Metáforas na criação de sites
Muita coisa mudou desde os primeiros sites. Na verdade muita coisa está mudando, nesse exato momento.
No passado, bem lá no começo, não existiam os CMSs, não haviam milhares de agências Web ou web designers, nem mesmo muita informação a respeito, para aqueles que resolvessem aventurar-se por conta própria nessa então nova área, ainda apenas promissora e que o mundo chamava de Internet.
Criar um site hoje, é algo que está ao alcance de todos, bastando algum interesse, um pouco de tempo e a escolha de um entre milhares de caminhos e opções de ferramentas e serviços para ajudá-lo.
Tudo mudou, tudo é mais fácil!
Mas mudou mesmo? É de fato mais fácil?
Se você entende os desafios que um bom, um ótimo site representa, deve concordar que não é tão fácil como muitos dizem e nem tudo mudou. A criação de um site verdadeiramente único, matador, fantástico, ainda é um desafio a ser superado.
Por isso, vamos apresentar um conceito bastante adotado em design e que pode ser decisivo nesse trabalho. Mãos à obra!
O que é metáfora?
Em termos de linguagem – que é onde as metáforas são mais comuns – metáfora é o uso de expressões que emprestam significados de outras palavras, outras coisas ou situações, para reforçar ou ilustrar uma característica ou condição.
“Essa conversa está pegando fogo”, é um exemplo típico de metáfora.
Conversas não pegam fogo em seu sentido literal, mas ao usar essa palavra como qualificadora da conversa, dá ênfase ao calor da conversa e que também não deixa de ser uma metáfora, que dá a conotação do clima – que em termos rígidos também não se aplica a uma conversa – que caracteriza a dita conversa.
“Nervos de aço”, “ela é uma flor”, “eu sou um túmulo”, “é como achar uma agulha em um palheiro”, são exemplos de expressões populares em que a metáfora é usada para emprestar conceito.
A metáfora em design
Utilizar de metáforas em design, bem como em Marketing e especificamente em design publicitário, é algo que sempre foi feito.
A ideia é simples e consiste de usar elementos visuais que por si só transbordam significação.
Assim, é por exemplo muito comum ver em cartazes, banners ou qualquer outro material impresso destinado a serviços ou produtos infantis, desenhos de crianças. De longe e mesmo que nenhuma palavra seja lida, imediatamente já se imagina que o produto ou serviço associado, é destinado a crianças.
Se por outro lado, o que se vê é um leão e zebras, é provável imaginar que a peça tenha alguma relação com as savanas africanas, sugerindo por exemplo, um safari naquele continente. Quem sabe um zoológico também?
Esse último exemplo, demonstra outra característica das metáforas quando aplicadas em comunicação visual – a ambiguidade.
Por essa razão, escolher metáforas apropriadas ao sentido que se quer dar ou destacar, não é algo tão simples.
Há metáforas famosas e revestidas de sutilezas e significados, como os extintos, mas extremamente populares comerciais de Marlboro.
Mas há também as muito evidentes, como é o caso de muitas campanhas contra o desmatamento, em que usam-se imagens de pulmões feitos de folhas verdes de árvores ou mesmo pelas próprias árvores.
E não poderia ser diferente quando o assunto é Internet e particularmente os sites…
Metáforas na criação de sites
Muito se fala de Marketing Digital e do seu papel, como se o Marketing que é praticado há décadas já não tivesse espaço.
Na verdade, quando se olha para sites que conseguem fazer o uso de metáforas, a única coisa que muda em relação aos exemplos que existem no chamado “Marketing tradicional”, são as mídias usadas.
Os conceitos, os propósitos e os resultados, são exatamente os mesmos.
A prova maior, é olhar para as redes sociais e ver a quantidade de metáforas que são compartilhadas, curtidas e comentadas a todo momento. Não é difícil reconhecer uma. Mais fácil ainda, encontrar uma.
Toda vez que uma boa imagem, que faz uso dessa figura de linguagem é curtida, é compartilhada, é um atestado do seu sucesso.
Mas uma só imagem, não faz de um site um projeto concebido sobre metáforas.
Na verdade, o que se vê hoje em dia, é um mar de coisas que se parecem muito umas com as outras. Você pode acessar 100 sites diferentes, sobre assuntos diferentes, de empresas, produtos e serviços totalmente diferentes e parecer que está vendo sempre a mesma coisa.
Não estamos falando do conteúdo, mas da forma como esse conteúdo é apresentado.
Quantas imagens de sites verdadeiramente bonitos e aparentemente bem construídos vêm à sua mente, mas que assemelham-se a tantos outros que você vê todos os dias?
