Como fazer uma transferência de domínio? Veja aqui!

Assim como uma loja física, o seu site também tem um endereço, e sem ele é impossível localizar o conteúdo e toda a oferta de valor que você disponibiliza na web. Dada essa importância, se desejar, por qualquer motivo, realizar a transferência de domínio para outro provedor, deverá fazê-lo com a máxima atenção.

Para pessoas que nunca lidaram com essa tarefa, isso pode parecer um pouco complicado no início. No entanto, essa percepção vai logo embora quando entendemos quais características considerar nesta avaliação. 

Esse é o nosso objetivo com este artigo, esclarecer as coisas para você. A seguir vamos te apresentar um verdadeiro guia sobre o que é, e como funciona todo o processo de mudança de endereços eletrônicos. Vamos lá?

O que é?

É simplesmente a transferência do local de registro atual do seu domínio para uma outra. Após a conclusão do processo de migração, a empresa contratada passa a intermediar a relação entre você e a entidade de registro.

Entre as atividades que ficaram sob a responsabilidade da nova intermediadora estão o aviso sobre vencimentos, a renovação após pagamento, e quaisquer alterações de DNS que forem necessárias. São muitos os motivos para uma transferência de domínio, principalmente se você registrou vários endereços para um mesmo site, deseja reduzir o custo ou se beneficiar das facilidades de uma nova administração. 

A utilização de diferentes apontamentos, como variações do mesmo nome, mas direcionadas a um único site, é uma estratégia realizada com o intuito de minimizar os possíveis erros de digitação e ajudar a audiência a encontrar seu material nos portais de busca.

Como não existe um preço fixo de renovação, é muito importante a procura pelas melhores ofertas do mercado. Contudo, claro, a capacidade de gestão, bem como os custos de atualização, também são fatores essenciais que devem ser levados em conta.

Uma estratégia de marketing utilizada por algumas empresas para atrair novos registros é a de trabalhar com preços diferenciados de assinatura, muito abaixo do convencional. Após o primeiro ano de uso retornam com um valor mais alto para as próximas renovações.

Por isso, ainda que você não realize a migração de endereço do seu site neste momento, é importante atentar para esse aspecto e comparar bem as opções disponíveis.

Quanto tempo demora?

O tempo para conclusão não costuma demorar. O mais comum é que ele dure menos de 24hs, mas podem haver casos em que a espera dura até 10 dias, dependendo do serviço contratado.

Na maioria dos casos de páginas de pequeno e médio porte, a transferência dura cerca de 1 até 3 horas, não influenciando diretamente na hospedagem, ou seja, ele permanece normalmente no ar.

Caso exista alguma dificuldade, o provedor deve oferecer recursos de suporte para prestar a assistência adequada aos clientes. A dinâmica também é diferente para os casos de registros nacionais e internacionais. A seguir vamos continuar a conhecer cada um deles.

Como transferir um domínio nacional?

Para transferir o seu domínio para a HostMídia, é necessário que antes o titular do endereço eletrônico siga o seguinte procedimento. Primeiro você deve “autorizar” esta migração através do site Registro.br que é a entidade responsável por efetuar as atividades de manutenção e registros de domínios nacionais.

Caso você ainda não tenha um login nesse site, você deve criar uma conta nele. Essa etapa é muito simples, apenas clique em “CRIAR CONTA” e siga as orientações de cadastro. 

Depois de cadastrado e logado portal Registro.br, você deve acessar a aba “Titularidade” e em seguida clicar no campo “Editar informações”. No final da página, no item Provedor de serviços, clique em “Selecionar outro provedor”, escolhendo a opção da HostMídia. Clique em “Salvar”, depois em “Concordo”, e pronto.

Depois que concluir esses simples procedimentos é só dar continuidade ao processo no site do provedor para o qual deseja transferir o seu endereço. Para transferir o seu domínio para a HostMídia, basta acessar o site e seguir para a página de transferência de domínios

Digite o seu endereço no formulário correspondente e em seguida clique em “Transferir”. Não deixe de responder a todas as informações solicitadas nas etapas posteriores para garantir a rapidez em todo o processo de mudança de provedor.

Como transferir um endereço internacional?

O primeiro passo é observar as extensões suportadas pela empresa para a qual deseja migrar. Na HostMídia existem centenas de extensões disponíveis, inclusive direcionadas a determinados segmentos, veja algumas das principais extensões que você encontrará por lá: .com, .net, .world, .global, .center, .group, .email, .work, .click, .online, .site, .website, .bar, .marketing, .store, entre outras.

Conheça o passo a passo.

  1. Primeiro é necessário que você desbloqueie o domínio no seu provedor atual, e depois copie o código de autorização.

  2. Em seguida acesse a página de transferência da HostMídia e preencha os campos do início, para realizar o pedido de transferência.

  3. Depois de efetuar o pagamento, valide a transferência por meio do seu e-mail administrativo.

  4. Sucesso! Agora resta esperar a confirmação da entidade internacional, que pode ocorrer em no máximo 10 dias.

É importante salientar que endereços recentes (menos de 60 dias) não podem ser transferidos. O procedimento também não é permitido para domínios expirados ou muito próximos a isso.

Sendo assim, recomendamos que o pedido seja feito 45 dias antes de seu vencimento. Não esqueça de verificar qual o seu e-mail administrativo, pois é para ele que serão enviadas as autorizações do pedido.

Existe algum custo?

Sim, você pode consultar as taxas de acordo com o tipo de extensão descrita na tabela de valores em uma página exclusiva para isso na HostMídia. Apenas reforçando, a renovação será feita automaticamente, assim que realizar o pedido e efetuar o pagamnto, feito isso, só precisará pagar novamente no próximo ano.

A HostMídia é uma das principais provedoras de servidores e pioneira em revenda de hospedagem de sites no Brasil. Com toda a certeza é a melhor solução para a transferência do seu domínio. 

Até aqui você deve ter notado que o processo é muito mais simples do que aparenta, por isso recomendamos que você acesse a página de transferência de domínios da HostMídia e siga o passo a passo descrito. Qualquer dúvida não deixe de entrar em contato conosco.