O que é Tecnologia, exemplos e qual o seu papel?
Há muitas palavras que usamos quotidianamente com tanta frequência e naturalidade, que inconscientemente nem paramos para refletir sobre seu real significado e completa abrangência.
Tecnologia é um exemplo clássico desse comportamento, mas de fato todos sabem o que é tecnologia?
Muitos dirão sem hesitação, que sim. Mas se você é um destes, repetimos a pergunta: O que é tecnologia?
O objetivo desse artigo, não é criar polêmica a respeito do termo, mas estimular uma reflexão a respeito do conceito da tecnologia e o seu papel na sociedade, visto que invariavelmente o termo vem sendo banalizado e empregado de modo um tanto quanto restritivo.
Etimologia de tecnologia
Antes de chegarmos onde pretendemos, é importante compreendermos a origem da palavra tecnologia, a qual é resultante de duas palavras de origem grega.
A primeira, é técnica (tékhne, em grego), que assume o significado da arte ou da maneira de conduzir uma ação ou um conjunto delas. Em um enfoque mais básico, são os procedimentos para se fazer algo.
A segunda, é logia (lógos, em grego), que deriva de logos, que é o estudo ou discussão a respeito de algo.
A partir desses significados, podemos afirmar que a técnica é o domínio do conjunto de conhecimentos que é necessário para executar algo e, portanto, costuma-se dizer que o violinista ou o guitarrista possuem técnica, quando ambos dominam ou têm o conjunto de habilidades necessárias para tocar bem os seus instrumentos.
Há técnica para muitas coisas, que vão do bom desempenho no preparo de um prato em gastronomia, passando pelo marceneiro que utiliza seu conhecimento e diversas ferramentas na construção de um móvel e, culminando no artista plástico, que sabe como combinar tintas, pincéis e demais instrumentos, para produzir uma obra de arte.
De modo complementar, o sufixo “logia” se refere ao estudo das técnicas, quando nos referimos à palavra tecnologia.
Sendo assim, analogamente, toda vez que é empregada como sufixo, refere-se ao estudo daquilo que o prefixo significa, como no caso de biologia, que é o estudo da vida, visto que bio (bios, em grego) é a palavra para vida.
O que é tecnologia?
Podemos definir tecnologia, como sendo o estudo dos melhores métodos / modos de se fazer algo, para produzir os resultados mais eficientes, nas mais diversas áreas.
Como muitas definições, essa acima é um tanto vaga e genérica, não é mesmo?
Para além desse problema, há outra questão importante, que é a limitação a qual o termo vem sendo associado.
Frequentemente a palavra tecnologia tem sido utilizada apenas como sinônimo de avanços no segmento de eletrônica e computação, onde de fato há muita tecnologia embutida em cada componente que faz parte dos dispositivos e dos programas geralmente contidos neles.
Isso fica mais evidente quando acessamos um portal de conteúdo na Internet e clicamos na seção de tecnologia e tudo o que encontramos, são notícias relacionadas a aparelhos eletrônicos, jogos e eventualmente algum programa ou sistema.
Mas tecnologia não é só isso! Tecnologia não é sinônimo de avanços em aparelhos eletroeletrônicos e jogos ou programas de computador.
Não, não é equívoco dizer que o smartphone que você carrega no bolso ou na bolsa, é um aparelho tecnológico.
Também não é errado pensar na sua smartTV, no servidor no qual está hospedado o seu site, nos sistemas operacionais e softwares neles instalados, ou ainda em uma série de gadgets eletrônicos que povoam nossas casas, escritórios, lojas e feiras de tecnologia, ou ainda nos wearables que vestimos, como exemplos legítimos de tecnologia embarcada.
Entretanto, ao avaliarmos a etimologia da palavra, somos capazes de ampliar o conceito associado, bem como enxergar melhor o seu alcance e os benefícios que ela pode proporcionar na vida das pessoas. Aliás, a criação de toda e qualquer tecnologia, tem como propósito final, entregar mais benefícios e facilidades, como veremos logo mais.
O simples ato de parar o seu carro no posto de gasolina para abastecer, só é possível graças a uma série de tecnologias:
-
Só há disponibilidade de gasolina, porque existe um conjunto de tecnologias de prospecção, que permitem identificar os campos de petróleo e o seu potencial;
-
Sua obtenção, só é possível porque há tecnologias desenvolvidas para extrair o petróleo das profundezas do oceano (pré-sal) ou de várias camadas no subsolo;
-
Há também tecnologias criadas para refiná-lo, resultando em uma série de subprodutos, do qual a gasolina é apenas um deles;
-
E não para por ai, já que o combustível só sai do reservatório do posto e chega ao tanque de combustível do automóvel, porque há tecnologias presentes na bomba.
