5 melhores aplicativos para remoção de vírus em celulares
Vírus de computador são conhecidos desde que os computadores pessoais começaram a ganhar lugar nas empresas e residências.
Por essa razão, é razoavelmente comum que as pessoas tenham algum nível de preocupação e, portanto, de cuidados com seus equipamentos e dados, sendo raro que alguém não tenha ao menos um programa antivírus instalado.
Mas parece que o mesmo não acontece em relação aos aparelhos celulares, mesmo sendo mais comum que se tenha um smartphone do que um notebook ou desktop, pelo qual se faça acessos frequentes à Internet.
Saiba porque é importante mudar essa realidade e quais os principais apps que podem ajudá-lo nessa tarefa.
Vírus de celular
Embora não existam regras de como devem ser os malwares – os populares vírus – para smartphones, na prática o que se observa é que a maior parte deles têm comportamentos e consequências diferentes dos malwares que afetam notebooks e desktops.
Importante ficar claro, que vírus na verdade são apenas uma entre várias classes de malwares (malicious softwares).
Em parte a justificativa é que apesar das pessoas fazerem um uso intenso de seus aparelhos para diversos fins, em essência os usos são diferentes e por essa razão, classes diferentes de malware levam em conta as particularidades de cada uso,
É menos comum encontrar no smartphone de alguém, sistemas empresariais, documentos e planilhas e outros tipos de dados que têm valor para um usuário, do que em seu notebook de trabalho.
Logo, um ransomware, pode ter impactos menos graves e consequentemente, menos retorno para seu autor. Ainda assim, dependendo do tipo de conteúdo presente no dispositivo e do que se acessa, as possíveis perdas podem ser severas, uma vez que cresce continuamente o uso dos smartphones como meio para acesso de muita coisa, inclusive métodos de pagamento ou o aplicativo do banco.
Além disso, como boa parte do uso de dispositivos móveis, tem como objetivo acesso à Internet, há maior interesse em malwares conhecidos como os tradicionais adwares (advertisingment software) dos computadores e com objetivo parecido, que é render comissões ao autor do aplicativo nocivo, por exibição de publicidade.
Por fim, a proliferação de malwares nos mesmos moldes ocorridos em computadores, não se dá nos dispositivos móveis, porque Google e Apple impõem limitações a como apps atuam, bem como controlam com relativo rigor e de modo frequente, cada aplicativo que ingressa em suas lojas.
No entanto, mesmo diante de um controle razoável por parte de ambas as empresas tem sido cada vez mais comum a identificação de apps perigosos – principalmente para Android – e sua remoção, mas apenas um grande número de downloads ter sido feito.
Apesar de tanto o Android como iOS, não "aceitaram" por padrão a instalação de apps de fonte desconhecidas, é possível fazê-lo. Ou seja, o usuário tem que “esforçar-se” para incluir algum aplicativo malicioso.
A rigor, não é tecnicamente correto classificar esse tipo de programa, como vírus de celular, porque seu comportamento e disseminação não se dá da mesma forma que os clássicos vírus de computador.
É mais comum vermos e ouvirmos “aplicativos potencialmente nocivos”.
O que importa para o usuário final, é que independente de classificações, um dispositivo afetado por qualquer classe de malware, pode acarretar em dores de cabeça severas.
Mas por que eu preciso de um antivírus no celular?
Se você é do tipo de usuário que é precavido nos acessos que faz a sites e blogs, é criterioso quanto aos apps que instala, usa o WhatsApp ou Telegram de modo restrito e evita clicar em qualquer coisa que recebe por e-mail, adota cuidados com suas contas e respectivas senhas e segue as recomendações de segurança que o próprio sistema dá de acordo com o uso que faz dele, não usar um app de segurança, pode não lhe trazer nenhuma dor de cabeça.
Mas isso é apenas uma questão de diminuir as probabilidades e não uma garantia absoluta.
No entanto, se o uso que faz do seu aparelho, é sem limites e muitas preocupações e gosta de sempre testar tudo que aparece, ou ainda não tem muitos conhecimentos e informações para se prevenir de problemas de segurança, é bastante recomendável fazer uso de um app apropriado.
Por fim, a pesquisa TIC domicílios, desenvolvida regularmente pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), o celular é hoje o principal meio de acesso à Internet no país, sendo que mais de 90% das pessoas utilizam-no para tal fim, das quais mais de 60% tem no aparelho o único meio de acesso à rede mundial.
Sendo assim, é fundamental garantir que o aparelho esteja protegido de ameaças, por mais que algumas das ameças mais conhecidas não tenham um impacto expressivo ou acarretem perdas significativas, o que se tem visto ultimamente, tem mudado o cenário de modo preocupante.
