Por que sua empresa precisa ter um site?

Minha empresa está presente nas redes sociais, mas não temos um site! Preciso ter um site? Cada vez tem se tornado mais comum ouvir este tipo de questionamento, principalmente de pequenas empresas. Mas afinal que implicações isso tem? É um problema não ter um site? Por que não posso estar presente apenas nas redes sociais? Por que é importante ter um site?

Quem não tem uma visão precisa e completa da Internet, das opções que existem, de como funcionam as coisas e não sabe bem como conduzir um trabalho consistente para usufruir das vantagens que a Internet oferece, pode ter dificuldade para responder adequadamente as perguntas acima. Se esse é o seu caso, é altamente indicado que você fique atento ao que trataremos a seguir.

Como as pessoas encontram o que precisam?

No passado, se você tem 30 e poucos anos de idade ou mais e precisava de um marceneiro, um advogado, um pintor ou simplesmente queria um endereço de uma pizzaria perto da sua casa, você recorria a uma lista telefônica, mais precisamente uma lista classificada ou um jornal classificado ou similares impressos. Se você é mais novo, possivelmente desconhece estas formas e tanto os mais novos, como também os mais velhos, hoje em dia recorrem ao Google e em alguns casos, ao Bing.

E o trabalho de buscar, começa digitando o que você precisa, que pode ser uma “pizzaria na Bela Vista” ou “advogado no centro”, que é o bairro onde você reside. Em alguns casos, coloca-se também a cidade e pouquíssimos segundos depois, você tem milhares de páginas de resultados de sites diversos, que contém a informação que você está buscando.

Você já parou alguma vez para avaliar o tipo de resultados que o Google e o Bing lhe entregam? Que tipos de sites você vê? Quantos são sites próprios das empresas e dos profissionais? Quantos são páginas nas redes sociais? Não vamos apontar números, porque eles variam caso a caso, mas faça o teste meia dúzia de vezes e observe por si próprio.

A não ser que uma página de uma rede social tenha uma relevância extremamente grande e um volume ainda maior de seguidores, a maioria dos resultados é composta por domínios das empresas e profissionais pesquisados ou de serviços que reúnem as pizzarias do bairro da Bela Vista, em sua cidade, por exemplo.

Portanto, esta é uma das primeiras e mais importantes razões para ser ter um site próprio – ser encontrado! Atualmente, quando alguém precisa de uma informação específica, usa um mecanismo de busca e avalia alguns dos primeiros resultados visualizados, com base nas informações que já consegue enxergar nos resultados. Precisamente neste ponto, se você não estiver fazendo um bom trabalho, você pode ter acabado de perder um cliente! Ou vários!

Estar fora dos resultados de busca e principalmente das primeiras posições, é fator primordial para que alguém que busca o que você vende, não chegue até você.

Mas eu tenho resultados com redes sociais!

Ótimo, você está certo e há muitas pessoas (empresas) que têm resultados usando apenas redes sociais. Embora não seja a maioria, o Google e o Bing entregam também resultados das redes sociais, mas a diferença entre domínios próprios e endereços de redes sociais, é grande. O número de ocorrências associadas a domínios próprios, é sensivelmente maior.

A questão não é se uma rede social lhe dá resultado ou não, mas o quanto de resultado você pode ter se além dela, você tiver um domínio próprio e mais precisamente, um site institucional associado a este domínio. Os resultados são ainda melhores, se você tem um blog e uma loja online, sob este mesmo domínio.

Pense em quando você busca algo, o que mais lhe chama a atenção? Em que resultados você clica? Se você tem dois possíveis fornecedores absolutamente desconhecidos até este momento, o que você mais valoriza naquilo que você vê? Um bom site, repleto de informação ou uma página de rede social em que nem tudo é fácil de encontrar?

Suponhamos que você queira processar a pizzaria por um mau serviço prestado e vá atrás de um advogado. Qual lhe parecerá mais “profissional”? Um com apenas uma página na mesma rede social em que você se diverte ou aquele com um completo site institucional, em que se pode consultar várias informações do profissional ou do escritório em que atua?

