Tutoriais
Tutoriais HostMídia

Como criar um domínio adicional no cPanel

Alguns planos de hospedagem de sites, oferecem a possibilidade para que o cliente adicione novos domínios por meio do painel de controle cPanel. É como chamamos os “Domínios Adicionais” ou “Domínios de Complemento”.

Com o recurso de Domínios Adicionais, é possível a criação de novos sites, dentro da conta principal, permitindo que você tenha quantos domínios o seu plano permitir

Em nosso tutorial demonstraremos como é fácil adicionar um novo domínio em seu painel de controle e publicá-lo para acesso na Internet. 

Pré-requisitos

  • Ser cliente de um plano de hospedagem de sites com suporte a criação de domínios adicionais;
  • Ter acesso ao cPanel da conta principal.

Passo 1 - Acessar o cPanel

1º. Antes de mais nada, você precisará acessar o cPanel da conta principal, utilizando o domínio:

  • https://dominio.com.br/cpanel
  • https://dominio.com.br:2083

2º. Caso o domínio não esteja publicado, você conseguirá acessar o painel utilizando o IP ou Hostname do servidor. Para isso, consulte essa informação nas configurações iniciais de hospedagem ou entre em contato com o Suporte Técnico.

Passo 2 - Adicionando um domínio

1º. Após acessar o cPanel, dentro do quadro “Domínios”, clique em “Domínios de Complemento”.

2º. Agora, o próximo passo será preencher os dados do seu domínio no formulário que será exibido. Ao preencher o primeiro campo  “Nome do novo domínio”, com o endereço do novo site, os demais campos serão configurados automaticamente. Mude eles apenas se houver necessidade.

Passo 3 - Criar uma conta FTP para o novo domínio

1º. Para que não seja necessário utilizar a conta FTP do domínio principal, você pode inserir uma conta exclusiva para o novo domínio. Basta que selecione a opção “Crie uma conta FTP associada a este Domínio de complemento” para habilitar um novo formulário.

2º. Nos campos de formulário para criação da conta FTP, o “Nome de usuário do FTP” virá previamente preenchido, porém você poderá mudar de acordo com sua preferência. Note que o usuário será composto por um usuário e seguido por “@meusite.com.br”, lembrando uma conta de e-mail. Portanto, ao preencher as configurações do seu cliente FTP, em usuário será necessário preencher exatamente dessa forma.

3º. Um detalhe importante, todo o campo de senha do cPanel, possui um gerador de senhas. Não há nada que impeça de utilizar sua própria senha, porém esse é um recurso útil para criação de senhas fortes, permitindo configurar quantidade e tipos de caracteres nas opções “Avançadas”. Para alterar as senhas, clique sempre no botão “Gerar Senha”.

Se preferir, utilize a nossa ferramenta de gerador de senha.

4º. Após preencher todo o formulário, clique no botão “Adicionar domínio” e aguarde a conclusão. Ao final do processo, você poderá registrar o seu novo domínio ou, caso já tenha feito isso, inserir os endereços DNS da hospedagem principal para publicá-lo na Internet.

Passo 4 - Gerenciar recursos do domínio

1º. Depois que inserir o novo domínio, ele ficará disponível na mesma página do painel de controle. Dessa forma, você poderá gerenciar a “raiz do documento”, “remover” ou “gerenciar o redirecionamento”.

2º. Em “raiz do documento”, é possível gerenciar o diretório em que os arquivos do domínio adicional ficarão armazenados.

3º. No item “Remover”, como o próprio nome já diz, possibilitará a exclusão do domínio adicional. Antes de clicar, certifique-se de que seja realmente isso que queira fazer e lembre-se que ao executar a remoção, todos os arquivos poderão ser excluídos permanentemente. Ao clicar no link, abrirá uma página para confirmação e com uma opção para remover também a conta FTP, caso tenha criado antes.

4º. No link “Gerenciar redirecionamento” você conseguirá configurar o seu site para que aponte para um outro endereço, sempre que ele for acessado.

Conclusão

O domínio adicional é um recurso bastante útil que permite de maneira bem prática e com poucos passos, incluir novos domínios dentro do seu plano de hospedagem.

Além da economia, a grande vantagem dele é oferecer autonomia para que os clientes administrem seus próprios domínios, tendo total controle sobre criação, remoção, configuração de conta FTP, redirecionamentos e caminhos.

Mas lembre-se! Caso a sua intenção seja comercializar planos de hospedagem, recomendamos a contratação de um plano de revenda de hospedagem.