A “culpa” disso tudo, é em parte dos CMS, que tornam tudo muito igual, muito parecido. Os CMSs possibilitaram que quase qualquer pessoa, qualquer empresa, tenha um site com uma apresentação digna.
O outro “culpado”, é o conteúdo. De fato conteúdo é importante! Demasiadamente importante, para falar a verdade. Mas ele não é tudo.
A aparência e a comunicação decorrente do que você vê, das formas, das cores, das imagens e até dos ícones e do cursor personalizado do mouse e do conceito que a estética tem, também importam.
Quer uma prova? Imagine um site cujo único propósito seja falar da distância entre a Terra e Marte. É um número astronômico. Até seu domínio diz sobre o que trata. E só. Não adianta explicar. Você precisa acessar Distance to Mars.
Poucos sites conseguem representar de forma tão precisa o que é uma metáfora sobre algo.
Claro que para a maior parte das pessoas, essa pode ser uma experiência interessante, criativa, informativa, mas irrelevante. Por outro lado, astrônomos ou mesmo entusiastas do assunto, vão achar uma analogia muito original para responder àqueles que perguntarem sobre esse dado.
A originalidade, a criatividade invariavelmente fazem parte de boas metáforas. A seguir uma lista de sites que fazem cada qual ao seu modo, uso em diferentes graus desse instrumento de criação e apresentação de conteúdo:
- Lorenzo Verzini, designer
- Sagmeister & Walsh
- Signes du Quotidien
- Bolden
- HAUS
- Prada
- Active Theory
- FCINQ
- Zulu Alpha Kilo
- Warsaw Rising
Se você acessou cada um dos links acima, você pôde visualizar, experimentar e em alguns casos, deslumbrar-se com o que uma metáfora poderosa pode fazer e proporcionar.
Mesmo sem saber uma única palavra de inglês, um site como o Warsaw Rising, o último da nossa lista de exemplos, é capaz de transportar um visitante para o que foi esse terrível momento histórico.
Esse é um exemplo concreto e a partir dele, nada mais precisaria ser dito.
Mas nem tudo são flores! Há sim vantagens, sendo que muitas delas você já deve ter percebido, especialmente se clicou e navegou por cada um dos links que fornecemos. Mas há os problemas também.
Vamos falar das vantagens e desvantagens de uma abordagem apoiada em metáforas?
Vantagens do uso de metáforas na criação de sites
Algumas vantagens já foram superficialmente abordadas. Outras, estão implícitas. Por isso, a fim de que não restem dúvidas, vamos tratar objetivamente do que um site criado com apoio de metáforas, pode fazer por você:
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Comunicação – como já foi visto, a comunicação pode ser ampliada e nos melhores casos, até mesmo dispensar o uso de palavras. Serve também como elemento ilustrativo;
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Atratividade – a escolha e adoção de elementos visuais adequados, torna a estética do site mais atraente e compõe o tema – neste caso assunto – central do site;
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Engajamento – toda vez que a estética ou os elementos visuais tornam-se tão ou mais importantes que o conteúdo, pode ser motivo para compartilhar, curtir, comentar;
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Imagem – ajuda na composição da imagem, da ideia, conceito que os visitantes criam da empresa, do produto ou serviço e do conteúdo;
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Diferenciação – em um mundo em que outros conteúdos similares existem, ajuda a criar distinção e destacar-se frente aos demais;
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Lembrança – por todos os aspectos acima, tende a ser lembrado com maior facilidade que outros conteúdos ou sites semelhantes.
Desvantagens do uso de metáforas na criação de sites
Em contraposição, há algumas poucas desvantagens. Talvez o mais apropriado, não é afirmar que consiste um problema ter um site baseado em metáforas, mas de obstáculos a sua criação.
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Custo – o custo de criação de um site rico em metáforas, é superior. Isso porque exige uma agência ou um web designer capacitados e criativos para criar o conceito em um site de estrutura própria ou no mínimo personalizarem o tema de um CMS, os quais são genéricos;
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Novidade – o impacto da novidade perde-se rapidamente com o passar do tempo, especialmente se o principal fator de constituição é o visual e não o conteúdo;
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Propósito – a diferenciação estética, de navegação, da forma, não pode ser um fim em si próprio;
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Manutenção – a manutenção é mais trabalhosa e exige que o prestador de serviço que criou o site realize as alterações e atualizações necessárias e ainda é outro fator de elevação do custo.
Conclusão
O uso de metáforas em Marketing e especificamente em Publicidade, já é algo usado há décadas e que em um site, ganha dimensões ainda mais ampliadas, favorecendo aspectos comunicativos, reforçando a fixação e compreensão do tema do site, conferindo uma estética mais aprimorada e com propósito mais explícito.