Os 5 mais populares apps de segurança
Antes de prosseguirmos, é importante destacar que a relação a seguir não segue uma ordem de melhores ou mais usados.
O objetivo é apenas indicar alternativas conhecidas e que são vinculadas a empresas com algum histórico e experiência no combate a ameaças digitais, bem como por terem um nível razoável de utilização por parte dos usuários.
Também vale a recomendação que normalmente é dada no caso de antivírus para computadores, que não é indicado instalar dois ou mais programas com a mesma finalidade e que ter um programa de detecção e remoção de malwares, não lhe garante 100% de segurança em relação a tudo.
As tradicionais precauções e recomendações, ainda são aconselháveis no uso do aparelho.
Embora em muitos casos existam versões para o sistema da Apple (iOS), os apps a seguir são destinados aos aparelhos que fazem uso do Android, já que mais de 90% dos dispositivos móveis no Brasil são baseados nesse sistema operacional e porque é o mais afetado por malwares.
Avast Free Mobile Security
Começar a lista destacando do Avast, é fácil.
Constitui uma das principais ferramentas para o combate de malwares em computadores e desde bem cedo também passou a oferecer uma ferramenta mobile para proteger os dispositivos que utilizam o Android.
São mais de 100 milhões de downloads e com isso é um dos campeões nesse quesito, atestando a confiança que os usuários têm, reforçada com uma avaliação média de 4,7 estrelas.
É gratuito, mas a versão paga oferece recursos como proteção de fotos e apps com PIN ou verificação de digital para os dispositivos que contam com o recurso, VPN com ocultação geográfica.
Kaspersky Antivírus Proteção e Anti Furto
Outro nome consolidado há muitos anos e que é das empresas especializadas sempre referenciadas quando o assunto é segurança no mundo digital.
Com mais de 50 milhões de downloads, oferece controle de aplicativos suspeitos, impede o monitoramento de chamadas, mensagens e geolocalização e ainda conta com ferramentas antirroubo para proteger dispositivos móveis e dados.
A versão paga inclui do app da Kaspersky segurança contra links e sites de phishing e SMS, automatização das rotinas de scan, bloqueio de aplicativos e ocultação de chamadas, textos e logs de serviços e aplicativos.
AVG Antivírus Free 2020
Não dá para falar em antivírus gratuito, sem citar outro nome que consolidou-se como uma das principais ferramentas grátis quando o assunto é proteção de desktops e notebooks.
O primeiro app do segmento a ultrapassar a marca de 100 milhões de downloads, reitera a confiança que o mercado tem nesse nome.
Além dos recursos de segurança que são comuns a maior parte dos apps do gênero, também propõe-se uma melhora geral do dispositivo, prometendo maior duração da bateria por ajuste de configurações que consomem muita bateria, encerramento de processos desnecessários, liberando memória e processamento, remoção de conteúdo e liberação de espaço de armazenamento, entre outros.
Os recursos pagos podem ser usados por 30 dias, sem cobrança, para que o usuário experimente o app completo.
Eset mobile security
São mais de 10 milhões de downloads e uma das melhores classificações entre os usuários (4,8 estrelas). O ESET também é um nome consagrado em soluções gratuitas na prevenção e remoção de ameaças digitais.
É um dos mais simples e funcionais de se usar, concentrando-se no controle e remoção de apps potencialmente nocivos.
A versão premium, além do scan antivírus, emissão de relatórios, logs de atividades e bloqueador remoto, da versão free, também oferece anti-phishing, recurso anti-furto, controle e verificação de SMS, escaneamento programado e bloqueador de apps.
McAfee Mobile Securiy
Um dos nomes mais antigos quando o assunto é segurança digital, não poderia ficar fora dessa lista. O McAfee Mobile Securiy oferece proteção antivírus gratuita, remoção de spyware e segurança Wi-Fi.
Constitui outro app do segmento que rompeu a barreira de 50 milhões de downloads.
As funcionalidades pagas são muitas e entre outras, incluem VPN, bloqueio do acesso a sites potencialmente perigosos, modo convidado (escolher apps que terceiros podem acessar) e bloqueio de apps cujo conteúdo seja sensível.
Conclusão
Embora a segurança de dispositivos móveis represente um paradigma diferente dos computadores, há cenários em que é desejável e até mesmo recomendável adotar apps de segurança a fim de garantir a segurança dos dados manipulados por seu celular, bem como o uso e funcionamento adequado do aparelho.