O que é RCS, recursos e vantagens?
Embora ainda não seja muito popular entre os usuários brasileiros, o RCS já é uma realidade consistente e uma ferramenta com potencial importante para a comunicação e mais uma alternativa para as marcas que investem em estratégias multicanal.
Ainda não sabe o que é o RCS? Quais os seus recursos e quais as suas vantagens?
Então reserve uns minutos para conhecer tudo o que é importante sobre essa ferramenta.
O que é RCS?
RCS é a sigla de Rich Communication Service (Serviço de Comunicação Rica, em português) e que consiste de um protocolo de comunicação que visa substituir o SMS, oferecendo recursos adicionais e mais avançados.
Apesar do seu uso aumentar apenas nos últimos anos, o RCS foi concebido em 2007 por um grupo de empresas do setor de telecomunicações, que buscavam uma alternativa mais poderosa ao antigo e limitado SMS.
Em 2008, o projeto foi abraçado pela GSMA (Global System for Mobile Communications Association), a mesma organização responsável por padronizar tecnologias móveis como o GSM, visando fornecer aos usuários uma experiência de mensagens mais interativa e rica, por meio do aplicativo de mensagens já presente nos aparelhos celulares.
Mas foi apenas em 2016, quando o Google passou a investir fortemente na tecnologia e a integrá-la ao app Mensagens do Android, que o recurso começou a receber mais atenção, fazendo com que aos poucos as operadoras e os fabricantes de aparelhos começassem a considerá-lo como uma alternativa definitiva ao SMS.
Quais os recursos do RCS?
Conforme adiantamos, o RCS oferece uma ampla gama de recursos comparado ao SMS, que o torna uma alternativa de comunicação mais poderosa e alinhada ao que os dispositivos modernos permitem, como por exemplo:
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Texto com formatação (negrito, itálico, sublinhado);
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Envio de imagens em vários formatos, vídeos e áudios, sem necessidade de compressão para redução do tamanho e consequente perda da qualidade;
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Mensagens longas, sem limite de caracteres, como ocorre nos envios de SMS, os quais são limitados a 160;
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Confirmação de leitura e de entrega de mensagens;
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Status de digitação, permitindo saber quando o contato está digitando;
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Chat individual ou em grupo;
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O chat em grupo permite a criação de grupos com vários participantes e funções de administração, como nomeação de grupos, adição e remoção de membros;
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Compartilhamento de mídia e documentos em grupos;
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Por meio de integrações com plataformas empresariais, é possível dispor de conteúdos interativos, como por exemplo, lembretes automáticos para consultas médicas, pagamentos e vencimentos de títulos, acompanhar entregas e rastreamento de pedidos, entre outros compromissos agendados;
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Com as integrações voltadas aos negócios, é possível dispor de chatbots e CRMs para atendimento, vendas e suporte, além da obtenção de uma variedade de métricas (leitura, cliques, respostas, conversões, etc);
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Personalização e reações às mensagens, como stickers, emogis e GIFs;
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Geolocalização e compartilhamento de local em tempo real por meio do chat;
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Suporta Wi-Fi ou o uso dos dados móveis, ou seja, funciona via internet (4G, 5G e Wi-Fi) e nesses casos, não depende da rede de telefonia celular, como é o caso do SMS tradicional.
É importante destacar, que ainda que o protocolo permita uma série de recursos, alguns só são possíveis por meio de integrações com plataformas de terceiros, como é o caso dos mencionados chatbots e CRM, ou até mesmo de um agente de IA.
Outros recursos, apesar de serem possíveis nativamente no protocolo, dependem da infraestrutura da operadora de telefonia, como é o caso das chamadas de voz e vídeo.
Quais as vantagens do RCS?
