Introdução
Quando o assunto é envio ou recebimento de e-mails, dúvidas são bastante comuns, principalmente se algo diferente seja notado neste processo.
Devido à complexidade da comunicação entre os servidores, uma vez que ela depende tanto do ponto de origem quanto destino para estabelecer uma conexão, erros podem e vão acontecer. Mas, independendo da causa, saber interpretá-los para buscar uma solução, é fundamental.
Por esta razão, mostraremos neste tutorial, como é possível utilizar o relatório de acompanhamento de entrega de mensagens para identificar quando a mensagem foi recebida pelo destinatário, se houve falhas ou adiamentos para conhecer as eventuais causas.
Pré Requisitos
- Ser cliente de um plano de hospedagem de sites, revenda de hospedagem, hospedagem WordPress, servidor VPS ou dedicado;
- Possuir os dados de acesso ao cPanel;
- O domínio deve estar registrado e o serviço de e-mail apontado para os servidores da HostMídia.
1. Acessando o painel de controle
1. Comece acessando o Painel de Controle, utilizando os dados que possui:
- https://dominio.com.br:2083
- https://cpanel.dominio.com.br
Observação: lembre-se de substituir "dominio.com.br" pelo endereço do seu site.
2. Monitorando as entregas
1. Clique na ferramenta "Acompanhar entrega".
2. Caso queira saber os relatórios, de apenas um e-mail em específico, digite o e-mail na caixa "E-mail do destinatário (opcional)".
3. Selecione "Mostrar tudo" ou apenas "Mostrar bloqueados e com falhas":
4. Na coluna "A partir do endereço" é exibido os endereços de quem envia as mensagens. Na coluna do centro, "Hora de envio", é apresentado data e hora de envio. Já na coluna "Destinatário" temos o endereço de quem receberá a mensagem.
5. Na coluna "Evento" no canto esquerdo, é exibido o "Status" da mensagem. Caso o ícone esteja assinalado como "verde", significa que não houve nenhuma falha de envio e/ou recebimento. Para mais detalhes de cada ícone, basta posicionar o ponteiro do mouse no mesmo.
6. Na coluna "Ações", é apresentado detalhes do evento da entrega.
Conclusão
Acompanhar as entregas das mensagens, pode ser um importante aliado na hora de identificar ou resolver problemas de e-mails. A comunicação entre os servidores, gera logs com informações precisas, exibindo vários detalhes essenciais que ajudarão a entender se a mensagem foi aceita ou falhou em algum momento.