O que é RCS, recursos e vantagens?

Embora ainda não seja muito popular entre os usuários brasileiros, o RCS já é uma realidade consistente e uma ferramenta com potencial importante para a comunicação e mais uma alternativa para as marcas que investem em estratégias multicanal.

Ainda não sabe o que é o RCS? Quais os seus recursos e quais as suas vantagens?

Então reserve uns minutos para conhecer tudo o que é importante sobre essa ferramenta.

O que é RCS?

RCS é a sigla de Rich Communication Service (Serviço de Comunicação Rica, em português) e que consiste de um protocolo de comunicação que visa substituir o SMS, oferecendo recursos adicionais e mais avançados.

Apesar do seu uso aumentar apenas nos últimos anos, o RCS foi concebido em 2007 por um grupo de empresas do setor de telecomunicações, que buscavam uma alternativa mais poderosa ao antigo e limitado SMS.

Em 2008, o projeto foi abraçado pela GSMA (Global System for Mobile Communications Association), a mesma organização responsável por padronizar tecnologias móveis como o GSM, visando fornecer aos usuários uma experiência de mensagens mais interativa e rica, por meio do aplicativo de mensagens já presente nos aparelhos celulares.

Mas foi apenas em 2016, quando o Google passou a investir fortemente na tecnologia e a integrá-la ao app Mensagens do Android, que o recurso começou a receber mais atenção, fazendo com que aos poucos as operadoras e os fabricantes de aparelhos começassem a considerá-lo como uma alternativa definitiva ao SMS.

Quais os recursos do RCS?

Conforme adiantamos, o RCS oferece uma ampla gama de recursos comparado ao SMS, que o torna uma alternativa de comunicação mais poderosa e alinhada ao que os dispositivos modernos permitem, como por exemplo:

  • Texto com formatação (negrito, itálico, sublinhado);

  • Envio de imagens em vários formatos, vídeos e áudios, sem necessidade de compressão para redução do tamanho e consequente perda da qualidade;

  • Mensagens longas, sem limite de caracteres, como ocorre nos envios de SMS, os quais são limitados a 160;

  • Confirmação de leitura e de entrega de mensagens;

  • Status de digitação, permitindo saber quando o contato está digitando;

  • Chat individual ou em grupo;

  • O chat em grupo permite a criação de grupos com vários participantes e funções de administração, como nomeação de grupos, adição e remoção de membros;

  • Compartilhamento de mídia e documentos em grupos;

  • Por meio de integrações com plataformas empresariais, é possível dispor de conteúdos interativos, como por exemplo, lembretes automáticos para consultas médicas, pagamentos e vencimentos de títulos, acompanhar entregas e rastreamento de pedidos, entre outros compromissos agendados;

  • Com as integrações voltadas aos negócios, é possível dispor de chatbots e CRMs para atendimento, vendas e suporte, além da obtenção de uma variedade de métricas (leitura, cliques, respostas, conversões, etc);

  • Personalização e reações às mensagens, como stickers, emogis e GIFs;

  • Geolocalização e compartilhamento de local em tempo real por meio do chat;

  • Suporta Wi-Fi ou o uso dos dados móveis, ou seja, funciona via internet (4G, 5G e Wi-Fi) e nesses casos, não depende da rede de telefonia celular, como é o caso do SMS tradicional.

É importante destacar, que ainda que o protocolo permita uma série de recursos, alguns só são possíveis por meio de integrações com plataformas de terceiros, como é o caso dos mencionados chatbots e CRM, ou até mesmo de um agente de IA.

Outros recursos, apesar de serem possíveis nativamente no protocolo, dependem da infraestrutura da operadora de telefonia, como é o caso das chamadas de voz e vídeo.

Quais as vantagens do RCS?

