O que é ROI e qual a importância para o seu negócio?
Quem resolve empreender, em meio aos muitos desafios e novidades, encontrará uma imensidão de siglas e termos, sendo que muitos nem sempre são conhecidos, não é mesmo?
Uma dessas muitas, é o ROI, que não é uma sigla qualquer, mas uma cujo uso e compreensão, é essencial para o sucesso da empresa.
Quer saber o seu significado, a sua importância e outras questões que você precisa conhecer?
Então vem com a gente…
O que é ROI?
“Return Over Investment” significa retorno sobre o investimento, em português e é o termo associado à sigla ROI, cuja função é quantificar o ganho obtido, a partir do que foi aplicado em um projeto, um equipamento ou outro recurso da empresa.
O ROI também pode ser expresso por uma fórmula matemática simples:
E se você é daqueles que fica arrepiado quando lhe apresentam fórmulas matemáticas, não se assuste, porque é bastante simples, ainda que a primeira impressão não pareça.
Tudo o que você precisa saber, é o valor do “ganho obtido” e do “investimento feito”.
De posse desses números, você deduz (subtrai) o segundo do primeiro. O resultado, deve ser dividido pelo investimento feito e finalmente multiplicado por 100.
O número final, é um percentual.
Sendo assim, em uma situação hipotética, na qual você aplicou R$ 1000,00 na compra de um equipamento e ele proporcionou um ganho de R$ 2000,00, a conta ficará assim:
ROI = (2000 – 1000) / 1000 X 100 = 1000 / 1000 X 100 = 100%
Ou seja, no exemplo acima, o retorno sobre o investimento feito, foi de 100%, ou se preferir, você dobrou a quantia aplicada. Outra possível interpretação, é que para cada real investido, você obteve dois reais.
Como interpretar o ROI?
O conceito associado ao ROI, é razoavelmente intuitivo e praticamente autoexplicativo, porém, há sutilezas que precisam ser observadas, ao interpretar o resultado da expressão matemática, para que não se cometam erros importantes e que comprometem a eficiência e utilidade dessa métrica:
-
O resultado do ROI pode ser um valor positivo ou negativo. Quando for negativo, a interpretação é que o ganho não pagou o investimento feito. Visto de outra forma, não houve ganho;
-
Há situações nas quais o ganho continua acontecendo ao longo do tempo e, portanto, o retorno também será, sendo necessário considerar o montante obtido para esse prazo;
-
Na combinação das duas hipóteses acima, um investimento pode não se pagar em um momento inicial, mas retornar um ganho real em um momento futuro e que consiste do prazo para o “investimento se pagar” e o momento a partir do qual, o restante é o ganho efetivo;
-
Há uma terceira possibilidade que não mencionamos anteriormente, que é quando o resultado é igual a zero, indicando que não houve ganho real, mas também não houve prejuízo;
-
A depender do objeto do investimento, como no exemplo da compra de uma máquina, ela pode ser vendida e ainda que ocorra depreciação do preço pago, o retorno pode ser positivo;
-
Existem retornos e investimentos que são difíceis de quantificar ou são abstratos. É caso quando o investimento foi com o objetivo de melhorar a imagem da marca (branding), por exemplo. Nesse caso, não dá para quantificar o ganho e, portanto, não dá para calcular o ROI.
Logo, ainda que seja simples e intuitivo, é preciso compreender o conceito e todas as variáveis envolvidas, como o tipo de investimento, o prazo para obter o retorno, entre outras.
No entanto, em linhas gerais, é seguro afirmar que um ROI positivo, implica lucro em relação ao que foi aplicado. Já um ROI negativo, significa que o investimento feito, não se pagou, ou se preferir, que houve perda em relação ao momento do investimento.
Quais são as vantagens de utilizar o ROI?
Uma vez observadas algumas ressalvas e a diversidade de fatores que podem afetar o resultado, o uso do ROI é importante e tem vantagens reais:
Grau de eficiência do investimento
Possibilita identificar qual investimento produz mais retorno, mas para tanto, é preciso ser comparativo.
Em outras palavras, quando houver duas ou mais alternativas de investimento, deve-se calcular o ROI de cada uma e o maior valor obtido, é daquele que dá o maior retorno.
Porém, é preciso que as variáveis de cada situação, sejam iguais. Se por exemplo, um projeto dá retorno menor que o outro, mas permanece gerando ganhos ao longo do tempo e o outro não, não é possível afirmar que ele é menos rentável.
Tomada de decisões
Outra consequência e que está intimamente relacionada à vantagem anterior, é o processo de tomada de decisão, já que a empresa tem um indicador seguro para avaliar o que produz maior retorno, desde que observadas as variáveis envolvidas, como o prazo do retorno, por exemplo.
