Como descobrir perfis falsos de marcas e empresas nas redes sociais?

Brasileiro quando pode, faz tudo pelas redes sociais, inclusive algo para o que elas nem originalmente foram criadas, que são as relações comerciais com marcas e empresas.

Conhecendo muito bem esse comportamento, os criminosos digitais têm se beneficiado e criado uma variedade de golpes, muitas das vezes tendo como ponto de partida perfis falsos / fakes de empresas e marcas conhecidas.

Os números são assombrosos e crescem sem parar.

Tudo o que é preciso saber para que você não passe a fazer parte das estatísticas como a próxima vítima, é o que trataremos nesse post.

Números dos golpes nas redes sociais

Segundo dados do próprio Facebook, só no primeiro trimestre de 2023, a rede excluiu 426 milhões de contas consideradas falsas / fakes da plataforma.

Fazem parte desse montante, contas criadas com finalidades maliciosas ou suspeitas, que violaram as políticas e termos de uso do site, contas de perfis pessoais criados mas com intuito de representar uma empresa, organização ou entidade não humana, como um animal de estimação.

Segundo a empresa, esse tipo de conta representa em termos médios 5% dos usuários ativos do Face.

Mesmo que a totalidade dessa contas não seja voltada a algum tipo de golpe virtual, ainda assim o número preocupa.

Só no ano de 2021, foram mais de 4 milhões de tentativas de fraudes digitais no Brasil, segundo dados da Serasa Experian.

Os perfis de marcas e empresas nas redes sociais

Pense em uma marca de automóvel. Pense também em uma de smartphone, ou quem sabe em uma empresa de seguros ou ainda em um site de comércio eletrônico.

Diante desse tipo de estímulo, veio à sua mente uma marca para cada uma dessas quatro categorias de empresas, em um fenômeno conhecido como Top of Mind, ou seja, a marca que está no topo da mente de cada um de nós para seus respectivos segmentos de atuação.

Geralmente essas empresas se consolidaram por um conjunto de qualidades e diferenciais que nos fazem confiar nas relações comerciais que estabelecemos com elas.

Esse é um dos princípios usados pelos criminosos virtuais, já que o usuário inconscientemente torna-se menos cauteloso e mais seguro, simplesmente por achar que está se relacionando com uma empresa idônea, sendo que na verdade está diante de um provável golpe.

As políticas das redes sociais

Você deve estar se perguntando se não seria responsabilidade das plataformas criar ferramentas e mecanismos para coibir e acabar com as contas falsas, certo?

Sim, é e como vimos, apenas no primeiro trimestre de 2023, só uma das redes mais populares no país, removeu mais de 420 milhões de contas e os números foram ainda maiores em outros períodos. Em todo o ano de 2019, foram mais de 6 bilhões!

Porém, criar uma conta no Facebook, no Instagram, ou no Twitter, bem como em tantas outras redes sociais que surgem o tempo todo, é fácil e não requer mais do que uns poucos minutos, ao fim dos quais se tem uma identidade virtual para interagir com o mundo todo e fazer tudo o que cada uma dessas ferramentas permite.

Essa facilidade, somada ao hábito do brasileiro em fazer tudo o que pode nas redes, é um prato cheio para os cibercriminosos, ainda que nem todo mundo esteja nas redes sociais.

Mesmo que a conta seja identificada como fake e seja removida, bastam alguns poucos dias para os bandidos lesarem inúmeros usuários.

Como identificar perfis falso de marcas / empresas nas redes sociais?

O primeiro passo para não cair em uma fraude baseada em perfis falsos de marcas e empresas, é reconhecer os sinais que algumas vezes são identificáveis.

1. Falta de selo de verificação

O primeiro sinal é o mais simples, rápido e fácil, mas nem todo mundo está sabe ou está atento ao detalhe.

As principais redes sociais instituíram selos de verificação, os quais constam dos perfis oficiais das respectivas empresas, ao lado do nome de usuário.

Caso o perfil em questão não tenha esse selo, certamente se trata de conta fake.

2. Nome do usuário

Observe cuidadosamente o nome do usuário, não apenas na área da página com informações do perfil, mas também na URL que é exibida no navegador, o que não é possível no caso do app para celular.

Alguns perfis falsos são baseados em nomes de usuários muito parecidos e que sem uma análise atenta, podem passar despercebidos. Assim, um @maqalu pode facilmente ser confundido com @magalu, sendo que o perfil oficial em questão é na verdade @magazineluiza.

Ou seja, toda atenção é pouco.

3. Examine detalhes do perfil

Na maioria das vezes, os golpistas provavelmente vão utilizar de conta falsa com pouco engajamento, postagens ou seguidores.

Esse tipo de informação é facilmente localizável na área “sobre” da conta, clicando no link “ver tudo”.

Por outro lado, o excesso de postagens muito parecidas, especialmente se são no sentido de dar credibilidade a algum aspecto, como muitos usuários falando bem de algo (ex: promoção, produtos, etc) também é um sinal que não deve ser ignorado.

Nesse caso, clique em alguns perfis desses usuários e busque pontos comuns, pois podem ser contas baseadas em bots ou também perfis falsos e que foram criados apenas com esse objetivo. Nota-se tal intenção, quando se vê sempre as mesmas pessoas comentando e sempre usando as mesmas frases.

