Na medida em que a Internet cresce, absorvendo para a nuvem cada vez mais informações e atividades feitas em grupos de duas ou mais pessoas, na mesma velocidade surge a necessidade do uso de ferramentas que colaborem com o aumento da produtividade de maneira organizada e customizada, motivo pelo qual estes grupos optam por soluções de terceiros para suprir tais carências.
Embora os provedores de hospedagem de sites também ofereçam serviços de e-mails em seus pacotes, muitas vezes até mais eficiente e com melhor custo-benefício do que empresas com outros enfoques, há quem escolha centralizar o uso de e-mails em um único ambiente. Como é o caso de quem utiliza o Google Workspace (antigo G Suite) e deseja administrar suas contas pelo Gmail.
Neste tutorial, demonstraremos os passos necessários para configurar a entrada MX na zona de DNS do painel de controle cPanel, para os servidores do Gmail. Mas lembre-se, assim que realizar as alterações, será necessário aguardar o período de propagação dos DNS’s na rede para que as novas configurações funcionem corretamente.
Pré Requisitos
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Ser cliente de um plano de hospedagem de sites, revenda de hospedagem, hospedagem WordPress, servidor VPS ou dedicado;
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Estar com os dados de acesso ao cPanel;
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O domínio deve estar registrado e apontando os DNS’s para a HostMídia.
Passo 1 – Acesse o Painel de Controle
1. Comece acessando o Painel de Controle, utilizando os dados que possui:
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https://dominio.com.br:2083
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https://cpanel.dominio.com.br
Observação: lembre-se de substituir “dominio.com.br” pelo endereço do seu site.
Importante: caso não se lembre dos dados de acesso, você pode acessar o cPanel pela "Conta do Cliente" em nosso site. Se encontrar dificuldade, fale com o nosso suporte técnico e solicite o envio dos dados de acesso.
Passo 2 - Alterando o apontamento do serviço de e-mail
1. Na seção "Domínios", selecione a opção "Zone Editor".
2. Localize o Domínio que deseja configurar, e ao lado direito clique em "Gerenciar".
3. Para apontar os serviços de e-mail para os servidores do Gmail, serão necessários 5 registros MX, conforme a relação abaixo:
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Prioridade: 0 ASPMX.L.GOOGLE.COM.
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Prioridade: 1 ALT2.ASPMX.L.GOOGLE.COM
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Prioridade: 2 ALT3.ASPMX.L.GOOGLE.COM
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Prioridade: 3 ALT4.ASPMX.L.GOOGLE.COM
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Prioridade: 4 ALT5.ASPMX.L.GOOGLE.COM
4. Como já existe um registro MX na zona de DNS, o primeiro será necessário editar e os demais, você precisará incluir. Portanto, localize o registro MX que já existe e clique em “Editar”. Altere os valores e depois clique em “Save Record”.
Passo 3 – Criando novas entradas MX
1. Agora, as demais entradas MX deverão ser criadas. Para isso, clique em “+ Adicionar Registro”.
2. Após clicar em “Add “MX” Record, apresentará os campos de entradas MX para preencher.
3. Preencha os campos apresentados, como “Valid zone name” o nome do seu domínio, “Inteiro” insira a prioridade e “Fully qualified domain name” o valor do registro “MX”, em seguida clique em “Save Record”.
4. As informações preenchidas corretamente devem ficar da seguinte maneira:
Agora basta alterar o roteamento de e-mail, e em seguida aguardar as propagações dos DNSs.
Passo 4 – Alterando o roteamento de e-mail
Após realizar as alterações das entradas de e-mail, é necessário configurarmos o roteamento do e-mail, ou seja, se os apontamentos do serviço de e-mail, está para o servidor local ou para um servidor externo.
1. Volte a tela inicial do cPanel, clicando no logo superior esquerdo.
2. Clique em “Roteamento de emaill”.
3. Selecione se o e-mail está configurado para funcionar localmente (Servidor de mensagens local) ou foi direcionado para usar um serviço de e-mail externo (Servidor de mensagens remoto). Em seguida clique em “Alterar”.
Conclusão
Como pôde observar nos detalhes deste tutorial, a alteração do MX é um processo simples e pode ser facilmente executado por você. Esteja ciente de que uma vez alterado para os servidores do Gmail, os seus serviços de e-mail deixarão de funcionar na hospedagem do site e deverão ser gerenciados pelo painel do Google Workspace.