A Internet como um todo, evolui a passos largos. Sites e sistemas criados a partir de linguagens de programação que um dia já foram atuais, num piscar de olhos se tornam legados, causando uma verdadeira dor de cabeça para os programadores.
Este é o caso da linguagem PHP que no decorrer dos últimos anos, tem disponibilizado novas versões gradativamente e se mantendo atualizada em relações aos padrões da web.
Por conta disto, na medida que o programador se depara com a necessidade de atualizar o código ou até mesmo utilizar recursos mais modernos, vem o dilema: refazer tudo ou contratar outra hospedagem de sites?
Pensando nisso, a HostMídia disponibilizou um modelo exclusivo que possibilita a utilização de diferentes versões do PHP em diretórios separados. Ou seja, enquanto a pasta1 utiliza o PHP 5.6, a pasta2 poderá utilizar o PHP 8.0. Tudo isso em uma única conta de hospedagem!
Confira a seguir, como conseguir utilizar versões diferentes do PHP em sua hospedagem de sites.
Pré requisitos
- Ser cliente de um plano de Hospedagem de Sites, Revenda de Hospedagem, Hospedagem WordPress, Servidor VPS ou Dedicado com CloudLinux;
- Estar com os dados de acesso ao cPanel;
- O domínio deve estar registrado e apontando os DNS’s para a HostMídia.
Passo 1 - Acessando o gerenciador de arquivos em seu painel de controle
Você pode acessar o cPanel utilizando o endereço "cpanel.seudominio.com.br" e os dados de acesso encaminhados para o seu endereço de e-mail junto as configurações do plano. Assim que acessar o cPanel, localize e acesse a opção "Gerenciador de arquivos":
Você será direcionado para a tela do gerenciador de arquivos, porém, antes de alterarmos o arquivo htaccess, precisamos liberar a exibição do mesmo, para isto, localize a opção "Configurações" e acesse a mesma:
Em seguida marque a opção "Mostrar arquivos ocultos (dotfiles)" e em seguida clique em "Save":
Após realizar o procedimento em questão, acesse o diretório onde deseja executar a nova versão do PHP e localize o arquivo .htaccess, caso o mesmo não exista, você pode adicioná-lo, caso o arquivo já exista na pasta, pule para o "Passo 3" neste tutorial.
Passo 2 - Criando o arquivo "htaccess" no diretório
Para adicionar o arquivo, por meio do gerenciador acesse o diretório em que deseja alterar a versão do PHP, em seguida clique na opção "+ arquivos":
Em nome do arquivo adicione ".htaccess", no local onde o mesmo será criado, selecione o diretório que deseja executar a nova versão do PHP, neste exemplo estamos utilizando o diretório "home/seudominio.com.br", mas você pode utilizar qualquer um dentro da sua hospedagem.
Em seguida, clique em "Create a new file":
Pronto! Com o arquivo criado, prosseguiremos com a inclusão da instrução no mesmo.
Passo 3 - Adicionando a instrução no htaccess
Localize o arquivo no diretório, clique com o botão direito sobre o mesmo e selecione a opção "Edit":
Será exibida uma janela de confirmação na mesma página selecione a opção "edit":
No arquivo, insira a seguinte instrução (Usaremos a versão 7.4 do PHP, como exemplo):
<IfModule mime_module>
AddHandler application/x-httpd-alt-php74___lsphp .php .php7 .phtml
</IfModule>
IMPORTANTE: na penúltima linha da instrução, o "php74", se refere a versão 7.4. Se quiser utilizar a versão 7.3, substitua por "php73" e assim sucessivamente.
Caso queria utilizar, por exemplo, a versão 5.6, a linha ficará desta forma:
<IfModule mime_module>
AddHandler application/x-httpd-alt-php56___lsphp .php .php5 .phtml
</IfModule>
Após adicionar a instrução, clique em "Salvar alterações" e aguarde a mensagem de "Êxito", em seguida você pode clicar na opção "fechar":
Pronto, a versão do PHP selecionada já está em execução no diretório, para verificar se o procedimento foi realizado corretamente, você pode adicionar um arquivo que exibe as informações do PHP, no próximo passo mostraremos como adicionar o mesmo.
Passo 4 - Testando a versão do PHP com o phpinfo()
Para testar se a versão do PHP no diretório realmente mudou, você pode inserir um arquivo com instruções da própria linguagem.
Sendo assim, adicione um novo arquivo pelo gerenciador de arquivos e em seguida clique na opção "+ arquivos" (conforme o passo 2).
No item nome do arquivo coloque "info.php" e selecione o diretório em que você alterou a versão do PHP, lembrando que neste exemplo estamos utilizando o diretório "home/seudominio.com.br".
Em seguida, clique em "Create a new file":
Localize o arquivo criado, clique com o botão direito sobre o mesmo e selecione a opção "Edit", será exibida uma janela de confirmação na mesma página selecione a opção "edit":
No arquivo, adicione a seguinte instrução:
<?php
phpinfo();
?>
Clique em "Salvar alterações" e aguarde a mensagem de "Êxito". Clique na opção "fechar".
Por fim, para verificar a versão do PHP no diretório, acesse pelo navegador o endereço correspondente ao diretório. Como adicionamos o arquivo no diretório principal do site "seudominio.com.br", em nosso caso será acessado pelo endereço "https://www.seudominio.com.br/info.php".
A versão do PHP será exibida da seguinte forma:
Conclusão
Utilizar duas ou mais versões do PHP em diretórios distintos, é um artifício importante para o programador lidar com recorrentes problemas de atualização. Além de flexibilizar e ajudar a economizar com os custos de uma nova hospedagem, abrirá um leque de outras possibilidades diante do leque de opções disponíveis.