Tutoriais
Tutoriais HostMídia

Como configurar o Microsoft Outlook 2003

Introdução

O Microsoft Outlook é parte integrante do pacote Office, lançado pela Microsoft em 1989. Até então, os programas que hoje fazem parte dele (Word, Excel, PowerPoint, Access e Outlook), eram vendidos separadamente.

O Microsoft Outlook 2003 – lançado em 20 de novembro de 2003 – é uma ferramenta voltada prioritariamente ao serviço de e-mail, porém mais do que gerenciar contas de e-mail, enviar e receber mensagens, o Outlook dispõe também de um calendário, to-do list ou lista de tarefas com lembretes, agenda de reuniões de trabalho, um sistema bastante completo de contatos e é integrado com as outras ferramentas do pacote Office.

Com o aumento da importância do serviço de e-mail, tanto no ambiente corporativo, bem como no uso doméstico ou acadêmico, o Outlook esteve presente em todas as edições do Microsoft Office (Basic, Student and Techer, Standard, Small Business e Professional), permitindo administrar diversas contas de e-mail no mesmo programa.

Configurar IMAP ou POP3?

Se você tem ampla e irrestrita conectividade com a Internet, com boas velocidades e por qualquer localidade que realize os acessos, a adoção do IMAP como protocolo pode ser desejável, lembrando que a cada conexão com o servidor de e-mail, o conteúdo disponível na conta é sincronizado.

Como as mensagens não são baixadas para o computador em que o Outlook estiver configurado, caso não exista conectividade com a Internet, você não terá acesso às suas mensagens. Outra desvantagem do IMAP, é que ações como a remoção de alguma mensagem, são feitas diretamente no servidor e assim, uma ação acidental ou involuntária, pode colocar a perder conteúdos importantes.

Porém se eventualmente você precise acessar alguma mensagem anteriormente recebida e não tenha sempre conectividade, pode ser indicado o uso do POP3, visto que a cada conexão com o servidor de e-mail, todas as mensagens recebidas na sua conta desde a última conexão, são baixadas para o dispositivo em que o Outlook estiver instalado.

Também é possível habilitar a opção pela qual se mantém uma cópia no servidor, de cada mensagem cujo download é feito. Sendo assim, caso ocorra algum problema, como o apagamento acidental ou até mesmo a perda, quebra ou furto do dispositivo, todas as mensagens ainda estarão disponíveis para acesso e consulta, através do webmail, por exemplo.

Pré-requisitos para configurar uma conta de e-mail no MS Outlook 2003

As condições exigidas para configurar uma conta no Outlook 2003, são:

  • Conectividade com a Internet;

  • Existir uma conta de e-mail criada e funcional.

Passos para configurar uma conta de e-mail no MS Outlook 2003

Os passos que descreremos a seguir, são divididos em dois grupos, sendo que no primeiro é o procedimento para quem deseja utilizar o protocolo POP e no segundo, quem quer usar o IMAP.

Passos para configuração POP3

  • Com o Outlook 2003 aberto, clique no menu “Ferramentas” e na opção “Configurações de Conta”;

  • No assistente de configuração, selecione em “E-mail” a opção “Adicionar uma nova conta de e-mail” e clique no botão “Avançar”;

  • Na janela seguinte, selecione a opção “POP3” e clique no botão “Avançar”;

  • Em seguida, na tela “Configurações de email”, preencha os campos como segue:

    • Nome: Informe o nome que você quer que apareça como remetente;

    • Endereço de Email: usuario_de_email@seudominio.com.br;

    • Senha: Senha que você forneceu ao criar a conta;

    • Servidor de mensagens recebidas (POP3): mail.seudominio.com.br;

    • Servidor de mensagens enviadas (SMTP): mail.seudominio.com.br;

    • Tendo preenchido esses campos, clique no botão “Mais configurações”.

  • Na janela aberta, vá até a guia / aba “Geral”. Altere o campo "Nome da conta" para o nome desejado, que pode ser algo como “Vendas Empresa” ou “Contato Site”. Essa informação é particularmente útil se você tem mais de uma conta configurada no Outlook e eventualmente precisa alternar entre as diferentes contas, sabendo em qual recebeu determinadas mensagens, por exemplo;

  • Vá até a guia / aba “Avançado”. Verifique se o campo correspondente a “Servidor de Saída (SMTP)” está configurada a porta “25”. Mude para “587”. Em “Servidor de Entrada (POP3)” deve estar configurado a porta “995” e neste caso, nada precisa ser alterado;

  • Vá até a guia / aba “Servidor de saída”. Marque o checkbox correspondente a “Meu servidor de saída (SMTP) requer autenticação”. Clique em “Ok”;

  • Ao clicar em “OK”, você deverá visualizar a janela anterior. Clique em “Avançar”;

  • Na tela seguinte, clique em “Concluir”.

Passos para configuração IMAP

  • Com o Outlook 2003 aberto, clique no menu “Ferramentas” e na opção “Configurações de Conta”;

  • No assistente de configuração, selecione em “E-mail” a opção “Adicionar uma nova conta de e-mail” e clique no botão “Avançar”;

  • Na janela seguinte, selecione a opção “POP3” e clique no botão “Avançar”;

  • Em seguida, na tela “Configurações de email”, preencha os campos como segue:

    • Nome: Informe o nome que você quer que apareça como remetente;

    • Endereço de Email: usuario_de_email@seudominio.com.br;

    • Senha: Senha que você forneceu ao criar a conta;

    • Servidor de mensagens recebidas (IMAP): mail.seudominio.com.br;

    • Servidor de mensagens enviadas (SMTP): mail.seudominio.com.br;

    • Tendo preenchido esses campos, clique no botão “Mais configurações”.

  • Na janela que foi aberta, vá até a guia / aba “Geral”. Altere o campo "Nome da conta" para algo que descreva a conta e que pode ser por exemplo, “Departamento de Vendas” ou “Contato Site”, de forma que se você tem mais de uma conta configurada no Outlook, é mais fácil determinar qual é qual e onde recebeu determinadas mensagens, por exemplo;

  • Vá até a guia / aba “Avançado”. Verifique se o campo correspondente a “Servidor de Saída (SMTP)” está configurada a porta “25”. Mude para “587”. Em “Servidor de Entrada (IMAP)” deve estar configurado a porta “993” e neste caso, nada precisa ser alterado;

  • Vá até a guia / aba “Servidor de saída”. Marque o checkbox correspondente a “Meu servidor de saída (SMTP) requer autenticação”. Clique em “Ok”;

  • Ao clicar em “OK”, você deverá visualizar a janela anterior. Clique em “Avançar”;

  • Na tela seguinte, clique em “Concluir”.

Conclusão

O Microsoft Outlook 2003, é um aplicativo para gerenciar contas de e-mail usando POP3 ou IMAP, e também um organizador diário (agenda, contatos, lista de tarefas), que faz parte da suíte Office.