4 dicas infalíveis para aumentar a visibilidade da sua marca

Há alguns termos e conceitos que costumam ser usados de maneira incorreta. Não estamos falando da sua semântica e o apropriado uso gramatical, mas de seu emprego, compreensão e abrangência em determinadas situações. Um exemplo clássico e que está relacionado ao Marketing, é a visibilidade.

Sempre foi uma das metas de muitas marcas, alcançar visibilidade, mas de fato todos compreendem o que é visibilidade? E uma vez que se tenha a noção de seu significado e o que isso pode trazer como benefício para as empresas, você sabe o que fazer para aumentar a sua?

O que é visibilidade?

Você pode acessar o dicionário e vai certamente encontrar sinônimos e explicações sobre o que é visibilidade, mas o que nos interessa aqui, não é a compreensão linguística do que é, mas a situação vinculada ao vocábulo, quando ele é usado em Marketing.

Imaginemos um estádio de futebol. Quando você olha para a arquibancada, vê milhares de pessoas e pelo que se entende da definição formal de dicionário, todos eles – ou a grande maioria – têm visibilidade para você, porque estão visíveis aos seus olhos. Mas se você quiser achar alguém em meio a essa multidão? Difícil? Quase impossível? Por que?

A resposta é simples! Porque todos parecem-se iguais. Todos usam camisas parecidas, nas mesmas cores. Há uns poucos detalhes que criam uma ligeira diferenciação de uns em relação aos outros, mas de modo geral o que se vê, é uniformidade. Mas suponha a improvável ou impossível situação de haver um torcedor com uma camisa verde, em meio a um mar de branco e preto! O que acontece? Automaticamente ele se destaca do todo e passa a ser MAIS visível que os demais, correto?

Pois é esse o ponto em que a visibilidade atinge o patamar que buscamos: DESTAQUE!

Em outras palavras, ser visto não basta. Assim como você, muitos concorrentes também são. Por isso, visibilidade é ser visto e ser diferenciado em relação ao todo. Conseguir destaque, diferenciação, evidência!

Agora que você já sabe o conceito de visibilidade que nos interessa, vamos às 4 dica infalíveis para dar mais visibilidade à sua marca, produto, serviço, ...

1. Conheça muito bem o seu cliente

O primeiro passo rumo aos holofotes, é conhecer o seu cliente. Mais especificamente saber DELE, o que lhe atrai, o que ele precisa, o que ele espera, o que ele deseja.

Uma vitrine linda, imensa, repleta de luzes e tudo o mais que você imaginar para chamar a atenção das pessoas, pode até despertar alguma curiosidade inicial, mas se o alvo do que é mostrado não é objeto de desejo, o cliente não precisa daquilo, não é atraído por aquilo, não cumprirá seu propósito. A visibilidade será como um flash, ou seja, momentânea e efêmera.

E aqui você aprende que visibilidade depende também de constância. De nada adianta uma intensa exposição momentânea. Ela deve durar ao longo do tempo e se possível, aumentar com o passar dele.

Portanto, em primeiro lugar, dê a ele o que ele quer, com base no que ouviu dele. Trabalhe muito bem suas preferências, visto que as pessoas e até mesmo as organizações, têm escalas decrescentes do que mais gostam / desejam, para o que menos gostam / desejam.

Mais que isso, saiba onde ele está, afinal você não vai querer falar do seu time, na sede da torcida rival, não é mesmo?!

E como se conhece o cliente? Fazendo pesquisas qualitativas e quantitativas, criando uma série de canais de comunicação – no seu site, no seu blog, no fórum, na loja virtual – pelos quais ele deve sentir-se a vontade em participar e por meio dos quais você consiga colher, armazenar e organizar o feedback fornecido e, hoje mais do que nunca, participando das redes sociais.

Resumindo, dê tantas condições quanto forem possíveis ao seu cliente, em que ele possa falar de si próprio e estimule-o para que o faça e assim quanto mais conhecer seu cliente, melhor poderá direcionar as ações de Marketing objetivando que ele perceba como a marca, a empresa, o produto ou serviço, são capazes de atendê-lo da melhor forma possível

2. Conte com o suporte da tecnologia

As informações que forem coletadas na dica anterior, precisam ser organizadas de forma a se ter panoramas completos e claros de como pensa e comporta-se seu cliente. Para isso, utilize um CRM (Customer Relationship Management), que pode ser até gratuito e open source, como algumas boas alternativas existentes.

Conhecimento também é alicerce para outros tipos de ações como o envio de newsletter, o qual pode ser modelado de uma forma muito mais precisa, bem como criar campanhas de e-mail Marketing focadas em diferentes grupos de clientes.

Use CMSs para criar hotsites, blogs, landing pages, enfim topo tipo de site que for necessário para efetuar uma comunicação mais certeira de acordo com as expectativas que seu cliente tem a seu respeito.

3. Realize o Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo é vital no processo de construção de estratégias que visam criar relacionamento, comunicação e engajamento com e para o seu cliente.

É através de conteúdo personalizado para seu blog, formatos e tipos de conteúdo diversificado para hotsites, direcionamento de conteúdo para campanhas segmentadas de e-mail Marketing, que você conseguirá falar o que o cliente espera ouvir de você. Mais que isso, a produção e manutenção de conteúdo relevante, fará com que o cliente espontaneamente retorne, mantendo a visibilidade sempre em alta.

4. Invista no Marketing Digital

E por fim, mas não menos importante, fazer Marketing em sua expressão mais atual, ou seja, usando os meios digitais.

O Marketing Digital pode ajudá-lo a buscar a almejada visibilidade, principalmente agora que você já conhece suficientemente bem seu cliente e já conta com um amplo arsenal de palavras-chaves associadas a todo o conteúdo que você vem produzindo, investir em links patrocinados produz melhores resultados.

Construa junto com sua estratégia de Marketing de Conteúdo, um trabalho sólido e permanente de SEO, para fazer com que toda a presença digital que você está construindo, seja aparente para quem buscar assuntos relacionados nos mecanismos de buscamos

Comunique-se e mostre-se participativo nas redes sociais. Nunca como agora, as empresas puderam manter um contato tão estreito, dinâmico e enriquecedor, quando as redes sociais oferecem um ambiente propício para um relacionamento mais informal e por isso mesmo, mais despojado de paradigmas, convenções e rigor. Aproveite-se da flexibilidade e riqueza informações que cada rede social pode prover, para aproximar-se do seu cliente e consequentemente, ter destaque e ser visto!

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