Por que sua empresa deve participar de feiras de negócios?

Feiras de negócios existem desde a idade média, obviamente em formatos e com propostas muito diferentes das atuais, exceto pelo fato do principal objetivo ser o mesmo – oferecer algo que se tem em troca de algo que se quer / precisa ou de modo mais simples, negociar.

Essa prática que atravessou séculos, ainda existe por um conjunto de razões conhecidos por muitos e que trataremos de modo mais detalhado no post de hoje.

O que é uma feira de negócios?

Obviamente que nossa intenção aqui não é apenas responder o que é uma feira de negócios. Todo mundo sabe, ou pelo menos, tem uma ideia bastante boa do que seja, mesmo que nunca tenha participado de nenhuma.

Diferentemente das primeiras, atualmente uma feira reúne empresas e profissionais que têm algum nível de envolvimento na área que é tema central do evento.

Em função disso, não se tem como principal objetivo vender alguma coisa para alguém. Claro que quando acontece, é ótimo, porém há outros objetivos intermediários e que muitas vezes vão além da operação comercial.

Seja qual for o setor-alvo em torno do qual ela tenha sido organizada e quem são os responsáveis por conduzi-la, hoje em dia um evento do tipo pode contar com palestras de especialistas, fóruns de discussão, rodadas de negócios e uma série de outras ações que não ficam limitadas em oferecer uma área de expositores aberta aos visitantes.

Ou seja, são realizados vários tipos de ações ao longo do evento, que têm como propósito criar variadas oportunidades aos participantes, sejam eles expositores, sejam visitantes e que muitas vezes transcorrem para além do espaço e do período em que a feira acontece.

12 motivos para participar de uma feira de negócios

Como já deve ter ficado claro, participar de uma feira como expositor ou visitante, extrapola o paradigma normalmente associado de vender ou comprar algo.

Mesmo nos eventos mais simples e restritos aos modelos mais tradicionais, é possível – e extremamente desejável – termos vários desdobramentos.

1. Networking

Trocar informações e conhecer pessoas e empresas que atuam no mesmo mercado, o chamado networking, é o primeiro e mais imediato motivo para participar de feiras.

O ambiente é propício para conversas, nas quais os envolvidos têm a chance de fornecer informações e colher outras, que não se teria em outras situações quotidianas. As pessoas ali, entre outras razões, estão ativamente dispostas a relacionarem-se.

A troca de cartões, de contatos comerciais, o material impresso que se colhe, os brindes, as experiências vividas nos stands e as muitas ações nas quais se participa, são apenas o ponto de partida para relacionamentos que podem ser desenvolvidas após a feira.

2. Conhecimento do mercado

Não é raro, especialmente para aqueles que já tem um bom tempo de atuação ou experiência no mercado, acharem que sabem tudo a respeito, ou pelo menos, tudo o que importa saber.

Esse tipo de visão pode trazer muitas limitações, já que mesmo os mercados mais conservadores, evoluem e mudam com o tempo, tanto em termos de necessidades, desejos e expectativas dos consumidores, como em termos da concorrência.

É em eventos do tipo, que se tem chances únicas de conversas e de coleta de informações que não se tem em condições normais.

Quantas vezes e por quais condições de trabalho, você tem a chance de ter um concorrente seu no stand ao lado e poder ter conversas que normalmente não têm? Essa situação tão comum, pode produzir desdobramentos inesperados e surpreendentes.

E quanto aos seus clientes? Quantos visitarão o stand e viverão situações de atendimento bem diferentes daquelas do dia a dia, por mais personalizado que seja o atendimento prestado pela empresa.

Exemplos práticos do quanto é possível aprimorar o conhecimento do mercado, não faltam, como é o caso do próximo fator.

3. Pesquisa

Pesquisas são comuns e frequentes em feiras e por isso, existe uma disposição prévia em respondê-las, especialmente por parte de quem aceita participar.

Quando não, pode haver a distribuição de brindes como estímulo ou até de “prêmios” especiais.

Mesmo quando ela não é feita formalmente, a coleta de informações se dá pelos atendimentos prestados, o esclarecimento de dúvidas aos visitantes, nas muitas conversas e até como fruto da observação do movimento.

