Tutoriais

Tutoriais HostMídia

Como realizar um redirecionamento 301 no .htaccess

Introdução

Assim como ocorre na vida real, na Internet – e particularmente quando estamos falando em sites – muitas vezes as coisas mudam. Pode ser porque você vai trabalhar com um novo domínio, criar um novo ou reformular o site antigo, ou efetuar alterações técnicas que exigem uma mudança na estrutura de pastas e arquivos do site. Na verdade, a razão não importa, mas a condição a qual o site mudou e os endereços associados às páginas, ou seja, uma mudança permanente.

Analogamente à vida real, quando mudamos o endereço da nossa residência e que comunicamos a todos que queiram nos visitar no novo endereço, sem o que um visitante desavisado não irá nos encontrar, um site também tem um recurso para quando existem mudanças permanentes de endereço, a fim de que um visitante – dessa vez um visitante ao site – não visualize um erro 404, que é o erro associado a não encontrar o conteúdo correspondente ao endereço (URL do site).

Trata-se do redirecionamento 301 – também chamado de redirect 301. A principal particularidade deste tipo de redirecionamento, é indicar que a alteração no endereço do recurso acessado, é definitiva ou permanente.

Quando um redirect 301 é efetuado, o endereço originalmente acessado, é alterado para um novo e por isso é chamado de redirecionamento, uma vez que a direção é alterada e que pode ser uma página diferente, ou um diretório, pasta, ambos e até mesmo um outro domínio.

Assim, o redirecionamento 301 é muito útil, visto que mudanças nos endereços de páginas acarretam em problemas ou impossibilidade de acesso aos visitantes. Porém não é apenas com eles, mas também com os mecanismos de busca. Se você sabe alguma coisa de SEO, já deve deduzir que ele lhe ajuda a não afetar o SEO em caso de mudanças, acarretando em influência negativa no ranqueamento do seu site pelas alterações nas URLs do conteúdo.

Se não é feito um redirecionamento, quando há alterações que mudem os endereços ou URLs pelas quais são acessadas as páginas do site, os mecanismos de busca podem interpretar como um novo conteúdo e assim há perda do ranqueamento obtido para os endereços anteriores.

Pré-requisitos para efetuar o redirecionamento 301

Uma vez que você sabe a importância de efetuar um redirecionamento 301 em qualquer mudança no endereço de acesso de suas páginas, por mais sutil que seja, é hora de viabilizar as alterações necessárias. No entanto, para isso é importante que os seguintes requisitos sejam atendidos:

  • Ter acesso à área da conta de hospedagem em que os arquivos do site e fundamentalmente a index do site esteja localizada;

  • Privilégio para editar o arquivo .htaccess localizado no diretório principal do site. Alternativamente, se houver acesso FTP à pasta em questão, um editor simples como o notepad do Windows é suficiente.

Passos para aplicar o redirecionamento 301

Os procedimentos para efetuar um redirecionamento variam de acordo com a mudança que foi efetuada, mas em geral são bastante simples. A seguir iremos separar cada uma das situações mais comuns em que seja necessário efetuar um redirect 301.

Redirecionando um domínio antigo para um novo

Aplica-se a solução que indicaremos a seguir, quando há uma mudança de domínio. Em outras palavras, quando você tem um site constituído em um domínio e irá adotar um novo domínio, mas mantendo a estrutura de pastas / diretórios e nomes dos arquivos do site. Resumidamente você quer que exatamente o mesmo conteúdo que tinha em um domínio, passe a ser acessível em um outro.

O arquivo .htaccess contido na pasta principal do domínio antigo, deve conter as seguintes linhas:

Options +FollowSymLinks
RewriteEngine on
RewriteRule (.*) http://www.novodominio.com.br/$1 [R=301,L]

Redirecionando para uso de www

Na maior parte dos servidores web, é possível acessar um site usando ou não o www. Sendo assim, acessar http://www.seudominio.com.br ou http://seudominio.com.br remete ao mesmo conteúdo, o que muita gente pode achar adequado, porém tem o lado negativo, na medida em que links externos apontem para um ou outro, a autoridade do site é afetada negativamente.

Sendo assim, é conveniente que utilize-se o redirect 301 para padronizar todas as URLs com adoção do www. Para tanto, altere o .htccess contido na pasta principal do site, com as linhas a seguir:

Options +FollowSymlinks
RewriteEngine on
rewritecond %{http_host} ^seudominio.com.br [NC]
rewriterule ^(.*)$ http://www.seudominio.com.br/$1 [r=301,NC]

Redirecionando para outro diretório de publicação

Se por alguma razão houver a necessidade de mudar a pasta ou diretório em que o site está publicado, o procedimento também é simples.

redirect 301 /antigo/index_antigo.html
http://www.seudominio.com.br/index_novo.html

Cabe ressaltar que no exemplo acima, há variações de acordo com as mudanças feitas. Se por exemplo, houve a mudança de uma pasta para outra, a segunda linha deve conter o nome da nova pasta ou diretório:

redirect 301 /antigapasta/index_antigo.html
http://www.seudominio.com.br/novapasta/index_novo.html

Se por exemplo, o conteúdo estava localizado na raiz do domínio e foi movido para uma pasta, a ordem deve ser alterada:

redirect 301 /index_antigo.html
http://www.seudominio.com.br/novapasta/index_novo.html

Redirecionamento 301 de subdomínios para diretórios

Pode ser desejável ou necessário em algumas situações mudar o conteúdo que estava sob um subdomínio para uma pasta ou diretório do domínio principal. Assim, por exemplo, se você tinha um blog no subdomínio blog.seudominio.com.br e quer passar a usar seudominio.com.br/blog, usa-se a alteração a seguir no .htaccess contido na raiz do site:

RewriteCond Host: (?:www\.)?subdominio\.seudominio\.com\.br
RewriteRule (.*) /diretorio$1 [I,L]

Conclusão

O uso de redirecionamento 301, é um recurso disponível em servidores web, que tem como finalidade conduzir visitantes e mecanismos de busca ao novo endereço de uma determinada página, quando há uma mudança permanente no seu endereço.

Tutoriais relacionados