Tutoriais
Tutoriais HostMídia

Como gerenciar o PHP pelo cPanel

Já foi o tempo em que grande parte das configurações do PHP, eram feitas com linha de código ou precisavam da intervenção do suporte técnico do provedor de hospedagem. Solicitações como aumento de limites, longa espera por uma versão atualizada, instalação de módulos, entre outras, eram sinônimo de dor de cabeça para o programador.

Atualmente, com acesso ao cPanel e alguns poucos passos, já é possível realizar alterações de versão, extensão e o gerenciar opções do PHP que contribuirão no desenvolvimento de suas aplicações, sistemas e sites para a Internet.

Pré-requisitos

  • Ser cliente de um plano de hospedagem de sites, revenda de hospedagem, servidor VPS ou dedicado;
  • Ter acesso ao cPanel;
  • Estar com o site publicado na Internet.

Passo 1 - Trocar a versão do PHP

1º. É necessário acessar o cPanel da conta que será utilizada, por meio dos domínios:

  • https://www.dominio.com.br/cpanel
  • https://www.dominio.com.br:2083

* Troque dominio.com.br pelo endereço/domínio/URL de seu site.

2º. Dentro do mesmo, procure pela aba "Software". Nela, deve estar presente a opção "Selecionar Versão do PHP". Clique na mesma.

3º. Na nova página que será aberta, clique no número da versão do PHP e troque para uma das mais recentes de sua preferência (recomendamos acima da 7.0). Salve a mudança clicando em "Definir como Atual".

4º. Antes de fechar a janela ou retornar ao menu principal do cPanel, abra uma nova aba e verifique se o site está acessível e funcionando corretamente.

Passo 2 - Ativar ou desativar uma extensão PHP

1º. Na página “Selecionar Versão do PHP”, verifique se a versão que está utilizando não é a nativa do servidor. Se estiver como “(native)”, troque para outra versão, pois a alteração das opções e ativação de extensões não é possível na versão nativa.

2º. Após a troca de versão, será possível verificar as extensões PHP na parte inferior da tela.

3º. Se sua aplicação ou instalação requer alguma extensão, como zip, fileinfo, etc., basta clicar na caixa de seleção referente a mesma que a extensão será ativada.

Passo 3 - Alterar configurações do PHP

1º. Ainda na página “Selecionar Versão do PHP”, no topo direito da página, estarão disponíveis duas opções “Extensões” e “Opções”.

2º. Na próxima página que será aberta, você poderá ativar e desativar opções, aumentar e diminuir limites do PHP, conforme as suas necessidades ou orientações do desenvolvedor de seu site, plugin ou tema, em casos de instalações WordPress, Joomla, Moodle ou outros CMSs.

Conclusão

Dentro de um ambiente de programação, é comum surgirem diversas necessidades específicas, em que determinadas situações requerem uma certa autonomia para garantir a produtividade dos projetos.

Com a ferramenta do PHP disponível no cPanel, o programador terá essa possibilidade e poderá a qualquer momento, realizar diversas alterações que contribuirão para isso.