Buzz Marketing: O que é, características e vantagens
O que há de comum entre a ressurreição de Neo e Trinity em Matrix 4, a homologação do Tesla Model S Plaid como carro mais veloz do mundo e as novidades que a Microsoft vai trazer com o Windows 11?
Aparentemente nada, exceto pelo Buzz Marketing que há associado a tudo o que se fala sobre os aparentemente tão diferentes assuntos.
É claro que há particularidades em cada um dos três e que ajuda para que sejam bons exemplos do que o Buzz Marketing pode contribuir para a promoção de um produto ou serviço, mas alguns dos conceitos que o alicerçam, estão presentes em todos os casos.
Vamos entender melhor isso, bem como o que é no que se baseia o Buzz Marketing?
O que é Buzz Marketing?
Há quem diga que é o mais conhecido Marketing boca a boca, mas essa é uma associação incorreta, embora haja muito do boca a boca nas mais típicas situações de Buzz Marketing.
Buzz é uma onomatopeia da língua inglesa para o som das abelhas e que também significa burburinho ou o murmúrio que se ouve das vozes de pessoas agitadas com algo em uma multidão.
Imagine várias pessoas conversando em uma plateia ou qualquer grande reunião de pessoas. Esse som indistinguível é que o se chama em inglês de buzz.
Quando associado ao Marketing, é o assunto que está na boca das pessoas e eis o porquê de alguns confundirem com Marketing boca a boca.
No caso do último, ele acontece quando você enaltece as qualidades do notebook que acabou de comprar para seu colega de trabalho, mas não necessariamente significa que todos que são o público-alvo ou possíveis clientes desse produto, estão falando a seu respeito.
Diferentemente dos três exemplos que constam no início, todos que assistiram os três primeiros filmes da trilogia Matrix, aqueles que gostam de carros de alto desempenho e quem tem um notebook ou desktop, envolveram-se em algum grau com especulações, comentários, compartilhando informações, falando a respeito.
E até mesmo aqueles que não se interessam muito por nada disso, devem ter visto alguns posts, notícias, artigos, compartilhamentos e afins, pipocando nas redes sociais, nos sites de conteúdo e de notícias e até nas conversas entre amigos.
Basicamente é uma estratégia que visa tornar algo o centro das atenções de tal forma que as pessoas comentem e com isso produzam mais destaque ao alvo da ação.
O que caracteriza o Buzz Marketing?
Uma das principais características é ser resultado de planejamento.
Ele não é casual e mais do que isso, tem propósitos, como atingir um público-alvo e em alguns casos personas bem determinadas, como é o caso do Tesla Plaid, que pode até ter sido motivo de atenção de todo o universo de aficionados por automóveis, mas cujo alvo específico, é aquele que pode pagar por um superesportivo, repleto com o que há de mais recente em tecnologia.
Esse aspecto inclusive é o que também o afasta de ser confundido com Marketing Viral, pois neste caso por exemplo, pretende-se atingir o maior número de pessoas que for possível e não uma persona apenas ou mesmo um público-alvo.
Todavia, uma campanha de Buzz Marketing pode também viralizar.
Outro ponto típico, é fazer com que as pessoas falem a respeito. No caso do quarto filme da Matrix, uma das perguntas mais feitas, é sobre a volta de Neo e Trinity, que haviam morrido no final da trilogia original.
A curiosidade de como ocorreria a ressurreição e que o trailer oficial apenas se encarrega de alimentar, mas não de responder, é um dos gatilhos usados para agitar os fãs e fazê-los falar a respeito.
No caso do Windows 11, a Microsoft produz o mesmo efeito, quando diz que certas coisas que usamos há anos nas versões anteriores do sistema operacional, devem mudar, mas não dá informações completas, ou só revela certos recursos aos participantes do programa Windows Insider.
Assim, os sites de conteúdo de tecnologia, apressam-se para alimentar os milhões de clientes que não estão no programa e que se não fosse assim, teriam que aguardar o lançamento oficial do Windows 11 chegar, para verem como serão as coisas com a nova versão.
Com isso, a empresa fez com que por um bom tempo o mundo falasse da nova versão do mais usado sistema operacional.
