Tutoriais
Tutoriais HostMídia

Como sincronizar o calendário no Thunderbird

Nos últimos anos, acompanhamos o uso crescente de celulares e a necessidade cada vez maior das pessoas em sincronizar seus serviços e utilitários, entre seus computadores e dispositivos móveis.

Nesse aspecto, empresas como o Google e a Apple, que detém a operação do desenvolvimento dos sistemas operacionais, Android e iOS respectivamente, se destacam quando o assunto é facilidade de sincronia, centralização na nuvem e outras tantas funcionalidades, como a possibilidade de utilizar um calendário único para todos os ambientes.

O grande problema em usar esses recursos nativos, estão na dependência que eles causam e também na falta de credibilidade em relação aos seus clientes.

Para contornar esse problema, ensinaremos a você por meio desse tutorial, como sincronizar o calendário do seu Webmail, utilizando o CalDAV.

Pré-requisitos

  • Ser cliente de um plano de hospedagem de sites, revenda de hospedagem, hospedagem WordPress, servidor VPS ou dedicado;
  • Estar com o site publicado na Internet;
  • Última atualização do Thunderbird instalado no computador.

Passo 1 - Configurando o Thunderbird Lightning

1.º. Abra o aplicativo do Thunderbird em seu computador e selecione o ícone de calendário no canto superior direito da tela.

2.º. Já dentro de calendário, clique em “+Novo” e, nas novas opções, selecione “Agenda…”.

3.º. Na nova tela pop-up que será exibida, selecione “Na rede” e clique em “Avançar”. De acordo com a documentação do próprio Mozilla, ao escolher "Na rede", seus arquivos podem residir em servidores web gerais (somente leitura), em servidores WebDAV, em servidores CalDAV ou WCAP especializados, no sistema de arquivos local ou em um compartilhamento de rede, em servidores FTP ou Calendário do Google.

4.º. Na nova tela, em “Formato”, selecione “CalDAV” e insira o e-mail que utilizará o calendário e a URL do servidor, assim como apresentado em seu cPanel, em “Calendários e Contatos”.

5.º. Na próxima tela, personalize conforme suas preferências e escolha o e-mail referente ao calendário que está configurando. Depois, ao clicar em “Avançar”, deve ser apresentada uma tela avisando que a Agenda foi criada. Basta clicar em “Concluir”.

6.º. Como a conexão com o CalDAV por meio desse aplicativo é read-only (apenas para leitura), você deve importar os calendários (em formato .ics) criados em outros locais (iPhone e Roundcube) todas às vezes que desejar sincronizar novos eventos e tarefas no calendário no Thunderbird.

Conclusão

Embora não seja um produto nativo e precise de plugins para sincronizar, consideramos o uso do calendário a melhor alternativa para você controlar seus eventos e tarefas diárias.

Além disso, como falamos lá no começo, ter o calendário vinculado ao seu domínio, garantirá autonomia e credibilidade, quando trocar de dispositivo ou precisar compartilhar sua agenda de negócios com alguém.