Ou seja, as suas impressões em relação a estas e outras situações, são as mesmas da maioria das pessoas. Os mecanismos de busca usam critérios muito semelhantes aos filtros mentais que você utiliza para fazer sua escolha e assim a possibilidade do resultado que lhe atende estar logo na primeira página, é grande.

Siga o exemplo dos grandes!

Deve haver algumas poucas empresas grandes que estão presentes apenas nas redes sociais. Quais? Difícil encontrar uma, mas certamente há alguma. Você já se perguntou por que?

As razões são muitas, mas algumas das principais são:

  • Redundância – é mais ou menos como a máxima de não se colocar todos os ovos na mesma cesta. Contar com mais de um canal de Internet, ajuda a ter ampliada a informação e com um certo nível de redundância. A não ser que haja um colapso geral na Internet, sempre haverá alternativas para acesso à informação relativa à empresa, seus produtos e serviços;

  • Alcance – ao se dispor de mais de uma mídia, geralmente consegue-se um alcance maior, já que nem todos participam de todas as redes sociais e há até quem não participe de nenhuma. Você vai deixar esta parcela que não tem acesso, incomunicável com você?;

  • Visibilidade – refere-se ao princípio de quem não é visto, não é lembrado. Tanto pela possibilidade de alcançar um melhor posicionamento nos resultados orgânicos das buscas, como pelo fato de que estar presente em mais mídias, aumenta as chances de ser visto;

  • Controle – o tipo de controle que se tem quando o único responsável pelas políticas é você mesmo. Sempre que o conteúdo é publicado em redes sociais, ele estará sob avaliação das políticas da rede social, a qual pode restringir ou até mesmo vetar conteúdos que não estejam perfeitamente de acordo com seus termos de prestação do serviço. Quando o site é próprio, você tem total liberdade quanto à natureza e à forma que utiliza para publicar todo o conteúdo que quiser e desejar;

  • Autonomia – sobre as ações que adotar no site. Da mesma forma que o conteúdo, nem tudo pode ser feito quando sua página está sob a infraestrutura de uma rede social. Um exemplo de ação que sofre controle e, portanto, fere sua autonomia em relação ao que é feito, é a divulgação publicitária, a qual normalmente é proibida ou rigidamente controlada;

  • Possibilidades – a variedade de opções que você pode dispor no seu site, basicamente limita-se à sua criatividade. Se quiser disponibilizar um chat, montar e manter uma loja virtual, um fórum e um blog como parte do seu site, você pode. Na maior parte das redes sociais, nada disso é possível;

  • E-mail – quando você tem domínio próprio e um site hospedado e associado a este domínio, você tem também um e-mail personalizado, funcionalidade que as redes sociais não lhe dão e que tanto ajuda na comunicação;

  • Continuidade – você não fica dependente da existência da rede social para que seu conteúdo tenha continuidade. Não se imagina que o Facebook ou Instagram encerrem suas atividades amanhã, no entanto, não se imaginava isso também do Orkut em seu apogeu, mas ocorreu. Se e quando ocorrer, ou se simplesmente houver uma mudança nas políticas que restrinja o que você tem e faz, o que você fará com seu conteúdo?;

  • Liberdade – para monetizar o seu site da forma que desejar, puder e precisar. As redes sociais costumam ser bastante restritivas quanto a isso, uma vez que geralmente contam com opções de monetização que podem ser concorrentes ou conflitantes;

  • Confiança – geralmente a disponibilização de site próprio, está associada a uma infraestrutura de comunicação maior, bem como uma preocupação e cuidados maiores também. É quase inconcebível que uma boa empresa não reserve tempo e recursos em algo somente seu e este tipo de preocupação, faz-se ainda mais evidente quando é o primeiro contato, afinal você tende a confiar mais no advogado que lhe atende em seu próprio escritório ou em escritório compartilhado ou home office?;

