O que é o Microsoft PC Manager e seus recursos?
Desde que o Windows é o Windows, todo mundo sabe que no uso diário e com o passar do tempo, é normal que ele acumule algum “lixo digital” e que em alguns cenários, esse comportamento pode afetar o seu desempenho.
Por conta disso, sempre existiu uma variedade de ferramentas de terceiros que prometem a limpeza desse lixo. Só que agora – desde 2022, na verdade – existe uma solução da própria Microsoft que tem o mesmo papel, o Microsoft PC Manager.
O que é o PC Manager e seus principais recursos, é o que esclareceremos no bate-papo de hoje.
O que é o Microsoft PC Manager?
O Microsoft PC Manager, é uma ferramenta criada pela Microsoft em 2022, que tem a função de realizar algumas “limpezas” no sistema operacional – versões 10 e 11 do Windows – e deixá-lo mais “otimizado”.
PC Manager, traduzido ao pé da letra, é gerente do PC. No entanto, ao analisarmos as funcionalidades do aplicativo, pode soar um tanto exagerado.
Isso porque o programa efetua alguns ajustes, porém não resolve todos os problemas que podem afetar o desempenho.
Conforme mencionamos inicialmente, durante o uso o Windows e alguns dos programas que rodam no sistema, produzem consequências indesejáveis, como por exemplo, arquivos temporários e cache do navegador.
Assim, a proposta é centralizar na ferramenta alguns ajustes e ações, que em teoria deveriam devolver o ambiente do sistema operacional a uma condição ideal ou o mais próximo possível disso.
Na prática, não é bem assim que acontece, mas esse é outro papo.
Na versão 3.14.10.0 (outubro de 2024), o aplicativo que foi desenvolvido pela divisão chinesa da empresa, só há as opções dos idiomas inglês (EUA), chinês (Simplificado), chinês (Tradicional), coreano, hindi e japonês, ainda que esteja disponível para usuários de vários outros países, incluindo o Brasil. Em outras palavras, se você quiser usá-lo, não há a opção de português.
Como instalar o PC Manager?
Apesar de ser uma ferramenta da própria Microsoft, existente desde 28 de outubro de 2022 e que inicialmente foi desenvolvida para o mercado chinês, sob o nome de "Windows Master", ela não é nativa do sistema operacional.
Tampouco passou a fazer parte dos recursos do sistema operacional, como foi o caso do Copilot por meio das muitas atualizações regulares ou por intermédio de algum dos Patch Tuesday e que costumam reunir updates maiores e completos.
Em outras palavras, o usuário que quiser contar com o PC Manager, precisa acessar a Microsoft Store.
Ao pesquisar na loja, basta clicar no botão “adquirir” e em poucos segundos o programa é baixado e instalado. Não aparecem caixas de diálogo e nenhum tipo de confirmação ou caminho precisa ser informado. Ao fim do processo, o botão “adquirir” dá lugar a “abrir”.
É importante notar que na tela de boas vindas, assim que o programa é executado, aparecem duas opções marcadas por padrão:
-
“Start automatically when sign in to Windows” (iniciar automaticamente quando logar no Windows;
-
“Restore settings to ensure the native Windows experience” (restaurar as configurações para garantir a experiência nativa do Windows).
Ao manter essas duas opções marcadas, o usuário confirma que quer que a ferramenta seja carregada sempre que o sistema operacional é carregado e que proceda com a restauração de configurações que a Microsoft recomenda.
Entre as recomendações, constam por exemplo, definir o Edge como browser padrão, configurar o Bing como mecanismo de busca padrão, o Office 365 como a suíte de escritório padrão e o OneDrive e suas configurações nativas, como o serviço de armazenamento em nuvem do usuário.
Ou seja, se você utiliza outras configurações diferentes daquelas que a empresa de Redmond considera padrão e não aceitou tais “sugestões” em alguma das atualizações anteriores, se não desmarcar o segundo checkbox, na próxima execução do software, as mudanças serão feitas.
Quais os recursos do PC Manager?
Uma vez instalada, a ferramenta tem uma interface simples e razoavelmente minimalista, que contém alguns recursos similares às muitas que já existem e são bem conhecidas, que é o caso do CCleaner, embora não conte com as mesmas funções, como a limpeza do registro do Windows, por exemplo.
