A globalização, a Internet e seus impactos nas empresas

Para além do fato de que são 3 vídeos musicais no YouTube e que todos romperam a marca de 1 bilhão de visualizações, o que há de comum entre Despacito, Lehanga e Gangnam Style?

Aparentemente mais nada, não é?

Mas há sim alguns outros fatores comuns e que fogem de nossa percepção inicial, mas que também estão presentes em muitas circunstâncias e situações quotidiana – a globalização e a Internet.

E é sobre como esses dois fenômenos afetam os rumos das empresas e dos negócios, que trataremos hoje.

O que é globalização?

A globalização pode ser definida como o fenômeno por meio do qual as fronteiras geográficas e nacionais dos países, já não representam mais barreiras para a propagação e o compartilhamento de diferentes aspectos econômicos, sociais, culturais, políticos e em outras tantas esferas.

No caso dos três vídeos que abrem esse bate-papo, temos uma pequena amostra disso, ainda que a música tenha um caráter universal e, portanto, globalista, em outros tempos um porto-riquenho, um indiano e um sul-coreano, talvez não alcançassem o mundo com sua música, como conseguiram os três.

Mas a globalização não se restringe a exemplos como esse.

Há historiadores que defendem que as primeiras manifestações de globalização, ocorreram por ocasião da expansão marítima de alguns povos.

Isso porque os navegadores tanto levavam sua cultura, crenças religiosas, hábitos alimentares, vestimentas e outros aspectos, aos novos territórios colonizados, como também assimilavam parte desses mesmos comportamentos dos respectivos nativos.

Em um segundo momento, a Primeira Revolução Industrial e alguns avanços tecnológicos que surgiram nos anos que seguiram. Sim, porque agora os países nos quais os meios de produção se desenvolveram mais rapidamente, intensificaram suas relações comerciais com aqueles que eram capazes de fornecer as necessárias matérias-primas, por exemplo.

Também na mesma época, em alguns países se observou correntes migratórias de trabalhadores em busca de novas oportunidades.

Foi nesse momento histórico, que o capitalismo se consolidou como sistema econômico internacional.

Uma nova onda se caracterizou no período entre a segunda metade do século XIX e primeira do século XX, mais especificamente até o fim da Segunda Grande Guerra, quando muitas nações europeias consolidaram e/ou ampliaram seus domínios coloniais na África e Ásia, a tal ponto que em muitos deles, aspectos como idioma e religião foram assumidos dos países colonizadores.

Mas em meio a essa fase anterior e a seguinte, que foi caracterizada por uma época de grandes e rápidos avanços tecnológicos e científicos, a grande expansão da indústria do cinema de Hollywood, contribuiu para que o mundo conhecesse e desejasse viver o “american way of life” (o jeito ou estilo de vida americano).

A popularização da televisão e que logo se tornou um dos objetos mais desejados por qualquer família, também teve papel decisivo nesse processo.

A Internet e seus efeitos na globalização

Saltando para a década de 1990 em nossa breve história, a Internet foi outra importante mola propulsora da globalização.

Embora com algumas limitações em seus primeiros anos, rapidamente se percebeu que as possibilidades eram muitas, a exemplo do sucesso alcançado por sites cujo único propósito era exibir a imagem em tempo real e 24 horas por dia, de Paris e da Torre Eiffel ou da praia de Copacabana, capturadas por uma simples webcam.

Ou seja, não importava em que lugar do globo você estivesse, com acesso à rede mundial de computadores, “viajava-se” o mundo com apenas um clique de mouse.

Pode parecer algo simples e até meio bobo, mas sites assim reuniam milhares de visitantes para experimentarem algo que era inédito.

E essas mesmas webcans permitiram um importante avanço nos então já populares comunicadores, como o ICQ (I Seek You), o Messenger (Microsoft) e o AIM (AOL Instant Messenger), permitindo falar e ver em tempo real alguém em qualquer canto do mundo, em uma época em que telefonemas internacionais, ainda eram caríssimos.

Foram os precursores do bem-sucedido e bem mais evoluído, WhatsApp.

Logo, sites de e-commerce como a Amazon e eBay e serviços como o PayPal, tornaram possível não apenas comprar sem sair de casa, mas fazê-lo em outro país.

O capítulo reservado ao Orkut, foi outro decisivo na mudança que a Internet produziu nos paradigmas de como os relacionamentos poderiam ocorrer e inaugurou a era das redes sociais.