  • Imagem – assim como a confiança, a imagem ou conceito que as pessoas formam a respeito das empresas e de outras pessoas, está muito relacionada com suas primeiras impressões e particularmente quando se usa uma rede social, dificilmente você consegue destaque, afinal todos parecem-se iguais. Em um site próprio, consegue-se diferenciação até estética e de recursos que são oferecidos em relação aos concorrentes e que ao produzir uma experiência diferenciada, colaboram no processo de criação de uma imagem do cliente em relação à empresa;

  • Identidade Visual – sob a infraestrutura da rede social, todos têm a mesma cara, todos têm as mesmas cores e mesmo layout. Seu logo, suas cores, seu conteúdo personalizado e tudo o mais que ajuda os clientes a lembrarem-se de você, só é possível em seu site.

Lembre-se que em um mundo competitivo como o atual, a diferenciação é quase uma necessidade. Já as redes sociais, fazem justamente o contrário, ou seja, colocam sua empresa, seus produtos e serviços, exatamente no mesmo patamar de todos os seus concorrentes.

Não queremos com isso dizer nem que a rede social não lhe traz benefícios e tampouco que você não deve participar de uma. O que não se pode fazer, é restringir sua presença digital, apenas a estas opções. A diversificação – e o site é parte deste processo – é uma etapa fundamental em de fato conduzir um trabalho estruturado e amplo de presença digital.

A questão portanto, não é o que é melhor ou o que é bom e o que não é bom, mas sim o papel de cada coisa. Da mesma forma que as redes sociais não substituem o papel e a importância de um bom site, um bom site não agrega o que as redes sociais proporcionam para a empresa e seus negócios.

Você pode estar presente em todas as redes sociais e até é aconselhável que esteja, se for possível, mas como vimos, elas não cumprem o papel e a abrangência que um site pode dar, da mesma forma que um telefone não substitui um e-mail, que por sua vez não substitui um atendimento por chat e tudo isso não acaba com o atendimento presencial. Todas as formas complementam-se sinergicamente e fornecem diferentes opções ao cliente

Sabendo potencializar sua presença digital

Atualmente, é extremamente comum que o site tenha o papel de centralizar todas as opções que uma empresa consegue dispor para estar presente digitalmente. Assim, além de ter o conteúdo que geralmente um site institucional possui, ele é porta de entrada para todas as alternativas de conteúdo que a empresa possui.

Se por exemplo, anexo ao site há um blog com conteúdo diversificado e de interesse geral, as pessoas podem compartilhar os artigos com amigos no Facebook. Se há uma galeria de fotos extensa e variada, com imagens de qualidade e que podem ser atrativas, elas podem ser publicadas no seu Instagram. Vídeos tutorais, informativos e lançamentos ou com outros propósitos, podem estar no Youtube. Pequenas notícias ou informações do quotidiano da marca ou de produtos, divulgados no Twitter.

As possibilidades são muitas e desde que haja criatividade e disposição em produzir um conteúdo variado e útil para seus clientes e toda a audiência que você atinge, o site acaba tendo uma importante função de agregador deste conteúdo multimídia e assim assume um papel vital na captação de um público disposto e interessado em consumir e interagir com todo o conteúdo digital que você cria e mantém.

Obviamente quando se consegue atingir este patamar e realiza-se com eficácia esta integração, os benefícios vêm na forma de maior visibilidade na Internet, ganhos em termos de branding, você melhora sua comunicação e relacionamento com seus clientes e prospects e naturalmente incrementa consideravelmente as possibilidades de conversão. Os ganhos são visíveis e apreciáveis!

Conclusão

No cenário atual de elevada competitividade e em que há um número crescente de opções para marcar presença digital, os sites empresariais ganham importância ainda maior. Não substituem e não podem ser substituídos pelas redes sociais, mas ao contrário, reúnem e agregam benefícios e potencialidades de todos juntos. Um site empresarial, é condição primária para todos aqueles que desejam desenvolver um trabalho profissional de posicionamento na Internet.