Sempre que o acesso ao banco de dados MySQL ocorre em um ambiente externo, ou seja, fora do servidor em que o site encontra-se hospedado, chamamos de “conexão remota”.
Geralmente, a necessidade por este tipo de acesso, surge quando o usuário ou desenvolvedor, precisam gerenciar o banco de dados utilizando um software com interface gráfica, hospedar arquivos de conexão em ambiente separado, etc.
Nos passos a seguir, demonstraremos como é fácil realizar essa liberação e permitir o acesso de outros locais para o seu banco de dados MySQL.
Pré Requisitos
-
Ser cliente de um plano de hospedagem de sites, revenda de hospedagem, hospedagem WordPress, servidor VPS ou dedicado;
-
Estar com os dados de acesso ao cPanel;
Passo 1 – Acessar o painel de controle
1. Acesse o Painel de Controle
Importante: caso não se lembre dos dados de acesso, você pode acessar o cPanel pela "Conta do Cliente" em nosso site. Se encontrar dificuldade, fale com o nosso suporte técnico e solicite o envio dos dados de acesso.
Passo 2 – Liberar o acesso remoto
1. Após o acesso ao Painel de Controle, na aba "Bancos de Dados" clique em "MySQL Remoto".
2. Na tela seguinte, você deverá preencher o campo "Host" com o IP da sua conexão. Caso queira habilitar para todos os IP's, basta colocar o sinal de porcentagem (%).
3. Em seguida, clique no botão "Adicionar Host".
Passo 3 – Configurando o software ou sistema
1. Agora que o acesso foi liberado, a principal mudança para realizar a conexão remota, tanto no software de gerenciamento quanto na string de conexão do código de programação, é utilizar no campo endereço (hostname) o seu domínio (sem https:// ou www.) ou IP do servidor em que o seu banco de dados foi criado.
Importante: Quando a conexão é feita no mesmo ambiente do servidor em que o banco de dados está hospedado, utiliza-se no endereço (hostname) apenas “localhost”, porém na conexão remota, não funcionará desta maneira.
2. Para localizar o IP do servidor, volte a tela inicial do seu painel de controle cPanel e copie o endereço localizado no quadro disponível do lado direito, conforme imagem abaixo.
3. Abra o seu código ou sistema e preencha:
-
Endereço ou Hostname: Domínio ou IP do Servidor;
-
Porta: 3306;
-
Usuário: o mesmo que criou e forneceu privilégios ao banco de dados;
-
Senha: a mesma que criou para o usuário;
-
Banco de Dados: o mesmo que criou no painel de controle.
4. Pronto, se seguiu corretamente todos os nossos passos, a conexão funcionará remotamente.
Por que liberar o acesso de IPs pelo painel de controle?
Quando o assunto é segurança, todo o recurso, por mais que seja trabalhoso ou até mesmo óbvio, é sempre bem-vindo. Neste aspecto, a função de liberar ou não o acesso remoto, cumpre bem o seu papel, permitindo restringir a conexão do banco de dados a um ou mais IPs, de acordo com a demanda ou necessidade do usuário, aumentando ainda mais a proteção do banco de dados MySQL.
Ainda assim, supondo que o usuário queira liberar o acesso remoto para qualquer conexão, embora não seja uma prática recomendável, poderá inserir o caractere “%”, que funcionará como uma espécie de coringa, deixando o acesso livre.
Conclusão
Uma conexão remota pode ser extremamente útil. Além de contribuir para diferentes estratégias e arquiteturas de desenvolvimento, também fornece flexibilidade para que o gerenciamento do banco de dados MySQL possa ser feito por meio de um software de administração com ambiente gráfico.