Entenda qual é a diferença entre criar domínio e subdomínio
Organizar o conteúdo de um site é uma tarefa que gera muitas dúvidas. Nem todo dono de um endereço da web sabe, por exemplo, como criar domínio e subdomínio.
Você sabia que é possível em um único domínio ter diversos sites? E não estamos nos referindo a páginas distintas, mas a sites completos funcionando lado a lado em um mesmo domínio.
Para conseguir isso é preciso hierarquizar o site em subdomínios ou em subdiretórios. Você sabe quando usar cada um deles? Aliás, está claro para você a diferença entre criar domínio e subdomínio? Para não ter mais dúvidas, dê uma olhada nos tópicos a seguir.
O que é e por que criar um domínio?
De forma direta, ele é o endereço da web que leva o visitante ao servidor onde o conteúdo está hospedado. É composto por um nome e uma extensão.
O nome é também conhecido como domínio de segundo nível, SLD. O que vem logo após o ponto do nome é conhecido como domínio de primeiro nível, TLD.
Vamos usar o exemplo www.meucaozinhofeliz.com. O .com é o TLD, e o meucaozinhofeliz é o SLD.
Existem cerca de 300 tipos de TLD. Os mais comuns são:
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TLDs genéricos não patrocinados ou domínios internacionais: .com, .net, .org, .int, .arpa, .biz, .info, .name, .pro;
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TLDs genéricos patrocinados: .edu, .gov, .mil, .aero, .coop, .museum, .mobi, .jobs, .travel, .tel, .cat, .asia;
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TLDs de duas letras: .br, .ar, .uk, .de, entre outros. São relativos à abreviação oficial de mais de 250 países e territórios.
Para registrar um domínio, é preciso contratar o serviço de uma empresa que representa os órgãos internacionais que controlam as suas criações. Lembre-se de que ter um domínio personalizado, fácil e chamativo ajuda muito na popularização e visitação do site.
O que é um subdomínio e para que ele serve?
Um subdomínio é um subconjunto, ou seja, uma parte menor de um domínio maior. O que vem antes do primeiro ponto de um endereço é o subdomínio. No nosso exemplo acima, o subdomínio é o www.
A boa notícia é que não é preciso usar www como subdomínio. É possível substituí-lo por qualquer palavra. Assim, é criado um endereço virtual único sem a necessidade de comprar um novo domínio.
Os subdomínios funcionam como uma extensão de um domínio já registrado. Assim, leva-se o visitante a um outro endereço na web.
O seu principal uso é para organizar ou dividir o conteúdo on-line em diferentes seções. Se um site tem quantidade considerável de informação sobre determinado tópico ou se existe um assunto que mereça atenção específica, é indicado criar um subdomínio.
Vamos usar como exemplo a veterinária fictícia www.meucaozinhofeliz.com. Durante o seu primeiro ano de negócio, o dono do estabelecimento construiu uma coleção gigantesca de fotos de cachorros que frequentam a clínica.
Para destacar o bom atendimento que cada bichinho recebeu aos seus cuidados e ter um espaço dedicado às fotos dos animais no site, foi criado o subdomínio “fofura” dentro do domínio meucaozinhofeliz.com.
Ao criar o novo endereço, fofura.meucaozinhofeliz.com, além de ter um site único sem necessidade da compra de um novo domínio, existe o bônus de conseguir mais resultados nos motores de busca.
Outro exemplo seria criar uma versão mobile para o site: m.meucaozinhofeliz.com.
Subdomínios também são úteis quando se quer sites alternativos com propósitos específicos. Assim, se a clínica veterinária resolve criar um blog, um subdomínio apropriado, seria blog.meucaozinhofeliz.com. Se decide-se criar uma loja virtual para artigos veterinários, a escolha natural seria loja.meucaozinhofeliz.com.
Quais são as diferenças entre domínio e subdomínio?
A principal diferença entre eles é o impacto nos resultados exibidos nos motores de busca, como o Google, o Yahoo! e o Bing.
Ao fazer uma pesquisa na internet por meio de determinada palavra-chave, inúmeros sites são exibidos como resposta a essa busca. Os subdomínios são considerados pelos buscadores como relacionados ao site principal e, por isso, tendem a ser mostrados mais facilmente nos resultados.
Ou seja, se você tem um domínio que já é considerado relevante ao robô do Google e pretende lançar um novo pilar para o seu negócio, é mais vantajoso que ele seja divulgado por meio de um subdomínio do que em um domínio inteiramente novo. Assim, será mais fácil que ele apareça nos resultados e tenha mais tráfego.
Contudo, é importante que fique claro que os subdomínios não ajudam na geração de tráfego para o domínio principal porque não são considerados parte dele. Por isso, se a empresa quer criar um blog com o intuito de levar mais pessoas à página mãe, o ideal não é criar um subdomínio, mas uma pasta ou subdiretório.
De acordo com o nosso exemplo, o melhor seria que o blog fosse meucaozinhofeliz.com/blog e não blog.meucaozinhofeliz.com.
Quando criar um subdomínio ou um subdiretório?
Como explicado acima, a variação meucaozinhofeliz.com/blog constitui um subdiretório, e não um subdomínio. Isso significa que, a partir do site principal, foi criada uma nova pasta para abrigar o conteúdo do blog.
Para não ter dúvidas, fique atento: quando você precisa ter duas páginas atreladas ao seu negócio que tenham objetivos específicos, o ideal é criar um subdomínio. Essa é a melhor opção quando a conexão com a página mãe não é tão forte.
Alguns exemplos em que a melhor opção é criar um subdomínio são:
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lançar um e-commerce atrelado ao site;
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quando o domínio principal já tem ótimos resultados com busca orgânica e se quer aumentar a relevância do site. Assim, mais portas de entrada são abertas;
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se a empresa quer competir com palavras-chave de cauda longa, em que há menor concorrência, e aumentar o número de resultados nas ferramentas de busca, é uma boa opção criar um subdomínio.
Sempre que o domínio principal for o beneficiado com a ação de uma segunda página, o ideal é criar uma nova pasta ou diretório. Alguns exemplos são:
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quando você cria um blog com o objetivo de melhorar os resultados em ferramentas de busca;
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versões do site em outras línguas.
Criar domínio é fundamental para o posicionamento on-line de um negócio. Sem ele, o site é praticamente inexistente e não gera resultados para a empresa. Já os subdomínios são ótimas opções para diferenciar áreas do site de acordo com sua funcionalidade.
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