Mas não é só de lançamentos que o Buzz Marketing é feito. Mudanças em políticas, ações promocionais, campanhas, podem ter associadas estratégias em que os clientes constituídos e em potencial, seguidores e leads, falem sobre algo que a empresa ou marca está fazendo.
E isso se consegue introduzindo alguns elementos nas informações e na comunicação:
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Polêmica – a polêmica, o tabu e o controvertido, quando presentes, naturalmente produzem burburinho. É da natureza humana envolver-se em assuntos em que tais componentes estejam envolvidos;
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Incomum – o que é incomum, raro e anormal, produz forte motivação nas pessoas para falarem a respeito;
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Extraordinário – se é extraordinário, excepcional e até mesmo rompe com paradigmas, como consequência há uma tendência a contestação e até ceticismo, mas que também vem acompanhado de falar sobre;
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Segredo – o que é oculto, não sabido, acarreta curiosidade e que é uma das grandes molas propulsoras do ser humano;
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Cômico – o engraçado, divertido e que nos faz rir, é também razão para ser comentado;
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Inovação – originalidade, criatividade e pioneirismo, atrai as pessoas porque coloca-as em posição de destaque e diferenciação.
Ou seja, qualquer aspecto que dê motivo às pessoas de espontaneamente se manifestarem, indagarem, contestarem e, portanto, falarem a respeito, pode ser usado como elemento de uma campanha, sendo que muitas vezes, dois ou mais podem ser combinados.
Assim, desde as primeiras informações sobre o lançamento do Windows 11, já houve alguma dose de segredos (sobre os novos recursos e aparência), um pouco de polêmica (sobre o fim de alguns recursos e os requisitos de hardware necessários para o update), o extraordinário (sobre a possibilidade de upgrade gratuito para usuários da versão 10) e pitadas de inovação (relacionado às novidades).
É claro que pelo fato de ser um produto presente na vida de um grande número de usuários, sendo que muitos têm um nível elevado de dependência no seu uso, os efeitos são amplificados.
Mas mesmo marcas não tão famosas e com um alcance bem inferior, precisam basear suas campanhas nesses conceitos se querem ter os resultados esperados.
Vantagens do Buzz Marketing
Uma estratégia bem planejada e executada de Buzz Marketing produz diversos benefícios e vantagens.
Baixo investimento
Pelo fato das pessoas falarem a respeito espontaneamente, estão promovendo a marca, o produto ou serviço gratuitamente.
Invariavelmente o assunto ganha destaque em redes sociais, nos sites de conteúdo relacionados, sites de notícias e até nos casos mais bem sucedidos, pode aparecer no Google Discover e Google Trends.
No caso da Microsoft, uma simples nota da assessoria de imprensa para os veículos especializados, já basta para causar burburinho.
Elevado alcance
Essa vantagem vem de carona das características das redes sociais e quando a campanha é tão bem sucedida, que também viraliza.
Mas mesmo fora das mídias sociais, certos temas e a depender de quais gatilhos foram usados e como foram usados, podem ser temas recorrentes até em reuniões de amigos ou no almoço de domingo em família.
Top Of Mind
A depender do sucesso da campanha e de quanto tempo o assunto é destaque, a marca associada consegue pontos importantes rumo a ser a marca mais lembrada pelos consumidores, o tão desejado Top Of Mind.
Há inúmeras marcas que souberam explorar bem a questão, como é o caso da NetFlix e as séries, em que um é praticamente sinônimo do outro.
A cada nova série lançada pelo serviço de streaming, o público aficcionado se encarrega de fazer projeções, especular e fazer o lançamento tornar-se foco das atenções.
Engajamento
Engajamento é um comportamento perseguido e estimulado por todos que buscam uma presença digital eficiente.
E qual a maior caracterização de engajamento, senão as postagens, compartilhamentos, comentários, curtidas e interações nas redes sociais e que por sua vez, são uma das principais caracterizações do Buzz Marketing?
É o Marketing feito por quem consome ou tem íntima relação com o produto / serviço!
Conclusão
Fazer Buzz Marketing é criar ações para que as pessoas que são seus clientes potenciais, falem e promovam espontaneamente da sua marca, produto ou serviço.