Logo se viu que poderiam ser feitas conexões com pessoas as mais diversas e em qualquer lugar no mundo, a partir de contatos do dia a dia. Desde então, os algoritmos das redes sociais têm feito muitos reféns.

Bem, o resto da estória, independente da geração da qual faça parte, você já conhece...

Como a globalização e a Internet afetam as empresas?

Mais do que curiosidade histórica, especialmente para aqueles que não viram ou viveram nada disso, a globalização e a Internet como elemento catalisador do fenômeno dessa imensa integração em várias esferas, têm diversas implicações diretas e indiretas nas empresas.

Quando se fala em automóveis, costuma-se dizer que até antes da abertura do mercado por parte do governo, nossos carros eram quase como carroças. Exagero ou não, a verdade é que os importados nos abriram oportunidades que antes só eram possíveis a quem tivesse um padrão econômico mais elevado.

Naquela época, um carro quatro portas e com câmbio automático, encalhava na concessionária. Mas as coisas mudaram, e bastante.

E o mesmo começou a ocorrer com outras classes de produtos e até de serviços.

A Internet possibilitou que um consumidor aqui, ao menos imaginasse o que é ser um no Japão, na Alemanha ou na Austrália.

Se uma marca transnacional oferecesse em outro país algo diferente do que oferecia aqui, agora ela podia ser cobrada para entregar o mesmo.

Até então, o Marketing tinha no máximo que se preocupar com os concorrentes locais. Hoje, a depender do seu mercado, o seu concorrente pode estar do outro lado do mundo.

E se você acha que esse é um problema das grandes marcas, das grandes empresas e que seu pequeno negócio local não é afetado, pode estar completamente enganado.

Se antes no seu pequeno restaurante podia preparar um Spaguetti alla Carbonara com bacon e creme de leite, agora todo mundo até perdoa o bacon no lugar do guanciale, mas o creme de leite não, porque os milhares de vídeos que ensinam o preparo legítimo, fazem o consumidor ser mais exigente.

Ou seja, essa queda de fronteiras promovida pela globalização e que foi acelerada e acentuada pela Internet, promoveu várias mudanças:

  • Concorrência – como já mencionamos, seus concorrentes agora já não são apenas aqueles com os quais você por anos disputou clientes. Agora eles não precisam mais nem ter uma empresa formalmente constituída no mesmo país. Em alguns casos, nem são tradicionalmente considerados como, nos muitos exemplos em que a tecnologia assume o papel de concorrente;

  • Informação – o acesso à informação é amplo e imediato. Sabe-se o que se quiser sobre a empresa e seus concorrentes, bem como o que pensam os demais clientes da empresa, em serviços como o Reclame Aqui ou as avaliações do Google, ou nas próprias redes sociais das marcas;

  • Clientes – da mesma forma e por algumas razões em comum, que a sua concorrência já não é a mesma, seus clientes também não são. Seja porque agora eles têm muita informação, seja porque eles mudam rapidamente suas necessidades e desejos, seja porque talvez haja alguns novos com potencial de consumo, mas que a empresa não é suficientemente veloz em identificar;

  • Padrões – há maior padronização técnica da produção (para os bens de consumo) e da prestação de serviços, tanto pela acessibilidade garantida pelo comércio internacional, como pelas impressões que um influenciador manifesta ao experimentar um serviço, por exemplo. Padrões de como as coisas devem ser, agora são compartilháveis em escala global;

  • Comportamento – os aspectos comportamentais dos consumidores também são influenciados pelo contato com outras culturas, outros hábitos e estilos de vida de outros povos. Se na época áurea do cinema foi o “american way of life”, hoje pode conter elementos da Coreia do Sul, ou quem sabe do Japão;

  • Tecnologia – tanto a criação cada vez maior de novas tecnologias, como também a acessibilidade a elas. Um exemplo disso, é a transformação digital que promoveu alterações nos processos e nos resultados, mas também afetou a comercialização, a distribuição e as alternativas de atendimento. Aqueles que não conseguem acompanhar essa evolução, perdem terreno e vários até sucumbem;

  • Liderança – desenvolver liderança sobre pessoas por si só não é algo simples, mas diante de um cenário tão dinâmico como esse, acima de tudo, é também imperativo saber liderar para as mudanças que agora ocorrem com mais frequência e velocidade.

Conclusão

A globalização e a Internet, são responsáveis por promover importantes e rápidas mudanças nos padrões de consumo, que toda empresa precisa conhecer.

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