4. Uso de imagens genéricas

Perfis fakes geralmente fazem uso de imagens retiradas de bancos de imagem gratuitos. Isso costuma ser um indício de que o perfil não é oficial.

As maiores empresas têm por prática a publicação de imagens personalizadas e únicas, na contramão do que fazem algumas contas fraudulentas, porém isso por si só não garante a autenticidade da conta, pois as imagens podem ter sido tiradas do perfil verdadeiro.

5. Linguagem usada

Observar a linguagem usada no perfil, pode dar pistas valiosas.

Nos casos de perfis falsos, é comum encontrar erros de português, situação que não costuma acontecer nos sites das grandes empresas.

Formalismo em excesso ou total informalidade, também devem fazer você suspeitar, pois apesar das empresas permitirem-se um tom mais descontraído nas redes sociais, isso é bem dosado e raramente fica nos extremos.

Por fim, a comunicação tende a ser mais persuasiva, com objetivo de convencer os usuários a realizar alguma ação, como fornecer informações pessoais ou clicar em um link. Geralmente têm um tom de urgência ou necessidade absoluta.

6. Ofertas exageradas

Fique atento em promoções, ofertas e benefícios que parecem ser bons demais para ser verdade.

No “mundo real”, uma empresa conceder um desconto de 10% ou 15%, já costuma ser um grande negócio. Tudo o que vá muito além disso, é motivo para ligar o altera. Se uma oferta parece extremamente boa, não clique em nenhum link nem forneça informações pessoais.

É comum que somado a valores muito diferentes da realidade, venham acompanhados de frases que têm como objetivo que o usuário aja rápido, sob risco de perder a oferta.

Essa prática tem como propósito, fazer com que não se pense muito e se deixe levar pela euforia de uma grande oportunidade.

7. Contato fora da rede

É comum que o desfecho do golpe seja fora da rede social e que pode ser usando o WhatsApp, um contato telefônico ou um site também falso criado para consolidar a fraude.

Embora esse comportamento não caracterize necessariamente como um possível golpe, não é comum que as grandes empresas precisem de outras vias de contato para ações de Marketing e Comercial. Suas ações geralmente são desenvolvidas com base nos recursos que a plataforma oferece e, portanto, limitadas a ela.

Sendo assim, se você for estimulado para um contato fora da plataforma, desconfie e evite clicar em qualquer link fornecido.

8. Use fontes seguras de verificação

Tudo o que abordamos até agora, ainda não garante que você não esteja diante de um perfil falso de marca ou empresa ou ainda que uma conta legítima tenha sido invadida.

Portanto, é preciso estar atento a outros aspectos:

  • Site institucional oficial – ao acessar o site institucional oficial da empresa / marca, muitas vezes é possível obter informações importantes. Por exemplo, no site da Toyota, há informações referentes a possíveis golpes que vem sendo praticados com consumidores, envolvendo o uso da marca. No site da marca de bicicletas Caloi, o alerta de que contas falsas nas redes estão sendo usadas, é exibido assim que você o acessa;

  • Link oficial – todas as boas empresas têm links diretos e, portanto, confiáveis das marcas nas redes sociais. Assim, se mesmo com todas as verificações você ainda tem dúvidas, acesse o site oficial da empresa e use os links fornecidos para efetuar o acesso à conta legítima;

  • Contato – na necessidade de contato fora da rede, como no cuidado de número 7, faça você o contato, usando para isso os canais de contato contidos no site institucional da marca / empresa.

9. Forma de acesso

Naturalmente que o acesso ao site oficial da marca, também precisa ser cercado de cuidados, pois também não é raro encontrar sites falsos / fraudulentos.

É comum que na necessidade ou desejo de acessar o site de uma empresa, o internauta faça uma pesquisa no Google ou outro site de buscas, clicando nos primeiros resultados, os quais correspondem a sites legítimos.

Porém, é sim possível que sites falsos apareçam nos primeiros resultados do Google por meio de anúncios pagos. Portanto, é importante não confiar cegamente nos primeiros links oferecidos pelo Google ou por outro mecanismo de pesquisa.

10. Contato ativo

A última forma de fraude comum e associada com as redes sociais, é o contato ativo de um perfil falso.

O criminoso digital monitora os comentários feitos por usuários nas contas legítimas das marcas, com determinadas palavras-chave.

A ideia é simular um contato ativo em resposta a alguma reclamação ou reivindicação feita pelo usuário. O cibercriminoso envia mensagens diretas fazendo com que as vítimas acreditem que se comunicam a partir da conta oficial (usam o mesmo logotipo e uma variação do nome oficial), afinal foi nela que postaram seu comentário.

Com a confiança de que estão tratando com a empresa, oferecem uma solução em resposta à postagem do usuário.

Geralmente o intuito é obter informações que podem ser usadas para diferentes tipos de fraudes ou quem sabe, oferecem algo exageradamente bom como compensação, mas em troca de algum valor. As características desse tipo de golpe, podem variar bastante.

Conclusão

Perfis falsos de marcas e empresas nas redes sociais, existem aos montes e são usados para uma infinidade de golpes e fraudes lesando milhares de usuários.

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