Só pela grande lista de recursos, sejam os nativos, sejam os implementáveis via integração com outras plataformas, é nítido que há enormes vantagens comparativamente ao SMS, porém há ainda outros benefícios não tão aparentes:
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Já está disponível para Android (via Google Messages) e desde a versão 18, no iOS (via iMessage), a tendência é que ele se torne um padrão universal de mensagens e, portanto, disponível para todo tipo de dispositivo móvel;
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Graças ao uso do Wi-Fi, não fica restrito às redes de telefonia móvel;
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Os múltiplos recursos, permitem uma comunicação mais rica e interativa, além de ocorrer em tempo real;
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Dispensa a instalação e o uso de um app de terceiros, como é o caso do WhatsApp ou o Telegram, os quais têm recursos e funcionalidades similares;
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Constitui uma alternativa de comunicação adicional e que pode ser bastante interessante para empresas com estratégias de comunicação multicanal;
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Faz uso de criptografia de ponta a ponta (E2EE ou ("end-to-end encryption", em inglês), o que é importante para a segurança e privacidade dos usuários, já que somente o remetente e o destinatário de uma mensagem possam acessá-la, impedindo que terceiros, incluindo o provedor de serviços, leiam ou alterem qualquer mensagem;
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Nas integrações comerciais, é possível usá-lo para diversos fins, como promoções personalizadas, rastreamento de pedidos, pesquisa de satisfação, carrossel de produtos e sem que o contato final precise instalar nada;
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A disponibilidade de métricas (taxa de entrega, abertura, clique, etc) possibilita uma visão e otimização das campanhas de Marketing e conhecer o ROI de cada uma delas;
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Alguns dos muitos benefícios do RCS, resultam em maior engajamento por parte dos usuários;
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Verificação de remetente (RCS Business Messaging ou Mensagens Comerciais RCS ) e que consiste de um processo que visa assegurar a legitimidade e confiabilidade dos remetentes das mensagens, aumentando a segurança do usuário contra golpes e fraudes online, como phishing, bem como coibindo o envio de SPAM;
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Além da transparência e da segurança maiores, as empresas que utilizam RCS Business Messaging, têm mais uma importante oportunidade de relacionamento e de reforçar o trabalho de branding;
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Como o sistema possui a API aberta (open source), isso favorece as integrações e o surgimento de novas funcionalidades.
Como funciona a verificação do remetente?
Para que um remetente seja verificável quanto à identidade, por aqueles que receberem suas mensagens, é preciso cumprir um procedimento que é razoavelmente simples.
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Verificação de identidade para empresas
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As empresas interessadas, devem se registrar em plataformas ou operadoras parceiras;
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A empresa parceira escolhida, dará as orientações para a criação do perfil comercial da empresa, que será verificado pelo Google;
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O processo consiste de confirmar as informações quanto à identidade e o direito de uso do nome da marca e do respectivo logotipo;
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Uma vez concluída a verificação e aprovada, o agente, que é o perfil da empresa no RCS, é lançado nas redes de operadoras, recebendo um selo de verificação.
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Criptografia e assinatura digital
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As mensagens passam por criptografia;
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São assinadas digitalmente, garantindo que não foram alteradas no caminho;
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O destinatário pode verificar se a mensagem realmente veio da empresa oficial.
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Exibição no app Google Messages
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Quando uma empresa verificada envia uma mensagem, aparece o nome da empresa (em vez de um número desconhecido);
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É exibido também o logotipo oficial da marca;
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Indicador ou selo de verificação.
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Desvantagens do RCS
Embora pareça uma tecnologia cheia de benefícios, como qualquer coisa, há também alguns cuidados, especialmente no lado do usuário e em termos de segurança:
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Mesmo havendo mecanismos de segurança, como a criptografia, nem todas as mensagens sempre serão criptografadas, dependendo das configurações do usuário e de características de infraestrutura da rede. Portanto, nesse cenário, a comunicação pode ser suscetível a terceiros;
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Os tipos de conteúdo interativo, podem ser explorados se um remetente mal-intencionado e não verificado, souber explorar as possibilidades dos seus recursos;
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Como em muitos dos golpes / fraudes online, o uso de engenharia social no envio de mensagens falsas, porém suficientemente convincentes, pode expor o usuário a uma variedade de ameaças digitais;
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Um aplicativo de mensagens e/ou um sistema operacional desatualizados, podem conter um bug ou vulnerabilidade exploráveis e expor o usuário;
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As integrações de terceiros, se não forem bem desenvolvidas e a depender das funcionalidades, podem conter vulnerabilidades e constituir uma porta para criminosos digitais.
Conclusão
O RCS é um protocolo / serviço poderoso e que constitui mais uma alternativa interessante para as estratégias de comunicação multicanal das empresas.