A zona DNS de uma conta de hospedagem é a responsável por relacionar o domínio a determinados serviços. Funciona como uma espécie de documento do servidor, que determinará em quais locais o e-mail, ftp, www, subdomínios, aliases, entre outros serviços, serão redirecionados.
Supondo que o usuário queira apenas hospedar o seu site e manter os e-mails em uma outra empresa, ou vice-versa, será a zona de DNS da conta de hospedagem, o instrumento que permitirá que esta configuração se concretize. Lembrando que, para que estas alterações em uma na zona de DNS funcionem corretamente, o domínio deve estar registrado e com os DNS’s (nameservers) apontando para o servidor de hospedagem no qual a configuração será realizada.
Em virtude de todas as possibilidades que a zona DNS propicia ao usuário, é comum que sejam cometidos alguns equívocos ou, dependendo do volume de registros inseridos, seja necessário reiniciar a zona de DNS para que ela retorne as configurações iniciais, no ato da criação da conta de hospedagem.
Neste tutorial, ensinaremos como você pode resetar a zona de DNS da sua conta de hospedagem, por meio do painel de controle cPanel.
Pré Requisitos
-
Ser cliente de um plano de hospedagem de sites, revenda de hospedagem, hospedagem WordPress, servidor VPS ou dedicado;
-
Estar com os dados de acesso ao cPanel;
-
O domínio deve estar registrados e publicados na Internet.
Passo 1 – Acesse o Painel de Controle
1. Comece acessando o Painel de Controle, utilizando os dados que possui:
-
https://dominio.com.br:2083
-
https://cpanel.dominio.com.br
Observação: lembre-se de substituir “dominio.com.br” pelo endereço do seu site.
Importante: caso não se lembre dos dados de acesso, você pode acessar o cPanel pela "Conta do Cliente" em nosso site. Se encontrar dificuldade, fale com o nosso suporte técnico e solicite o envio dos dados de acesso.
Passo 2 – Encontrando as entradas de DNS
1. Clique na opção "Zone Editor";
2. Na tela seguinte, ao lado do "seudominio.com", clique em "Gerenciar";
Passo 3 – Resetando a zona de DNS
1. Abaixo de "Filter", clique em "Ações";
2. Ao aparecer a opção "Reset DNS Zone(Resetar Zona DNS)", selecione a mesma;
3. Surgirá uma notificação com o título de "Reset Zone", confirmando o procedimento, clique me "Continuar";
Por fim, basta aguardar a confirmação, que será apresentada com o seguinte texto "Êxito do: You successfully reset the zone for “seudominio.com”.", a mesma será apresentada no canto superior direito da página.
Conclusão
Restaurar uma zona de DNS ao seu estado inicial, habitualmente mencionado pelos usuários como zerar as configurações, é um processo simples, porém extremamente útil, principalmente para reverter as informações inseridas nelas. Mas lembre-se, dependendo do tipo de alteração, talvez seja necessário aguardar o período de propagação das novas informações na rede.