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Como configurar entradas DKIM e SPF no cPanel

Introdução

Você já se deparou com a frustração de tentar enviar um e-mail apenas para receber uma mensagem de erro relacionada ao DKIM e SPF? Embora possa parecer um obstáculo complexo, esse é um problema bastante comum, especialmente ao enviar mensagens para contas que utilizam o serviço de e-mail do Google.

Como podemos resolver esse problema? 

É um procedimento simples e rápido, que pode ser realizado por qualquer pessoa com acesso ao painel de controle cPanel. No entanto, é importante verificar o apontamento DNS do seu domínio. Se o apontamento estiver direcionado para outro provedor, será necessário criar as entradas no painel desse provedor. Se esse for o seu caso, entre em contato com o suporte do provedor responsável para que eles possam auxiliá-lo no processo.

Antes de iniciarmos o tutorial é importante saber que o DKIM e o SPF são mecanismos de autenticação de e-mail que ajudam a garantir a segurança e proteção contra spam e phishing. O DKIM assina digitalmente as mensagens para verificar a autenticidade e integridade, enquanto o SPF verifica se o remetente está autorizado a enviar e-mails em nome do domínio. Ambos são usados para aumentar a confiabilidade e evitar que e-mails maliciosos sejam entregues. A combinação do DKIM e SPF é recomendada para uma proteção mais abrangente.

Pré-requisitos:

    • Ser cliente de um plano de hospedagem de sites, revenda de hospedagem, hospedagem WordPress, servidor VPS ou dedicado; 
    • Possuir um domínio registrado;
    • Possuir os dados de acesso ao cPanel;
    • Estar com o serviço de e-mail e os DNS principais apontando para os nossos servidores.
      

Passo 1 - Acesse o seu painel de controle cPanel

1º. Antes de mais nada, você precisará acessar o cPanel da conta principal, utilizando o domínio:
    • https://www.dominio.com.br/cpanel
    • https://www.dominio.com.br:2083

* troque dominio.com.br pelo endereço do seu site.

 


Passo 2- Configurando DKIM e SPF no cPanel

 

1º. Ao acessar o cPanel, localize primeiramente a ferramenta “Email Deliverability”, ela se encontra na sessão “Email”:

 

2º. Verifique se a ferramenta está relatando alguma falha, como você pode verificar na imagem abaixo, a mesma está relatando problemas existentes de DKIM e SPF:

Caso ela esteja relatando problemas existentes, clique em “Repair” para poder corrigir. 

 

3º. Serão apresentadas algumas informações referente as entradas que serão criadas e para concluir basta clicar em “Repair” novamente:

 

 

4º. Por fim, começara a ser carregado as informações até apresentar a informação “Valid”. 

 

Isso significa que as entradas estão validadas corretamente.

Conclusão

É impressionante como a falta de duas ou somente de uma entrada pode impactar em grandes dores de cabeça, como simplesmente o e-mail apresentar problemas de envio. No entanto, como você pode analisar no tutorial, resolver esse problema é bem simples e não ocupa muito tempo do seu dia.