Ao dar a partida no veículo, para sair do posto, há muitas tecnologias presentes no motor e outras partes do automóvel, que possibilitam guiá-lo, bem como nos freios que o fazem parar, nos pneus que rolam sobre o asfalto, sendo que este é também resultante de uma tecnologia e de outro subproduto do petróleo.
E eis que ao chegar em casa e subir pelo elevador até seu apartamento, a tecnologia permite que você não tenha que usar as escadas. Já dentro de casa, ao abrir a torneira para matar sua sede, mais um conjunto de tecnologias permitiu que de lá saísse água potável. Ao se sentar à mesa, o prato de arroz com feijão, é repleto de tecnologias para produção dos grãos e para a sua transformação em uma refeição.
E até quando você termina o seu dia, veste tecnologia, deita-se sobre tecnologia e cobre-se com tecnologia, afinal, como a essa altura você já desconfia, há bastante tecnologia na produção dos tecidos do pijama, no colchão, no travesseiro, nos lençóis e nos cobertores.
Enfim, somos circundados por tecnologias que permitem a criação de boa parte de tudo que consumimos, sejam eles bens duráveis ou não, de modo que sejam mais confortáveis, úteis e quem sabe até inteligentes, como são os dispositivos da AIoT (Artificial Intelligence of Things, ou Inteligência Artificial das Coisas, em português).
A tecnologia e seus papéis
Depois de tudo isso, não resta dúvida que a tecnologia vai bem além do setor de equipamentos eletrônicos nas lojas de departamento ou nos sites de e-commerce, certo?
A tecnologia tem também papel social, científico, educacional, cultural, sanitário e ambiental.
Ela está presente ou viabiliza uma ampla gama de situações e estende seus braços por várias áreas, como por exemplo:
-
Por meio de inúmeras pesquisas e estudos científicos, conduzidos em universidades como USP e Unicamp, institutos como o Butantan, fundações como a Fiocruz e até mesmo na indústria, que ocorre o desenvolvimento de medicamentos, vacinas e outros produtos da indústria farmacêutica, que são repletos de tecnologias;
-
Se o avanço tecnológico, o consumismo desenfreado e a obsolescência programada, resultam em volumes cada vez maiores de produtos descartáveis e e-lixo, uma série de novas tecnologias têm sido desenvolvidas para reciclar materiais, tanto poupando os recursos naturais, como diminuindo o impacto ambiental do descarte incorreto e crescente de lixo de toda natureza;
-
No campo é possível dar uma nova perspectiva econômica e por consequência social, ao focar na geração de conhecimentos e tecnologias para a agropecuária brasileira, favorecendo a agricultura familiar, de subsistência ou mesmo para comercialização, graças às inovações produzidas nas muitas unidades das Embrapas;
-
Em termos educacionais, não se trata apenas de possibilitar o Ensino a Distância (EaD) ou de viabilizar a transformação digital nas escolas, mas de usá-la para democratizar o ensino e alcançar mais crianças, instituir novos métodos pedagógicos, entre outros papéis essenciais;
-
Também graças a tecnologia, que é possível transportar de modo seguro desde outro continente, obras de arte mundialmente famosas para uma exposição na Pinacoteca de São Paulo, ou ir ao Planetário e conhecer como é constituído o nosso sistema solar, ou se preferir, assistir de onde você estiver, um show em realidade virtual;
-
Os crescentes avanços tecnológicos, também estão permitindo gerar inovações no campo das fontes de energias renováveis, disseminação de métodos de cultivo mais ecológicos e mais produtivos, além da gestão mais eficiente de resíduos, de modo a reduzir os impactos ambientais e promover a sustentabilidade;
-
Na medicina, também não é diferente, auxiliando desde o desenvolvimento de tratamentos mais eficientes, diagnósticos mais precisos, cirurgias menos invasivos e acompanhamentos minuciosos e em tempo integral dos pacientes, entre uma lista imensa de novas possibilidades.
Portanto, o papel mais básico da tecnologia, é utilizar o conhecimento adquirido para idealizar formas novas e melhores de se fazer as coisas nas mais diversas áreas.
Mas se tudo o que você quer, é fugir dessa modernização intensa do mundo e voltar ao passado, quando a tecnologia ainda não estava tão intrincada em nossas vidas e resolve apenas ler um livro impresso em papel, como era tão comum há não tanto tempo, saiba que no papel, na tinta, na impressão e na encadernação do livro escolhido, há muita tecnologia!
Conclusão
A tecnologia, que é o estudo dos conhecimentos e/ou habilidades necessários para se fazer algo, constitui mais do que um simples sinônimo dos avanços em uma determinada área, como por exemplo, eletrônica. A tecnologia consiste dos conhecimentos adquiridos para se fazer coisas e produzir resultados em diversas áreas, como na medicina, na cultura e até mesmo nas relações humanas, melhorando a vida das pessoas e da sociedade como um todo.