conteúdo eles gostariam de ver nos próximos posts ou vídeos. Não é raro youtubers de sucesso, em algum momento de todo vídeo, pedirem para que deixem nos comentários que tipos de conteúdos os inscritos gostariam de ver no canal.
Isso não é por acaso. Todo inscrito com o mesmo desejo por aquele tipo de conteúdo, além de especial atenção ao conteúdo, irá sentir-se valorizado, sentir-se importante.
Portanto, independente do tipo de site, ao criar conteúdos com base nas solicitações da sua audiência mostra a importância que você dá a ela e o respeito pelo seus desejos.
4. Faça o visitante sentir-se como parte integrante
Quando o ser humano sente-se como parte integrante de algo, ele envolve-se naturalmente.
Citar comentários feitos e os respectivos nomes, dedicar posts e vídeos a inscritos, dizer que tal conteúdo foi idealizado por inspiração de um visitante, conversar – tanto quanto possível – com a audiência, ao fazer live Marketing responder aos comentários e direcionar ações com base nas solicitações dos visitantes, como o tópico acima, são meios de integrar o internauta.
Agindo de tal forma, as pessoas percebem que sua participação é importante, é vista e tem relevância para o mantenedor do site, canal, ou blog.
5. Distribua estímulos
Especialmente nas redes sociais, é possível dar conotação às interações entre administrador da página e usuários.
Assim, os corações em vez das curtidas, indicam que o administrador não apenas gostou do comentário feito. Esse tipo de feedback é um estímulo para que outras ações de engajamento futuro, tanto do participante que recebeu, como dos demais.
Inclusive as variações de curtidas e os emojis têm justamente esse papel, dar diferentes níveis de intensidade e emoção às interações.
Boas emoções, bons feedbacks, produzem reciprocidade, recompensa e estímulo.
6. Crie um clima de alegria, positividade e bem
Coisas alegres, positivas e que envolvem o bem, são as campeãs de audiência em termos de curtidas e compartilhamentos.
Mensagens positivas, mais do que isso, produzem no interlocutor um sentimento também positivo e acabam sendo um motivo para retornar em busca de mais.
7. Facilite as coisas
Torne o ato de comentar, de compartilhar, de curtir, de mandar um e-mail ou qualquer forma de interação, algo fácil, rápido e intuitivo.
Se as pessoas encontram dificuldade para interagir, boa parte não vai insistir. Mais que isso, sentirão desestimuladas a fazer no futuro se uma nova situação ocorrer.
Por exemplo, os ícones e respectivos links para compartilhar nossos posts no Facebook, Twitter e LinkedIn, ocupam o meio da página de cada artigo em posição estática, mesmo com o rolar do texto para cima ou para baixo.
Conclusão
Obter engajamento dos visitantes do seu site ou da sua página de rede social, é vital para obtenção de resultados na Internet. Estimular o envolvimento das pessoas, é algo que depende de um conjunto de ações bem definidas ao alcance de qualquer site.