Qual a importância de criar um logotipo para sua marca?

Criar um logotipo é um passo fundamental para conquistar espaço na mente do consumidor. Ser lembrado e reconhecido pelo seu público, em meio a uma multidão de marcas concorrentes, é um privilégio que poucas empresas de sucesso têm. Mais do que uma simples imagem ou desenho, um logotipo é um símbolo que representa quem você é, e é por isso que você deve dar o máximo de atenção a ele.

Encontrar uma maneira eficiente de posicionar-se no mercado e apresentar as forças e conceitos por trás de uma empresa, é uma dificuldade comum a muitas empresas. A criação de um logotipo contribui para a solução desse problema, sendo parte do processo de construção de uma marca forte e consistente. Neste artigo, vamos falar sobre a real importância e os benefícios que seu negócio tem ao investir na criação de um bom logotipo. Vamos lá!

O que é logotipo?

A grosso modo, logotipos são ilustrações gráficas que visam representar um ou alguns conceitos associados às organizações. Essas ilustrações são desenhadas de modo que possam ser usadas em diferentes materiais publicitários e em outras peças de conteúdo, sendo consideradas por muitos como uma ferramenta de Marketing extremamente poderosa a serviço de uma empresa.

Em certa medida, podemos dizer que o logotipo é a cara de uma companhia, pois é por meio dele que cada organização é reconhecida por seus clientes. Ou não, nos casos daqueles que negligenciaram sua importância.

Quando bem elaborados e conectados com a filosofia por detrás do Marketing da empresa, são invariavelmente o elo que representa a imagem da empresa e o Top of Mind! Quer um exemplo? Refrigerante! Possivelmente o primeiro nome que veio à mente de muitos, foi Coca-Cola! Ao ler este nome, é improvável que o logo da companhia não tenha vindo imediatamente à memória de muitos. Ok, alguns dirão: “Eu vi uma garrafa ‘transpirando’, de tão gelada!”. Sim, mas o que havia claramente estampado nesta mesma garrafa?

Ou seja, o Top of Mind – ou topo da mente – consiste da primeira marca ou imagem ou produto ou serviço, quando somos estimulados a pensar em um grupo de empresas, produtos ou serviços. É a marca que é sinônimo daquela categoria!

Logotipos também podem também cumprir o papel de comunicação. Este é provavelmente o objetivo mais difícil de se cumprir, uma vez que envolve um processo criativo sofisticado e de raro sucesso. O fator subjetividade, também tem peso importante, visto que a ideia que se pretende transmitir, pode não ser captada adequadamente pelo universo de clientes.

Todavia, na medida em que a imagem resultante conecta-se com a proposta imaginada, por vezes pode transmitir conceitos e até mesmo ser imbuída de personalidade capaz de gerar afinidade, simpatia e harmonia nas pessoas que interagem com ela.

Esse tipo de mensagem subliminar foi fantasticamente obtida em alguns logos famosos, como da Amazon, onde as letras “A” e “Z” são conectadas por uma seta que ao mesmo tempo significa que você tem tudo de A até Z e o sorriso resultante da experiência de comprar (ON)line no site da empresa.

Os canais ou mídias digitais – que são os meios de comunicação predominantes – são caracterizados fortemente pelo seu caráter visual, evidenciando ainda mais a importância estética e que envolve forma, cor, proporção, textura e outros componentes, que combinados devem produzir alguma expressividade e integração com o todo. É impossível dissociar um logo do todo, em uma página de um site institucional ou de um blog.

Quer outro exemplo? O que lhe vem a mente e que é repetido em cada comercial da marca Sadia? O singular “S” vermelho, desenhado no ar com o dedo? E o que você encontra em profusão, quando visita o site da popular marca presente na casa de todo brasileiro?

Ou seja, a conexão entre o logo e a comunicação que a empresa estabelece com seu público, é algo indissolúvel na medida em que um logo bem concebido nasce. É fruto de um longo e árduo trabalho, de muitas ações e de muito estudo, mas quando se cumpre o que se pretende, fica impresso permanentemente nas mentes dos clientes.

Quais são os tipos de logotipo?

Em termos publicitários, costuma-se dizer que há quatro categorias de logotipos: textual, ilustrado, simbólico e misto.

Logotipos textuais são formados apenas por palavras, apresentadas em combinações exclusivas de estilos, fontes e tamanhos, proporções e cores. As empresas Netshoes, FedEx, Magazine Luiza e Walt Disney são algumas que se valem desse tipo.

Já os logotipos ilustrados são os que contêm desenhos ou imagens que representam seus nomes ou o que fazem, como os usados pela Apple, Firefox, Pinterest e Instagram, onde temos de forma estilizada uma maçã, uma raposa de fogo, um pin e uma câmera fotográfica, respectivamente.

O terceiro grupo ou tipo, é composto pelos chamados logotipos simbólicos, os quais caracterizam-se por um design mais abstrato, como os famosos símbolos da Nike, Ubuntu, Audi e Chevrolet.

Ainda, existem os logotipos mistos, que são formados por uma combinação dos últimos três, como o logo dos Correios.