Só pela grande lista de recursos, sejam os nativos, sejam os implementáveis via integração com outras plataformas, é nítido que há enormes vantagens comparativamente ao SMS, porém há ainda outros benefícios não tão aparentes:

  • Já está disponível para Android (via Google Messages) e desde a versão 18, no iOS (via iMessage), a tendência é que ele se torne um padrão universal de mensagens e, portanto, disponível para todo tipo de dispositivo móvel;

  • Graças ao uso do Wi-Fi, não fica restrito às redes de telefonia móvel;

  • Os múltiplos recursos, permitem uma comunicação mais rica e interativa, além de ocorrer em tempo real;

  • Dispensa a instalação e o uso de um app de terceiros, como é o caso do WhatsApp ou o Telegram, os quais têm recursos e funcionalidades similares;

  • Constitui uma alternativa de comunicação adicional e que pode ser bastante interessante para empresas com estratégias de comunicação multicanal;

  • Faz uso de criptografia de ponta a ponta (E2EE ou ("end-to-end encryption", em inglês), o que é importante para a segurança e privacidade dos usuários, já que somente o remetente e o destinatário de uma mensagem possam acessá-la, impedindo que terceiros, incluindo o provedor de serviços, leiam ou alterem qualquer mensagem;

  • Nas integrações comerciais, é possível usá-lo para diversos fins, como promoções personalizadas, rastreamento de pedidos, pesquisa de satisfação, carrossel de produtos e sem que o contato final precise instalar nada;

  • A disponibilidade de métricas (taxa de entrega, abertura, clique, etc) possibilita uma visão e otimização das campanhas de Marketing e conhecer o ROI de cada uma delas;

  • Alguns dos muitos benefícios do RCS, resultam em maior engajamento por parte dos usuários;

  • Verificação de remetente (RCS Business Messaging ou Mensagens Comerciais RCS ) e que consiste de um processo que visa assegurar a legitimidade e confiabilidade dos remetentes das mensagens, aumentando a segurança do usuário contra golpes e fraudes online, como phishing, bem como coibindo o envio de SPAM;

  • Além da transparência e da segurança maiores, as empresas que utilizam RCS Business Messaging, têm mais uma importante oportunidade de relacionamento e de reforçar o trabalho de branding;

  • Como o sistema possui a API aberta (open source), isso favorece as integrações e o surgimento de novas funcionalidades.

Como funciona a verificação do remetente?

Para que um remetente seja verificável quanto à identidade, por aqueles que receberem suas mensagens, é preciso cumprir um procedimento que é razoavelmente simples.

  1. Verificação de identidade para empresas

    1. As empresas interessadas, devem se registrar em plataformas ou operadoras parceiras;

    2. A empresa parceira escolhida, dará as orientações para a criação do perfil comercial da empresa, que será verificado pelo Google;

    3. O processo consiste de confirmar as informações quanto à identidade e o direito de uso do nome da marca e do respectivo logotipo;

    4. Uma vez concluída a verificação e aprovada, o agente, que é o perfil da empresa no RCS, é lançado nas redes de operadoras, recebendo um selo de verificação.

  2. Criptografia e assinatura digital

    1. As mensagens passam por criptografia;

    2. São assinadas digitalmente, garantindo que não foram alteradas no caminho;

    3. O destinatário pode verificar se a mensagem realmente veio da empresa oficial.

  3. Exibição no app Google Messages

    1. Quando uma empresa verificada envia uma mensagem, aparece o nome da empresa (em vez de um número desconhecido);

    2. É exibido também o logotipo oficial da marca;

    3. Indicador ou selo de verificação.

Desvantagens do RCS

Embora pareça uma tecnologia cheia de benefícios, como qualquer coisa, há também alguns cuidados, especialmente no lado do usuário e em termos de segurança:

  • Mesmo havendo mecanismos de segurança, como a criptografia, nem todas as mensagens sempre serão criptografadas, dependendo das configurações do usuário e de características de infraestrutura da rede. Portanto, nesse cenário, a comunicação pode ser suscetível a terceiros;

  • Os tipos de conteúdo interativo, podem ser explorados se um remetente mal-intencionado e não verificado, souber explorar as possibilidades dos seus recursos;

  • Como em muitos dos golpes / fraudes online, o uso de engenharia social no envio de mensagens falsas, porém suficientemente convincentes, pode expor o usuário a uma variedade de ameaças digitais;

  • Um aplicativo de mensagens e/ou um sistema operacional desatualizados, podem conter um bug ou vulnerabilidade exploráveis e expor o usuário;

  • As integrações de terceiros, se não forem bem desenvolvidas e a depender das funcionalidades, podem conter vulnerabilidades e constituir uma porta para criminosos digitais.

Conclusão

O RCS é um protocolo / serviço poderoso e que constitui mais uma alternativa interessante para as estratégias de comunicação multicanal das empresas.

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