4. Fornecedores

Eventos do tipo também são ótimos estreitar o conhecimento e relacionamento com fornecedores consolidados, assim como conhecer novos.

Além disso, é comum descobrir fornecedores que fornecem produtos / serviços que nunca se considerou consumir, mas que podem agregar valor à operação, como por exemplo, um sistema que automatiza um procedimento manual da empresa, com consequências em termos de produtividade e custos.

5. Parcerias

Conhecer empresas com as quais é possível costurar legítimas parcerias, ou seja, quando a soma dos esforços produz resultados maiores e melhores do que a atuando individualmente.

Por não haver o compromisso quase que obrigatório e implícito de uma empresa se “vender” para a outra, que existem em negociações formais do quotidiano de negócios, o interesse surge de forma mais orgânica.

6. Institucional

Raras vezes se tem uma oportunidade de desenvolver tantas ações de Marketing como em uma feira.

Para cada ação possível (palestras, stands, fóruns, almoços, etc) durante o evento, uma ou várias ações podem serem feitas pela empresa, reforçando e/ou contribuindo para a construção da marca (branding) perante o mercado.

Brindes, dinâmicas, apresentações, concursos, material impresso e digital e o que mais a criatividade, o tempo e espaço do evento permitirem, acabam por constituir um verdadeiro “bombardeio” de ações de Marketing voltado à imagem da empresa / marca.

7. Tecnologia do setor

A tecnologia deve servir como facilitador para pessoas e empresas e as empresas focadas em oferecer tecnologia sabem disso e cada vez mais estão de olho nesse tipo de evento.

Encontrar novas tecnologias para produzir mais, melhor e com menores custos, é outro atrativo das feiras.

8. Decisores

Os stands das feiras são um lugar bem apropriado para conhecer e iniciar relacionamentos comerciais com os tomadores de decisão de empresas, sejam eles clientes em potencial, sejam fornecedores.

Pessoas com papel-chave, gestores e algumas vezes até mesmo CEOs e alta cúpula da empresa, estão presentes e são acessíveis, constituindo uma oportunidade rara para negociar parcerias, negociar contratos especiais e questões que nem sempre são possíveis ou fáceis no quotidiano dos negócios.

9. Concorrência

Conhecer melhor a concorrência e ver como se dá sua atuação no mercado, como já havíamos mencionado, pode ser uma oportunidade de ouro.

Observar o comportamento (o que fazem e como fazem), suas ações de Marketing, suas estratégias, ver de perto possíveis lançamentos, erros e acertos, entre outros aspectos, muitas vezes só é possível em um evento assim e pelos olhos das pessoas que têm poder de decisão.

10. Mailing

Ampliar o próprio mailing e que no caso de uma feira, possibilita que seja bem segmentado, é outro benefício indiscutível.

Muitas feiras, a depender de como foram estruturadas, fornecem mailings constituídos não só dos expositores, quanto dos participantes das ações, como por exemplo, das palestras e fóruns que eventualmente tenham integrado o evento.

Quando combinado com pesquisas, os mailings podem representar um arsenal valioso de informações.

11. Tendências

Fruto de alguns aspectos acima, como conhecimento do mercado e tecnologia, é possível descobrir tendências, mudanças e inovações no mercado em que se atua.

Manter-se atento e atualizado a esses movimentos, é essencial para não só manter-se alinhado com as expectativas, mas principalmente tentar antecipar-se às mudanças e no melhor dos cenários, ser responsável por ditar os rumos do setor.

12. Relacionamento

Outra razão frequentemente explorada por quem costuma participar, é gerar e ampliar relacionamentos.

Ter tomadores de decisão participando e vendo tudo o que acontece, todas experiências e contatos produzidos, as informações e conhecimentos adquiridos, as parcerias possíveis, enfim o cenário resultante, favorecem o Marketing de Relacionamento.

Conclusão

O ambiente de uma feira de negócios constitui uma situação privilegiada e única para uma empresa e profissionais da área, com benefícios inquestionáveis.

 

 

 

 

Comentários ({{totalComentarios}})