Quem nunca ouviu falar no Google Analytics? Uma ferramenta completa, disponibilizada gratuitamente para auxiliar o monitoramento e criação de estratégias online.
Além de ser uma ferramenta poderosa e utilizada por diversos sites ao redor do mundo, possui recursos de inteligência artificial, o que possibilita a criação de métricas específicas e com capacidade para a execução de testes A/B, contribuindo para importantes tomadas de decisões e um melhor entendimento sobre o comportamento de seus usuários.
Quer saber como você pode adicionar o Google Analytics em seu site? Então vamos lá!
Pré-requisitos
- O seu site precisará estar publicado na Internet;
- Você precisará ter uma conta criada no Google.
Passo 1 - Iniciando no Google Analytics
Antes de mais nada, será necessário acessar o Google Analytics e deixar tudo pronto para iniciar as configurações da ferramenta.
1º. Acesse o Google Analytics e faça o login com os seus dados de acesso: e-mail e depois a senha. Caso queira, você pode clicar em “Criar conta” para configurar uma nova conta no Google.
2º. Caso seja o seu primeiro acesso com essa conta, você será redirecionado para uma página com instruções para começar a sua avaliação.
Passo 2 - Criar uma conta no Google Analytics
Após prosseguir, será exibido um formulário para a criação e configuração da sua conta no Google Analytics.
1º. Em “(1) Configurações da conta”, preencha o nome da conta. Exemplo: “Minha Conta”.
2º. Agora, em “(2) O que você quer avaliar?” escolha o tipo de produto que será acompanhado. Em nosso tutorial, como estamos demonstrando a utilização em sites, vamos selecionar a primeira opção: “Web”, mas você pode configurar outros produtos, como App por exemplo.
3º. No passo seguinte “(3) Configuração da propriedade”, preencha os detalhes do seu site, conforme o exemplo abaixo:
4º. Após criar a sua conta, será necessário ler o “Contrato de Termos de Serviço do Google Analytics”, clicar no checkbox correspondente e depois no botão “Aceito”. O contrato pode variar dependendo da região e país, tudo bem?
5º. Após aceitar os termos e prosseguir para a próxima parte, uma janela “Meus comunicados por e-mail”, será exibida. Recomendamos que selecione a primeira opção “Sugestões de desempenho e atualizações” para que se mantenha informado e consiga extrair o melhor da ferramenta. As demais opções, selecione de acordo com as suas preferências.
6º. Pronto, a sua conta está configurada! Agora, você deve copiar o código de acompanhamento que o Google Analytics criou exclusivamente para o seu site e inserir logo abaixo da tag <HEAD> de sua página, conforme exemplo abaixo:
Exemplo de como deverá colar o código em sua página:
...
<HEAD>
<!-- Global site tag (gtag.js) - Google Analytics -->
<script async src="https://www.googletagmanager.com/gtag/js?id=UA-123456789-1"></script>
<script>
window.dataLayer = window.dataLayer || [];
function gtag(){dataLayer.push(arguments);}
gtag('js', new Date());
gtag('config', 'UA-123456789-1');
</script>
</HEAD>
...
Conclusão
Ao final da leitura desse tutorial, você será capaz de criar a sua conta e obter um código exclusivo, útil para o acompanhamento do desempenho de uma ou mais páginas do seu site, por meio de relatórios e estatísticas.
Lembre-se, você deverá transferir a página já com o código por meio de um cliente FTP, editar a página com o Gerenciador de Arquivos disponível em seu painel de controle ou com um editor de código online. Caso seu site tenha sido desenvolvido com um CMS (WordPress, Joomla, etc.), certifique-se de que ele tenha suporte ao Analytics ou precise de um plugin para essa tarefa.
Ficou curioso para aprender mais? Leia em nosso blog o artigo "O que é o Google Analytics e como ele funciona?" e tire o máximo de proveito da ferramenta.