Como analisar performance do meu site? Confira!

A atividade de analisar performance do site é essencial para as estratégias de Marketing Digital e Marketing de Conteúdo. Independentemente do objetivo para o qual o seu negócio utiliza a Internet, seja para apresentação de conteúdo de atração ou para realizar vendas, em todos os casos, é apenas com a mensuração de desempenho que é possível determinar a eficácia das estratégias adotadas.

A análise de desempenho realizada por um administrador ou um web designer, é de fundamental importância, pois é ela que permite que esses atores julguem os resultados de suas ações e os relacionem diretamente com os resultados de um negócio.

Com o objetivo de realizar comparações entre o que foi planejado e o que foi realizado, diversos indicadores podem ser tomados como referência, como a posição alcançada nos portais de buscas, a visibilidade orgânica em relação à paga em um determinado período, a taxa de conversão de visitantes em oportunidades de negócios (leads), e a conversão desses últimos em vendas efetivas.

Uma das maiores vantagens do Marketing digital está justamente na sua capacidade de mensuração. No mundo digital, tudo pode ser medido. Portanto, cabe a cada administrador definir quais são os seus indicadores chave de sucesso, que sejam relevantes ao seu negócio e nicho de mercado. As referências obtidas através desses indicadores, servirão como base para a tomada de decisões futuras.

Agora que vimos a importância de se analisar a performance do site da sua empresa ou do seu negócio, vamos conversar um pouco sobre as diferentes ferramentas disponíveis para que você possa obter e acompanhar os seus números mais importantes.

Apesar de muito famoso, o Google Analytics não é a única ferramenta que você dispõe para obter esses insights tão relevantes. A seguir, listamos 5 ferramentas que vão contribuir em muito para a análise do desempenho do seu site e, consequentemente, a avaliação do sucesso ou fracasso de suas estratégias.

Gtmetrix

Gtmetrix é uma ferramenta muito avançada, que permite obter resultados relevantes sobre a experiência dos usuários do seu site. Um recurso muito importante do Gtmetrix é o monitoramento de URL. Com ele, é possível que você acompanhe o desempenho do site ao longo do tempo e consiga visualizar as alterações no momento em que elas ocorrerem.

O recurso de monitoramento de URL pode ser combinado com alertas monitorados. Dessa maneira, é possível saber imediatamente quando seu site está apresentando um desempenho ruim, e assim tomar medidas rapidamente para mudar o desempenho.

Google Analytics

Sem dúvidas, essa é a ferramenta mais utilizada e difundida em todo o mundo. O seu uso é quase obrigatório nas estratégias de Marketing digital. O Google Analytics possui uma gama enorme de funções e fornece muitas informações relevantes para um negócio.

Com ele, é possível levantar dados demográficos e psicográficos sobre o púbico que navega em seu site. Também é possível descobrir qual é a origem do tráfego por meio do qual flui o contingente de visitas do seu site.

Outra característica que torna o Google Analytics fundamental, é a sua capacidade de revelar certos padrões de comportamento das visitas que o seu site recebe, como por exemplo, quais páginas e conteúdos foram mais vistos, além do tempo de permanência em cada uma delas.

Essas informações são essenciais para analisar performance do site e para utilização em estratégias que visam alavancar as vendas ou os contatos recebidos pela sua empresa.

Search Console

Essa é outra ferramenta disponibilizada pelo Google de forma gratuita. O seu objetivo é monitorar a presença do seu site nos resultados dos portais de buscas. Com essa ferramenta, é possível que você monitore o quão rastreável é o seu site.

Essa informação é primordial, pois fornece subsídios para resolver possíveis erros de rastreamento que dificultam que o seu site seja encontrado pelas pesquisas realizadas por seu público-alvo.

Search Console também permite que você descubra como os motores de busca do Google leem suas páginas, e o que as pessoas pesquisam que as fazem chegar até o seu site. É possível realizar estudos de palavras-chave relacionadas ao seu conteúdo, bem como restringir problemas de segurança.

SEMrush

A principal vantagem do SEMrush é sua capacidade de espionar a concorrência. Específico para o estudo de SEO, ele permite que sejam analisados não apenas o domínio sbb sua titularidade, mas também o domínio de qualquer outro site da Internet.

Apesar de gratuito, há restrições quanto ao seu uso diário, mas que podem ser eliminadas com a compra de funcionalidades extras.

Informações facilmente coletadas por meio da plataforma são: o custo-por-clique (CPC), volume de buscas, a quantidade de palavras-chave por posição, backlinks, apontamento de concorrentes e anúncios Adwords direcionados a um mesmo domínio.

WooRank

Ao contrário das outras, esta é uma ferramenta que não é disponibilizada diretamente pelo Google. O WooRank é muito utilizado para se obter um panorama sobre quais os principais elementos que influenciam no ranqueamento dos sites.

Além disso, o portal de análise de desempenho tem uma extensão para navegadores Chrome, que verifica quais os principais elementos SEO (Search Engine Optimization) de um site e os classificam com uma pontuação geral.

A partir de todas as informações disponibilizadas pelo WooRank permitem a realização de ajustes e melhorias que podem alavancar o posicionamento do seu site nos resultados das pesquisas do Google.

Além das ferramentas que citamos ao longo do texto (SEMrushWooRankSearch ConsoleGoogle Analytics,Gtmetrix) existem muitas outras opções tanto gratuitas quanto pagas, que podem ser utilizadas para avaliar o desempenho do seu site, como o Pingdom Tools.

Ainda podemos destacar o portal WebPagetest, que testa o carregamento e a performance de sites e blogs em diversos navegadores e o YSlow, que também disponibiliza com muita eficiência os dados de carregamento e desempenho de um site.

O mercado de análise de dados, é um setor pujante, onde a todo momento surgem novas ferramentas, técnicas e novos modelos de operação. Enfim, se você chegou até aqui, já deve estar consciente da importância de lançar mão de recursos de análise de desempenho.  

Independentemente das ferramentas que utilizará para executar essa ação, o importante é que tenha bem claro quais são as principais métricas que afetam o seu site e seu negócio, e estabeleça estratégias de monitoramento e mensuração constantes.

Se o seu objetivo é ter uma presença digital relevante, que faça diferença nos resultados do seu negócio, é primordial se manter atualizado ou bem assessorado. E você pode contar com o nosso auxílio para esse objetivo. Entre em contato conosco agora mesmo, será um prazer atendê-lo!

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