Em termos gerais, o PC Manager oferece os seguintes recursos:
1. PC Boost
O recurso PC Boost promete melhorar o desempenho, removendo temporários que estejam associados ao consumo de memória RAM e outros que consumam o armazenamento da máquina.
2. Armazenamento (Storage)
O gerenciador de armazenamento realiza uma varredura em todos os discos do hardware e identifica arquivos grandes, arquivos duplicados, arquivos de download e os que eventualmente sejam desnecessários.
Para liberar espaço de armazenamento a partir do que foi identificado, é possível selecionar o que se quer remover, como por exemplo, logs do sistema e esvaziar a lixeira.
A opção “Deep cleanup” realiza uma varredura mais profunda nos discos, a fim de identificar arquivos que podem ser eliminados para liberar espaço de armazenamento.
3. Proteção (Protection)
A proteção contra vírus e ameaças (Virus & threat protection), tem a função de monitorar a saúde do sistema, sendo integrado ao Microsoft Defender antivírus e Windows Firewall, usando o antivírus e firewall nativos do sistema operacional.
Originalmente essa é uma opção acessível por meio do ícone de configurações > Privacidade & Segurança > Segurança do Windows, portanto, funciona como um atalho para o mesmo recurso.
É possível também corrigir algumas falhas e pequenos bugs, como a restauração da barra de tarefas para suas configurações padrão. Também constam da seção, a checagem de atualizações disponíveis, as configurações padrão do Edge, restauração de aplicativos padrão do Windows, bem como o bloqueio de pop-ups.
Chama atenção a opção de restaurar as opções padrão do navegador web e que no caso, tem o Edge como default, em mais uma tentativa de conquistar terreno do Chrome.
4. Gerenciamento de aplicativos (app management)
Essa opção, permite ativar ou desativar aplicativos que iniciam junto com o sistema operacional.
É particularmente útil, pois ao desativar softwares que são carregados na inicialização do Windows, tornam o seu carregamento mais rápido e libera a memória RAM consumida por eles ao serem executados em segundo plano. Por outro lado, a abertura deles se torna mais lenta.
Essa opção – de ativar ou desativar softwares em segundo plano – também está disponível por meio do aplicativo Task Manager (gerenciador de tarefas). Aliás, outra possibilidade do gerenciador de tarefas e que também consta do PC Manager, é o gerenciador de processos, por meio do qual é possível saber quais os processos associados a cada programa ou serviço estão em execução, o respectivo consumo de memória RAM e encerrá-los.
Vale ressaltar, que ao clicar no botão “end” (terminar), o programa e os processos relacionados são encerrados e quaisquer dados não salvos, serão perdidos.
Completam a lista de funcionalidades, a possibilidade de desinstalar apps não utilizados e acesso à Microsoft Store.
5. Caixa de Ferramentas (Toolbox)
A barra de ferramentas é personalizável e inclui atalhos para aplicativos e funções do Windows, como:
-
Notepad (bloco de notas);
-
Calculadora;
-
Captura de tela (screenshot);
-
Gravador de áudio;
-
Links rápidos do Edge;
-
Clima;
-
Tradutor do Bing;
-
Conversor de moedas;
-
Notícias do MSN.
Os atalhos de todas essas ferramentas podem ser incluídos ou removidos da barra.
Ao ativar a barra de ferramentas, clicando na opção “Show toolbar on the desktop”, ela será exibida sempre sobre quaisquer outros programas em uso. Porém, é possível posicioná-la na parte superior, ou nas laterais esquerda ou direita e nesses casos, a barra se oculta automaticamente, da mesma forma que a barra padrão do Windows.
Também é possível colocar o PC Manager no painel de widgets do Windows 11.
Além disso, ao ativar a barra, ela exibe a taxa de download e de upload da rede (conexão com a Internet), bem como o consumo instantâneo de memória RAM. Ao clicar nele, a função “PC Boost” é executada.
Conclusão
O Microsoft PC Manager é a ferramenta “oficial” do Windows que oferece alguns recursos que prometem otimizar e melhorar o desempenho do sistema.