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Como configurar e-mail no Thunderbird

Introdução


Sem dúvida alguma, softwares open-source, aqueles de código aberto e oferecidos gratuitamente, caíram definitivamente no gosto dos usuários e estão conquistando cada vez mais espaço na Internet.

Um bom exemplo disso é o software de e-mail Mozilla Thunderbird, desenvolvido pela Mozilla Foundation, a mesma responsável pelo navegador Firefox. É um software livre de qualquer licença de uso, disponível para as principais plataformas, como Windows, Mac, Linux e até mesmo para dispositivos móveis.

Com os famosos add-ons (extensões), o Mozilla Thunderbird ainda permite utilizar diversos recursos importantes e que podem fazer a diferença no seu dia-a-dia, como, por exemplo, sincronizar calendários, organizar contatos, gerenciar assinaturas, utilizar respostas rápidas, adaptar blocos de anotação, entre muitas outras.

Pré-requisitos

  • Ser cliente de um plano de hospedagem de sites, revenda de hospedagem, hospedagem WordPress, servidor VPS ou dedicado;
  • Estar com o site publicado na Internet;
  • Ter criado uma conta de e-mail no cPanel.

Passo 1 - Adicionando uma conta de e-mail

1º. Acesse o Thunderbird em sua máquina. Após a abertura do aplicativo, acesse o menu de exibições no canto direito superior da tela.

2º. No menu de exibições, selecione a opção “Nova conta”.

3º. Por fim, clique em “Email existente”.

4º. Coloque os dados de acesso da conta de e-mail e clique em “Configurar manualmente” para começar a configurar a conta.

Passo 2 – Configurando a conta de e-mail

1º. Nas configurações avançadas, selecione a de sua preferência (IMAP ou POP3) e siga nossa configuração padrão para e-mails:

    • Usuário será SEMPRE a conta de e-mail completa (ex: meuemail@dominio.com.br); 
    • O servidor ou host, seja para SMTP, IMAP ou POP3, será sempre: mail.dominio (ex: mail.dominio.com.br); 
    • Porta do SMTP, será sempre: 587; 
    • Porta do POP3, será sempre: 995; 
    • Porta do IMAP, será sempre: 993; 
    • Habilitar SSL/TLS; 
    • Para uso de SMTP, sempre marcar a opção pela qual o servidor requer autenticação. 

 

 

2º. Após a inserção das informações, clique em “Testar novamente”;


Obs: Se a mensagem abaixo for exibida, significa que as informações foram corretamente assinaladas testando-as com o servidor e você já pode clicar em “Pronto”.

3º. Após seguir todos os passos, clique em “Concluir”. 

Pronto, a conta de e-mail foi adicionada e configurada. A mesma aparecerá no menu lateral esquerdo da tela. 

Conclusão

Como pôde conferir em nosso tutorial, configurar uma conta de e-mail no Thunderbird é simples e muito rápido. Em poucos passos, você poderá contar com um dos mais fascinantes softwares de e-mail disponíveis na Internet. E o melhor de tudo isso é que você não paga absolutamente nada, pois ele é gratuito.

Além de toda a facilidade que o Mozilla Thunderbird oferece, com tempo você pode buscar em suas extensões componentes que ajudarão a otimizar as suas tarefas.