Medir o desempenho
O ROI também serve como um indicador de como se dá o desempenho do negócio.
Para tanto, a adoção do ROI pode ser feita em uma variedade de situações:
-
Cálculo do ROI para os diferentes projetos da empresa;
-
Pode-se comparar os resultados de diferentes áreas na empresa;
-
Também é possível avaliar dois momentos diferentes, quando ocorreu investimentos diferentes em cada um, por comparação do ROI dos respectivos momentos;
-
Caso tenha havido investimento em duas linhas de produção de diferentes produtos, é possível saber qual produto está sendo mais rentável;
-
Quando se sabe o investimento e o ganho da concorrência, é possível avaliar se a empresa está igual, acima ou abaixo da média e, portanto, o seu grau de eficiência no mercado em que atua;
-
Permite avaliar se número estimado ou o pretendido (a meta), foi alcançado ou não;
-
Serve também de parâmetro comparativo para outras decisões futuras.
Responsabilidade financeira
Outra vantagem da adoção do ROI, é assegurar a responsabilidade financeira da empresa na aplicação dos seus recursos.
Ao avaliar o ganho efetivo de cada investimento feito, é possível estabelecer quais foram mais rentáveis e, portanto, saber o quão capaz é a empresa no gerenciamento dos seus recursos.
Ou seja, os responsáveis pelos investimentos, demonstram numericamente o comprometimento com os objetivos no negócio, com a saúde financeira e, consequentemente, com a manutenção do negócio a longo prazo.
Planejamento
A análise acurada do ROI para cada investimento feito, contribui para o planejamento futuro, uma vez que fornece indicadores seguros de onde investir recursos de maneira mais eficiente.
O conhecimento e o estudo do retorno financeiro das diferentes alternativas de projetos, das áreas de investimento, possibilita concentrar os seus recursos e os seus esforços, para os que apresentam maior potencial de retorno.
Quais as ineficiências do ROI?
Quem chegou até aqui e ainda não conhecia o conceito, deve estar empolgado e ansioso para aplicá-lo em uma variedade de situações, não é mesmo?
Entretanto, apesar de vantagens inegáveis, há também ineficiências, as quais muitas vezes decorrem da sua “simplicidade”.
Vamos entender melhor as limitações do ROI?
Não considera o tempo
De acordo com o que já falamos, a expressão matemática é instantânea, ou seja, reflete apenas um momento e não como o retorno ocorre ao longo de um intervalo de tempo.
É suficiente para uma campanha com prazo estipulado, como as vendas que ocorrem pelo impulsionamento em uma rede social, por exemplo. Ao fim da campanha, basta levantar o custo necessário para sua realização e a receita líquida obtida e aplicar a fórmula.
Mas a medida que o retorno ocorre ao longo de um prazo indefinido, não há tirar conclusões finais, sem considerá-lo.
Suponhamos que dois investimentos em projetos distintos, resultem em um mesmo número, mas um requer 6 meses e o outro, 9 meses, o primeiro é mais vantajoso que o segundo, pois o retorno ocorreu antes.
Não contempla o ambiente econômico
Tem relação com a desvantagem anterior, ao não considerar as influências que o retorno dá ao longo do tempo, bem como o prazo no qual o capital investido, gerou o ganho.
Em termos práticos, se em X anos o seu retorno foi de 200%, mas no mesmo período houve Y de inflação e Z de ganho por parte de uma aplicação financeira para o mesmo valor investido, não é real o ganho resultante da fórmula. Nesse cenário, precisam ser descontadas a inflação e o lucro que o valor investido daria na aplicação.
Logo, por conta das oscilações do ambiente econômico, os números do ROI só refletem o ganho efetivo com alguma precisão, no curto prazo.
Sazonalidade
A sazonalidade é outra variável que não tem como ser considerada e que pode ter relevante influência nos resultados.
Se por exemplo, foi feita uma campanha do Dia das Mães e cujo ROI foi de 400%, realizar o mesmo investimento em outro período do ano, ainda que em moldes semelhantes, pode produzir outro número bastante diferente.
Nesse caso, não serve como indicador confiável.
Não é qualitativo
O ROI não é um indicador qualitativo, mas quantitativo.
Conforme exemplo anterior, não dá para estimar o retorno de um investimento feito, visando melhorar a imagem da marca, ou aumentar o grau de satisfação dos clientes, ou ainda, o seu nível de fidelização, por exemplo.
Aspectos como os citados, são qualitativos.
Significa dizer que, não dá para saber o retorno de todo tipo de investimento, pois alguns benefícios conseguidos, não são quantificáveis e alguns são intangíveis.
Conclusão
O ROI é um conceito e um indicador importante e razoavelmente confiável, da lucratividade obtida a partir de um investimento feito.