Um exemplo clássico de logo que tem por ideia comunicar e que consegue produzir identidade imediata em quem o visualiza, usando simplicidade, é o logo da Audi. A história por trás das quatro argolas, é que a empresa é resultado da fusão de outras quatro empresas (Horch, Audi, Wanderer e DKW) para formar a Auto Union é isso que as quatro argolas representam

E isso pode ser explorado de maneira ousada, como foi feito no famoso comercial em que a marca mostra outras quatro marcas, suas principais virtudes e ao final coloca em evidência a sua própria, através dos 4 anéis. Vale a pena conferir!

Qual é a sua importância?

Caso você ainda não tenha percebido o poder desse simples instrumento, reunimos a seguir algumas das principais vantagens proporcionadas à sua empresa ao investir em um bom logotipo. Acompanhe:

Fixa a marca

Não há marca sem logo. O logotipo costuma ser o primeiro contato do cliente com o seu negócio, da mesma forma que o rosto de alguém que acaba de conhecer; muitas vezes o primeiro aspecto notado, antes mesmo das características do produto, serviço ou conteúdo. Quantas vezes ao nos depararmos com um produto em uma vitrine, como no caso de um tênis, por exemplo, a primeira coisa que se busca é o logo, a fim de saber qual a marca por trás daquele produto.

A associação que o consumidor faz entre uma necessidade e o produto que é capaz de supri-la se dá, principalmente, pela marca. Esse é o papel primordial de um logotipo, pois ele, alavanca os esforços de reconhecimento e consequentemente de vendas, quando a associação feita é positiva e representa experiências favoráveis.

Reforça a imagem

Presente em todas as peças de marketing, um bom logotipo funciona como um símbolo da empresa e transmite seus melhores atributos, ajudando o cliente a identificá-la como pertencente a um determinado nicho de mercado. Na batalha por um espaço no subconsciente do consumidor, como citamos no início do texto, o poder da imagem é fundamental, ainda mais na atual era digital.

Mas não é apenas a imagem representada pelo que vemos concretamente, mas a imagem que se traduz em conceitos como qualidade, tecnologia, durabilidade, etc. É por meio dessa identidade visual que são atribuídos significados capazes de transmitir ao seu público sensações como exclusividade, status, segurança.

Alinha-se ao seu público

Não importa o tamanho do seu mercado de atuação, a máxima de que nenhum negócio vende para todo mundo não pode ser mais correta. Um bom logotipo aproxima o consumidor certo, isto é: o seu público-alvo é capaz de reconhecer o seu produto imediatamente.

E isso é fundamental, pois as vendas recorrentes a consumidores fiéis representam muito no faturamento de uma empresa. É a garantia de um retorno líquido e certo. Assim, é importante focar os seus esforços e direcioná-los ao seu público-alvo, e é o logotipo que cumpre, com maestria, esse papel de alinhamento entre cliente e empresa.

Como criar um logotipo forte?

Por último, mas não menos importante, queremos mostrar algumas dicas sobre como criar um logotipo forte. Entendemos como forte, um logotipo que transmita conceitos e estabeleça alguma comunicação com que o vê, baseando-se em pontos que representem a essência da empresa e os seus esforços de Marketing. Parece difícil? Confira algumas dicas sobre como conciliar tudo isso:

Foque nos princípios

Empresas bem-sucedidas apresentam características que as distinguem das demais, e ter um logotipo forte é uma delas. Assim, essa imagem da empresa deve ser construída baseada nos seguintes princípios: ser simples, atemporal, memorável, apropriada e versátil. Esses termos são autoexplicativos, e o desafio que cabe a você, é o de conciliar a mensagem da sua empresa com o sentimento que você espera evocar em seu público-alvo. Se esforce nesse sentido e você terá sucesso.

Cuide das cores

As cores são muito importantes na composição de um logotipo e fazem parte da mensagem que se pretende transmitir. Por isso, é preciso ter cautela e contar com o auxílio de profissionais, já que as tonalidades apresentam significados, formas de uso e situações bem específicas nas quais são recomendadas algumas e outras não.

Também é importante lembrar que, ao criar um logotipo, ele não precisa ser necessariamente colorido. Na verdade, pelo exemplo das grandes empresas, ele deve ser admirável tanto em cores como em preto e branco. Mas atenção: tome cuidado com os exageros e lembre-se que a simplicidade é um princípio a ser seguido.

Crie bons textos e ilustrações

Ao pensar em logotipos, a imagem que geralmente vem à mente são ilustrações de empresas bem conhecidas, como as da Apple ou Ferrari. O uso de ilustrações combina com praticamente qualquer material; além disso, elas, são escaláveis e, caso tenham sido bem desenvolvidas, passam a ser também atemporais.

Outro ponto importante é a inclusão de um elemento textual em seu logo, principalmente para empresas iniciantes e pouco conhecidas, pois as palavras adicionadas ajudam a transmitir, de maneira mais clara, a mensagem do seu negócio.

Agora que você conheceu um pouco mais sobre a importância de criar um logotipo excelente, que tal investir em designers experientes? Esses profissionais se dedicam a aprender sobre o seu negócio e a traduzi-lo em uma imagem positiva para o mercado. Se este conteúdo foi útil para você, não deixe de publicá-lo em suas redes sociais!

Conclusão

Um logotipo, ou apenas logo, deve ser uma representação visual de um ou mais fatores que a empresa deseja transmitir àqueles que o visualizam. Deve ser resultado do alinhamento das propostas e planos de Marketing e tanto quanto possível, traduzir a imagem que a empresa pretende construir e transmitir ao seu público.

Comentários ({{totalComentarios}})